🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP, já passou pelo portal DCI e setor de análise política da XP Investimentos.
CHEGARAM AO TOPO

De estagiário a CEO: Conheça a trajetória de cinco brasileiros que seguiram carreira em uma única empresa

Além de iniciarem a vida profissional como estagiários, os CEOs têm algo em comum: uma trajetória marcada por passagens em diferentes áreas da companhia — e muita resiliência

Liliane de Lima
2 de agosto de 2022
15:40 - atualizado às 16:20
Octavio de Lazari, presidente do Bradesco
Octavio de Lazari Junior - Imagem: Divulgação/Bradesco

Entrar como estagiário e chegar ao nível mais alto de uma companhia parece impossível, ainda mais quando falamos em construir a carreira em uma única empresa. Mas não é. 

No Brasil, temos vários exemplos de pessoas que decidiram subir os degraus da carreira num mesmo grupo, ao longo de décadas, independentemente da área de atuação. 

Além de iniciarem a vida profissional como estagiários, todos eles têm algo em comum: uma trajetória marcada por passagens em diferentes áreas da companhia — e muita resiliência. 

Confira a seguir a trajetória de cinco brasileiros que chegaram ao cargo mais desejado do mundo, o de CEO

Cristiano Pinto da Costa, CEO da Shell Brasil

cristiano shell
Cristiano Pinto da Costa, CEO da Shell Brasil

As histórias de Cristiano e da Shell se cruzaram em 1996, quando o então estudante de engenharia química entrou na empresa como estagiário. 

Ele formou-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ) e fez um MBA pela Cranfield School of Management, no Reino Unido, e seguiu carreira internacional na petroquímica britânica. 

Leia Também

Durante o período de 18 anos, Costa ocupou diversas posições nas linhas de Downstream, Gás Integrado, Aquisições e Desinvestimentos, Trading e Upstream nos Estados Unidos. 

Em 2018, ele retornou ao Brasil e assumiu o cargo de diretor de Produção, gerenciando os ativos do Pré-Sal. 

Três anos depois, Costa chegou à vice-presidência da Shell. 

Por fim, ele conquistou o cargo mais alto e desejado de qualquer companhia: a presidência. Desde a última segunda-feira (1º), o ex-estagiário ocupa a cadeira de CEO e continua à frente da liderança direta do negócio de Exploração e Produção no País. 

Ele substitui André Araújo, que se aposentou depois de 12 anos no cargo. 

Octavio de Lazari Junior, CEO do Bradesco

Octavio de Lazari, presidente do Bradesco
Octavio de Lazari, presidente do Bradesco

No banco Bradesco existe uma tradição: para se chegar à presidência, antes é necessário passar por todos os escalões da hierarquia. Com Octavio de Lazari não foi diferente. 

Lazari começou como contínuo da agência, aos 15 anos de idade, o que correspondia ao cargo de estagiário na época que ingressou na instituição. 

Seguindo carreira do tradicional banco brasileiro, ele graduou-se em ciências econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco, além de ter especializações na áreas

Durante sua trajetória de quatro décadas, ele passou por, praticamente, todas as áreas do banco; ou seja, atuou nos setores de crédito, consórcios, produtos e serviços financeiros, financiamento, varejo e alta renda. 

Até que, em 2012, Lazari chegou à diretoria executiva da companhia e, cinco anos depois, assumiu a presidência do Grupo Bradesco Seguros, um dos braços da instituição financeira, mas ainda não havia chegado ao topo. 

Contudo, em 2018, uma mudança hierárquica foi mais que necessária. O presidente do Conselho de Administração, Lázaro de Mello Brandão, renunciou ao cargo e sua cadeira precisava ser ocupada. 

Tradicionalmente, quando isso acontece o então CEO da companhia se torna o presidente do Conselho, melhor conhecido como chairman. Na época, Luiz Carlos Trabuco era o executivo que estava na linha de sucessão, mas para isso havia de se escolher um novo CEO. 

Tanto Brandão quanto Trabuco também caminharam a longa trajetória profissional no Bradesco. 

A vaga de CEO estava aberta e havia sete candidatos: os presidentes de tesouraria e crédito, de risco e relações com investidores, de tecnologia, de cartões e banco de investimentos, de recursos humanos, da rede de atendimento e Prime e da Bradesco Seguros. 

Ou seja, Lazari tinha uma concorrência e tanto. Ele foi o escolhido de Trabuco para assumir a cadeira do mais alto escalão da companhia, em março de 2018, e segue no cargo desde então. 

Hoje, Lazari é um dos CEOs mais bem pagos do Brasil, com uma remuneração anual de R$ 29,3 milhões 

Juliana Azevedo, CEO da P&G

juliana azevedo, presidente do P&G
Juliana Azevedo, atual presidente da P&G na América Latina

A história de Juliana Azevedo é um exemplo quando falamos de quebra de paradigmas. Ele foi a primeira mulher a ocupar o cargo de CEO da P&G no Brasil e também a primeira a assumir a presidência da empresa na América Latina. 

A trajetória de Azevedo começou em 1996, aos 20 anos de idade. Ela era estudante de engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), quando ingressou como estagiária na área de cuidados femininos da gigante norte-americana. Na época, ela também cursava direito na PUC-SP. 

Juliana permaneceu na P&G e passou pelas áreas de marketing, vendas, planejamento estratégico e gestão, durante a longa trajetória de quase três décadas na companhia, e assumiu a liderança de vários cargos regionais e globais. 

Entre os principais feitos dela estão o lançamento de diversas marcas e produtos no país e no exterior, com destaque para a Pantene. Além disso, ela liderou transações de M&A — aquisições de empresas — no Brasil e para a América Latina, como no caso das marcas Gilette, Wella e Coty. 

Em 2018, Juliana Azevedo assumiu o cargo de CEO da P&G no Brasil e permaneceu no posto por quatro anos. No ano passado, ela foi reconhecida na lista de melhores CEO do país. 

Por fim, em maio deste ano, a CEO da companhia no Brasil assumiu a presidência na América Latina, após a aposentadoria de Juan Fernando Posada, que atuou na empresa por 33 anos. 

A carreira de Juliana, no entanto, não se restringe somente à gigante P&G. Ela é presidente dos Conselhos da Unicef Brasil e da United Way Brasil. A executiva também é professora convidada da IESE Business School e da FGV. 

Veja também - SEMANA DE 4 DIAS: A moda pega? I 'QUERO FAZER HOME OFFICE E MEU CHEFE NÃO DEIXA': O que fazer?

Rodrigo Galvão, Oracle

rodrigo galvão, ceo da oracle brasil
Rodrigo Galvão, atual vice-presidente sênior da Oracle na América Latina

Ingressar em uma das empresas de tecnologia mais importantes do mundo é o sonho de muitos estudantes, além da concorrência considerável de talentos. 

Mas Rodrigo Galvão conseguiu — e construiu carreira. Enquanto ainda estudava Administração na PUC-SP, ele ingressou como estagiário na área de contratos da Oracle Brasil, aos 19 anos de idade. 

Após um ano de aprendizagem, Galvão foi efetivado na área e passou a atuar como analista financeiro, onde permaneceu por dois anos e recebeu uma nova promoção: a de gerente da área. Na época, com 23 anos. 

Desde então, ele foi galgando degraus na companhia, chegando à diretoria da gigante de tecnologia em 2012. Em paralelo, Galvão se especializou em atendimento à área de telecomunicações e mídia. 

Cinco anos depois e com 15 anos de carreira na Oracle, Galvão chegou ao cargo de CEO, quando Luiz Meisler, vice-presidente da companhia na América Latina, o convidou para assumir a presidência no Brasil. 

Mas, Galvão não parou por aí. No ano passado, ele tornou-se o braço direito de Luiz Meisler, sendo o vice-presidente sênior de tecnologia da Oracle na América Latina. 

Sandro Gamba, CEO da Gafisa

sando gamba, ceo da gafisa
Sandro Gamba, ex-CEO da Gafisa e atual executivo de Negócios Imobiliários do Santander

Assim como os demais, Sandro Gamba dedicou décadas à Gafisa, uma das empresas mais importantes no setor imobiliário brasileiro. 

Ele ingressou na construtora como estagiário de obras, em 1995, durante a graduação de Engenharia Civil no Mackenzie. 

Por quase 10 anos, Gamba atuou na parte técnica da Gafisa, mas não deixou escapar a oportunidade de transitar e se desenvolver em outras áreas da companhia. Ele foi convidado para atuar na área comercial e assumiu a diretoria, em 2002, de prospecção e de incorporação. 

Depois disso, ele passou por outros setores: foi diretor de vendas e marketing, financeiro e de relações com investidores. 

Em 2014, ele foi nomeado CEO da Gafisa e ficou na presidência por quatro anos. Além disso, o executivo também foi presidente do Conselho de Administração da Tenda S.A — durante o período em que a construtora fez parte da Gafisa (2010-2017).

Por fim, Gamba ficou por 24 anos na construtora. Mas, em 2020, decidiu atuar no mesmo setor, mas dentro do mercado financeiro. Atualmente, ele é Executivo de Negócios Imobiliários no Santander Brasil. 

*Com informações de Estadão Conteúdo 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Você precisa fazer alguma coisa? Ibovespa acumula queda de 1,5% em novembro enquanto mercado aguarda números da inflação nos EUA

13 de novembro de 2024 - 8:09

Enquanto Ibovespa tenta sair do vermelho, Banco Central programa leilão de linha para segurar a alta do dólar

DINHEIRO EXTRA

Bradespar (BRAP4) aprova pagamento de R$ 342 milhões em proventos; saiba como receber

12 de novembro de 2024 - 18:55

Terão direito aos proventos os acionistas que estiverem registrados na companhia até o final do dia 12 de novembro de 2024

BATALHA VERDE

Justiça da Holanda reverte decisão climática histórica em favor da Shell

12 de novembro de 2024 - 12:57

A decisão desta terça-feira (12) permite que a Shell não tenha mais uma meta de redução de emissão de gases de efeito estufa até 2030

PRIMEIRO EMPREGO

XP, Serasa Experian e Vibra estão com vagas abertas para estágio e trainee; confira essas e outras oportunidades com bolsa-auxílio de até R$ 7,6 mil

11 de novembro de 2024 - 9:38

Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar a partir do primeiro semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano

conteúdo BTG Pactual

Adeus, Porto Seguro (PSSA3), olá Lojas Renner (LREN3) e Vivara (VIVA3): em novembro, o BTG Pactual decidiu ‘mergulhar’ no varejo de moda; entenda o motivo

9 de novembro de 2024 - 12:00

Na carteira de 10 ações para novembro, o BTG decidiu aumentar a exposição em ações do setor de varejo de moda com múltiplos atraentes e potencial de valorização interessante

SD Select

Melhor que Magazine Luiza (MGLU3)? Apesar do resultado forte no 3T24, Empiricus prefere ação de varejista barata e com potencial de valorizar até 87,5%

8 de novembro de 2024 - 17:00

Na última quinta-feira (8), após o fechamento do pregão, foi a vez do Magazine Luiza (MGLU3) divulgar seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2024, que agradaram o mercado, com números bem acima das expectativas. Entre julho e setembro deste ano, o Magalu registrou um lucro líquido de R$ 102,4 milhões, revertendo o prejuízo de […]

EMPREGO NO EXTERIOR

Quer trabalhar nos EUA? Veja como correr atrás do visto antes do retorno de Trump à Casa Branca

6 de novembro de 2024 - 17:19

Com um novo governo do republicano, os profissionais que desejam trabalhar nos Estados Unidos podem enfrentar dificuldades a partir de 2025

RECRUTADOR VIRTUAL

Seu próximo recrutador pode ser uma IA: inteligência artificial interativa em entrevistas de emprego já é uma realidade e caminha para se tornar uma norma

6 de novembro de 2024 - 10:23

Grandes empresas já utilizam a tecnologia para agendar e realizar entrevistas, mas experiência pode se tornar impessoal e enviesada para candidatos.

MERCADO DE TRABALHO

Quais serão os cargos mais bem pagos do mercado financeiro em 2025? Guia salarial mostra as carreiras mais promissoras em finanças; veja

5 de novembro de 2024 - 19:21

Relatório da Robert Half mostra tendências do mercado de trabalho para o próximo ano; inteligência artificial ganha protagonismo

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Uma mãe à procura de filhos qualificados — como a escassez de financistas afeta o mercado

4 de novembro de 2024 - 20:01

Semana após semana, ouço reclamações de empresários e RHs do setor financeiro de que está difícil contratar

PRIMEIRO EMPREGO

XP, Desktop e C6 Bank estão com vagas abertas para estágio e trainee; confira essas e outras oportunidades com bolsa-auxílio de até R$ 7,6 mil

4 de novembro de 2024 - 11:58

Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar a partir do primeiro semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano

SD Select

Nem Bradesco (BBDC4), nem Santander (SANB11): 3T24 deve ‘consagrar mais uma vez’ outro ‘bancão’ da bolsa, avalia analista

1 de novembro de 2024 - 15:00

Ações dos bancos Bradesco e Santander responderam com queda aos resultados referentes ao 3T24 – entenda o que desagradou

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O payroll vai dar trabalho? Wall Street amanhece em leve alta e Ibovespa busca recuperação com investidores à espera de anúncio de corte de gastos

1 de novembro de 2024 - 8:13

Relatório mensal sobre o mercado de trabalho nos EUA indicará rumo dos negócios às vésperas das eleições presidenciais norte-americanas

DINHEIRO NO BOLSO

Dividendos e JCP: Bradespar (BRAP4) avalia pagar R$ 342 milhões em proventos; veja quanto cada acionista pode receber

31 de outubro de 2024 - 20:05

O provento foi proposto pela diretoria da Bradespar e agora será submetido à aprovação do conselho de administração em novembro

DE OLHO NOS EMERGENTES

Acima do Prime: focado na alta renda, Bradesco lança Principal, novo segmento para clientes ‘mais que premium’

31 de outubro de 2024 - 16:13

Nova faixa atenderá clientes do Bradesco com investimentos a partir de R$ 300 mil e renda superior a R$ 25 mil

NO CAMINHO DO BEM

Medo da bomba fiscal? CEO do Bradesco (BBDC4) aponta dado que traz segurança para o banco após balanço sólido

31 de outubro de 2024 - 12:36

As falas do executivo foram feitas durante um encontro com jornalistas para comentar os resultados do banco

TEMPORADA DE RESULTADOS

Lucro do Bradesco (BBDC4) cresce 13% e atinge os R$ 5,2 bilhões no 3T24; rentabilidade volta a subir, mas despesas também aumentam

31 de outubro de 2024 - 7:24

As despesas operacionais do Bradesco subiram 9,9% em 12 meses, para R$ 15,1 bilhões, enquanto a receita com prestação de serviços somaram R$ 9,9 bilhões

VANTAGENS PREMIUM

Acima do black: Conheça os melhores benefícios que os bancos oferecem no cartão de crédito – incluindo jatinho, hotéis de luxo e assistente pessoal

30 de outubro de 2024 - 6:12

Mirando o público de altíssima renda, bancos investem em cartões com mais vantagens ‘fora do comum’ e atendimento cada vez mais personalizado; anuidades podem chegar a R$ 25 mil

ÚLTIMA CHAMADA

Inscrições para os concursos públicos dos Correios terminam nesta segunda-feira (28), mas ainda dá tempo de participar

28 de outubro de 2024 - 12:56

Além de realizar as inscrições até o fim do dia, os candidatos devem pagar taxa de participação até esta terça-feira (29)

PRIMEIRO EMPREGO

Inscrições para o programa da Gerdau acabam hoje (28); confira essa e outras vagas para estágio e trainee com bolsa-auxílio de até R$ 8,5 mil

28 de outubro de 2024 - 11:21

Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar a partir do primeiro semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar