🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Flavia Alemi
Flavia Alemi
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA. Trabalhou na Agência Estado/Broadcast e na S&P Global Platts.
Troca de maquininhas

Small caps: Cielo (CIEL3) toma lugar da GetNet (GETT11) nas recomendações do BTG. Veja a carteira para abril

Reajuste de taxas de antecipação de recebíveis é uma boa notícia para a recuperação da margem de lucro da Cielo

Maquininha da Cielo (CIEL3)
Maquininha da Cielo - Imagem: Shutterstock

O BTG Pactual decidiu trocar uma maquininha por outra na sua carteira recomendada de small caps de abril. A entrada da Cielo (CIEL3) no lugar da GetNet (GETT11) foi motivada por um fator comum a ambas: o aumento das taxas de antecipação de recebíveis. De acordo com o BTG, o reajuste é uma boa notícia para a recuperação da margem de lucro da Cielo.

As taxas de antecipação de recebíveis são a principal fonte de receita das empresas de maquininhas. Funciona da seguinte forma: imagine que você tem um comércio no qual é possível fazer compras parceladas. Isso significa que você só vai receber o valor das compras mês a mês. Mas se você está precisando de dinheiro em caixa agora, é possível antecipar o valor que foi vendido parcelado. E, para isso, há uma taxa.

Há alguns anos, quando a competição nesse mercado começou a se acirrar, as empresas chegaram a oferecer taxa zero para antecipação de recebíveis, com o objetivo de captar clientes. Ou seja, as maquininhas queimaram margem de lucro para crescer a base de clientes.

Mas agora a conta chegou e há um movimento setorial de aumentar essas taxas.

De acordo com o BTG, esse aumento pode desencadear um "momentum" melhor para empresas que já caíram bastante, como a Cielo. "Momentum" é um termo da análise técnica que reflete o resultado da diferença entre o preço de fechamento da ação no passado e o valor presente, num período definido pelo analista.

Veja a carteira de Small Caps do BTG Pactual para abril:

EmpresaTicker
São MartinhoSMTO3
VamosVAMO3
CBACBAV3
3R PetroleumRRRP3
CieloCIEL3
LocawebLWSA3
IguatemiIGTI11
OrizonORVR3
DesktopDESK3
ClearsaleCLSA
Fonte: BTG Pactual

Itaú BBA de olho em Cielo, Stone e PagSeguro

Além do BTG, o Itaú BBA também vê com bons olhos o impacto do aumento das taxas no lucro da Stone, PagSeguro e Cielo já no balanço do primeiro trimestre de 2022.

"Entretanto, o foco estará em quem terá menor perda de clientes e quem será mais beneficiado com as melhorias no percentual de comissão nos próximos trimestres", afirmou o Itaú BBA em relatório.

De acordo com o banco, o setor de meios de pagamento pode estar construindo as bases para uma recuperação massiva dos lucros em 2023.

Leia também:

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar