🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Super trunfo na Economia? Marcos Lisboa é a carta namanga de Lula e do PT para conseguir o apoio da Faria Lima e de empresários

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
6 de setembro de 2022
6:39 - atualizado às 20:23
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: Enquanto o ministro Paulo Guedes tem angariado votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL), petistas graúdos começaram a espalhar a notícia sobre o preferido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Ministério da Economia. Entenda essa história.

Campanha do PT cobra presença de Lula em propaganda de candidatos a governo

A coordenação da campanha do candidato à presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, cobra que candidatos ao governo no Acre, no Pará, no Espírito Santo e em Rondônia mostrem o ex-presidente e o vice Geraldo Alckmin (PSB) nos horários eleitorais e em materiais de propaganda.

Aliados querem “unificar a campanha” nessa reta final.

“O problema que nós identificamos nesses Estados é que não tem no programa de TV a presença do Lula e do Alckmin. Têm Estados que os deputados estão fazendo campanha sozinhos”, afirmou o deputado federal José Guimarães (PT-CE). (Estadão Conteúdo)

Pesquisa Ipec em SP: Haddad lidera com 36% e Tarcísio tem 21%

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), lidera a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes com 36% das intenções de voto, segundo a pesquisa Ipec contratada pela TV Globo divulgada nesta terça-feira (06).

Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 21%, e o governador Rodrigo Garcia (PSDB), que tenta a reeleição, aparece com 14%.

Na comparação com o último levantamento, divulgado no dia 30, os três subiram quatro pontos: Haddad tinha 32%, Tarcísio tinha 17% e Garcia, 10%.

De acordo com o levantamento, brancos e nulos somam 10%, e 12% não souberam responder.

Em eventual segundo turno, Haddad venceria Tarcísio com 43% contra 32%. O petista também ficaria à frente de Garcia, com 42% contra 31%. Em um cenário com Tarcísio e Garcia, o governador teria 32% e o ex-ministro, 31%.

Bolsonaro sobre Moro: “Tinha tudo para ser meu vice”

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), comentou sobre as pretensões políticas do ex-ministro e candidato ao Senado pelo Paraná e a proximidade de Moro com o ex-governador de São Paulo João Doria, seu desafeto, durante entrevista à Jovem Pan. 

“Sérgio Moro tinha tudo para ser um excelente político, trazia uma bagagem muito grande lá atrás da Lava Jato, tinha tudo, talvez para ser meu vice, em 2026 candidato a presidente. Algo subiu à cabeça dele”, afirmou Bolsonaro.

Super trunfo na Economia? Marcos Lisboa é a carta manga de Lula e do PT para conseguir o apoio da Faria Lima e de empresários

O PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm uma carta na manga para conseguir o apoio da Faria Lima e de empresários nas eleições de outubro: Marcos Lisboa. 

O atual diretor-presidente do Insper começa a circular como o nome petista para a Economia no caso de Lula vencer a corrida ao Palácio do Planalto. 

Lisboa, além de economista, já foi secretário de política econômica do Ministério da Fazenda no governo de Lula (2003 a 2005).

O problema é que, enquanto o ministro Paulo Guedes tem angariado votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL), poucos na Faria Lima sabem da opção de Lisboa como o nome do PT para a Economia. 

Atentos a isso, petistas graúdos começaram a espalhar a notícia sobre o preferido de Lula para o ministério.

Ciro Gomes fala em gerar 5 milhões de empregos em dois anos

O candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes, afirmou nesta terça-feira (06), durante agenda em São Paulo, que, se eleito, seria capaz de criar 5 milhões de empregos nos dois primeiros anos do seu mandato. 

Para realizar a promessa, Ciro propôs usar renúncias fiscais autorizadas pelo governo federal.

“[Existe] uma série de 14 mil obras paradas. E o dinheiro vem de um corte de 20% das renúncias fiscais que hoje são R$ 350 bilhões. Com 20% de corte eu arrumo R$ 70 bilhões por ano, isso é o suficiente para honrar 5 milhões de empregos em dois anos”, afirmou.

Ciro repetiu a proposta de criação, com parte de reservas cambiais, de uma linha de crédito operada diretamente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para auxiliar empresas em situação de inadimplência. (Estadão Conteúdo)

Paz e amor com os dias contados? Campanha de Bolsonaro na TV provoca racha na campanha

A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) vive um racha a menos de um mês para o primeiro turno das eleições. O motivo: as propagandas na televisão. 

De um lado, a ala ideológica tem criticado o tom “paz e amor” de Bolsonaro e defendido que ele adote uma versão mais “combativa” no horário eleitoral, inclusive com ataques diretos ao seu principal rival e líder nas pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Do outro lado, o marqueteiro do PL, Duda Lima, e parte da ala política defendem que a propaganda na TV precisa ser mais propositiva e que a artilharia contra Lula e o PT deve ficar restrita às redes sociais, comandadas por Carlos Bolsonaro.

*As informações são do jornal O Globo

Proíbido? PT quer impedir slogan “Juiz Moro” em campanha do ex-ministro; sabe por quê

No que depender do PT e dos partidos de oposição à candidatura de Sergio Moro (União Brasil) ao Senado, o slogan “Juiz Moro” não poderá ser usado pelo ex-ministro em sua campanha eleitoral. 

Isso porque essas legendas se preparam para entrar com uma ação contra a propaganda de Moro na justiça. 

De acordo com o advogado Luiz Eduardo Peccinin, que representa a Federação Brasil da Esperança, integrada por PT, PV e PC do B, Moro não é mais magistrado, e por isso estaria “confundindo o eleitor ao misturar sua candidatura com o próprio Judiciário”. 

*Com informações da Folha de S. Paulo

Questionado sobre compras de imóveis, Bolsonaro responde a jornalista: “você é casada com uma pessoa que vota em mim”

A participação do presidente Jair Bolsonaro (PL) na sabatina promovida pela Jovem Pan com os candidatos à Presidência contou com mais uma polêmica com uma jornalista.

Questionado sobre as compras de imóveis realizadas por familiares com dinheiro vivo, Bolsonaro começou a responder mencionando o marido da jornalista Amanda Klein.

“Você é casada com uma pessoa que vota em mim. Eu não sei como é o teu convívio na tua casa com ele, mas eu não tenho nada a ver com isso”, disse Bolsonaro.

Confira o que a jornalista respondeu para o presidente, que concorre à reeleição.

Ele voltou! Site ‘bolsonaro.com.br’ é reativado e traz mensagens de ameaça

O site ‘bolsonaro.com.br’ voltou ao ar nesta terça-feira (06) com mensagens de ameaças recebidas pelo criador da plataforma, Gabriel Baggio Thomaz. 

O domínio, que já foi usado para divulgar ações do governo, foi comprado neste ano e passou a retratar o presidente Jair Bolsonaro (PL) como uma “ameaça” ao Brasil e o compará-lo com o ditador alemão Adolf Hitler.

Na última quinta-feira (01), um dia após a campanha de Bolsonaro decidir acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para derrubar a página, o site havia sido desativado. 

Agora, o site mostra em uma seção intitulada “Retrato do ódio”, com e-mails que teriam sido encaminhados a Thomaz.

O conteúdo com críticas ao presidente também voltou ao ar com críticas ao orçamento secreto, ao dizer que quem dá as cartas são o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Segurança no 7 de setembro

Diversas manifestações políticas estão marcadas para o feriado de 7 de setembro, dia em que se comemoram os 200 anos da independência do Brasil.

Principalmente as caravanas bolsonaristas contam com apoio de empresários e páginas de movimentos de direita, como mostra o jornal Folha de São Paulo.

Pensando nisso, diversas medidas foram tomadas pelos demais poderes para evitar conflitos pelo país. O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu decretos que flexibilizam a compra de armas antes do pleito de outubro.

Do mesmo modo, a Polícia Militar do Distrito Federal optou pelo fechamento da Esplanada dos Ministérios na noite da última segunda-feira.

A inteligência das forças de segurança do DF teme o risco de protestos de radicais por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Um giro pelas redes sociais

O que dizem os quatro principais candidatos à presidência de República hoje no Twitter?

O ex-presidente Lula (PT) mantém o tom de combate à fome em suas primeiras mensagens na rede social:

Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um longo discurso em formato de fio (thread) sober verdades e aparências, o bem e o mal:

O candidato Ciro Gomes (PDT), por sua vez, se defendeu das acusações de redes sociais sobre suas falas contra o ex-presidente Lula em entrevista à rádio Jovem Pan na última segunda-feira (05).

Para o candidato, houve uma distorção dos fatos e o corte foi retirado de contexto quando diz que nunca viu o ex-presidente “tão fraco” e “indefeso”:

Fechando a lista dos quatro principais candidatos, Simone Tebet (MDB) não escreve nada desde ontem à noite, quando se pronunciou sobre as queimadas da Amazônia:

 

Confira a agenda dos candidatos hoje

Em mais um dia de campanha, presidenciáveis participam de caminhadas, panfletagens, entrevistas e reuniões. Confira as agendas dos candidatos à Presidência da República nesta terça-feira (6):

Lula (PT): participa de reunião de coordenação com os partidos que integram a Coligação Brasil da Esperança, às 10h, no Hotel Grand Mercure do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Jair Bolsonaro (PL): participa das sabatina na Jovem Pan, em Brasília.

Ciro Gomes (PDT): às 10h, participa de encontro com lojistas na Rua das Noivas, no bairro da Luz, em São Paulo (SP). Às 12h30, concede uma entrevista sobre Propostas para a Amazônia. Às 19h30, dá entrevista para a Rede TV. Às 20h45, faz live na Ciro TV.

Simone Tebet (MDB): tem compromissos em Brasília. Às 10h, reúne-se com a diretoria da Associação Nacional dos Procuradores da República, na Procuradoria Geral da República. Às 11h15, tem reunião com a Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF). À tarde, tem sabatina com Correio Braziliense e TV Brasília, ao vivo, às 13h10, na sede do Correio Braziliense. Às 15h, reúne-se com os embaixadores dos estados-membros da União Europeia no Brasil, na sede da Delegação da União Europeia no Brasil.

Felipe D’Ávila (Novo): participa, às 8h15, de sabatina do Mais Brasil News. Às 10h15, concede entrevista, ao vivo, para a BM&C New.

Soraya Thronicke (União): grava programa eleitoral, às 10h, em Brasília. À tarde, tem encontro com representantes da Frente Parlamentar Mista do Biodíesel (FPBio) e recebe propostas do setor, às 16h, no Comitê de Campanha do União Brasil, em São Paulo (SP).

Constituinte Eymael (DC): faz caminhada no centro empresarial Alphaville, em Barueri (SP), às 16h.

Léo Péricles (UP): às 17h participa de live na internet com Rita Von Hunty.

Pablo Marçal (Pros): não divulgou sua agenda.

Padre Kelmon (PTB): não divulgou sua agenda.

Sofia Manzano (PCB): faz panfletagem e participa de conversa na feira do núcleo bandeirante, em Brasília, às 8h. No Rio Grande do Sul, concede entrevista ao Grupo MPF de Rádios Web, às 18h.

Vera Lucia (PSTU): tem agendas no estado de São Paulo. Às 7h, visita a fábrica ocupada MWL, em Caçapava. Às 9h, conversa com os trabalhadores da Avibrás, em Jacareí. Depois, segue para São José dos Campos, onde participa: às 10h, de um café com aposentados; às 11h30, de caminhada pelo Centro da cidade; e às 15h30, de reunião com sindicalistas e ativistas. Às 18h30, retorna para Jacareí, onde visita a Ocupação Quilombo Coração Valente.

*Com informações da Agência Brasil

Lula abre 13 pontos sobre Bolsonaro na Ipec

A nova pesquisa de intenção de voto publicada pelo Ipec (ex-Ibope) divulgada na noite da última segunda-feira (05) mostra que a vantagem do ex-presidente Lula (PT) sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a crescer.

Enquanto o petista registrou 44% das intenções de voto, Bolsonaro oscilou para baixo — mas dentro da margem de erro — em relação à leitura anterior, para 31%.

Com isso, sobem as chances de vitória do petista no primeiro turno. Os demais candidatos somam 45% enquanto Lula tem mais do que isso dentro da margem de erro — dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet registraram 8% e 4% das intenções de voto, respectivamente. Também dentro da margem de erro, ambos estão empatados.

Luiz Felipe D’Avila, candidato do partido Novo, e a senadora Soraya Thronicke ficam com 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa.

Confira a seguir os números da edição mais recente do Ipec:

  • Lula 44%;
  • Jair Bolsonaro 31%;
  • Ciro Gomes 8%;
  • Simone Tebet 4%;
  • Luiz Felipe D’Avila 1%;
  • Soraya Thronicke 1%.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
AGORA VAI?

China de olho na artilharia de Trump: conselheiros de Xi Jinping defendem crescimento de 5% para 2025, mas querem calibre maior de estímulos

21 de novembro de 2024 - 19:55

Fontes de dentro do governo chinês ouvidas pela Reuters mostram divisão sobre a meta de expansão da segunda maior economia do mundo no ano que vem; uma decisão só será tomada em março

EM BUSCA DE SALVAÇÃO

Em recuperação judicial, AgroGalaxy (AGXY3) planeja grupamento de ações para deixar de ser ‘penny stock’; saiba como será a operação

21 de novembro de 2024 - 19:24

Empresa divulgou um cronograma preliminar após questionamentos da B3 no início deste mês sobre o preço das ações ordinárias de emissão da varejista

MUITO ALÉM DE MONET

Uma das casas de leilão mais importantes do mundo vende uma banana por US$ 6,2 milhões – e ela será paga em criptomoedas

21 de novembro de 2024 - 19:02

O comprador foi um magnata chinês, que criou a própria moeda digital, e terá que trocar a fruta para ela não apodrecer

PREÇO JUSTO?

Inter (INBR32) projeta Ibovespa a 143.200 mil pontos em 2025 e revela os setores que devem puxar a bolsa no ano que vem

21 de novembro de 2024 - 18:45

Mesmo com índice pressionado por riscos econômicos e valuations baixos, o banco estima que o lucro por ação da bolsa deve crescer 18%

RANKING DE PROVENTOS

Vale (VALE3) é a nova queridinha dos dividendos: mineradora supera Petrobras (PETR4) e se torna a maior vaca leiteira do Brasil no 3T24 — mas está longe do pódio mundial

21 de novembro de 2024 - 17:59

A mineradora brasileira depositou mais de R$ 10 bilhões para os acionistas entre julho e setembro deste ano, de acordo com o relatório da gestora Janus Henderson

Conteúdo EQI

Brasil vai estourar a meta de inflação? Projeções sobem em 2024, 2025 e 2026, mas renda fixa que paga até IPCA +10% pode ‘surfar’ cenário

21 de novembro de 2024 - 17:00

Incertezas econômicas ainda rondam o mercado e estimativas do IPCA nos próximos anos se afastam da meta de inflação – como buscar lucros com a renda fixa agora?

MAS VOCÊ NÃO É TODO MUNDO...

Regulação do mercado de carbono avança no Brasil, mas deixa de lado um dos setores que mais emite gases estufa no país

21 de novembro de 2024 - 16:53

Projeto de Lei agora só precisa da sanção presidencial para começar a valer; entenda como vai funcionar

PROPINA CRIPTOGRAFADA

Governo da China expulsa ex-chefe do projeto do yuan digital sob alegações de corrupção

21 de novembro de 2024 - 16:15

Yao Qian é acusado de receber subornos em criptomoedas, bens de luxo e propriedades, além de realizar empréstimos ilegais enquanto ocupava cargo público

É A POLÍCIA FEDERAL

Bolsonaro pode ser preso? PF indicia ex-presidente, Braga Netto e mais 35 em inquérito sobre tentativa de golpe de Estado

21 de novembro de 2024 - 15:47

As penas previstas para o caso são de 4 a 12 anos de prisão na investigação sobre golpe de Estado, 4 a 8 anos de prisão por abolição violenta do Estado Democrático de Direito

A FAVORITA DO BANCO

‘O rali ainda não acabou’: as ações desta construtora já saltam 35% no ano e podem subir ainda mais antes que 2024 termine, diz Itaú BBA

21 de novembro de 2024 - 15:10

A performance bate de longe a do Ibovespa, que recua cerca de 4% no acumulado anual, e também supera o desempenho de outras construtoras que atuam no mesmo segmento

RAIO-X

Rede D’Or (RDOR3), Odontoprev (ODPV3) ou Blau Farmacêutica (BLAU3)? Após resultados “sem brilho” do setor de saúde no 3T24, BTG elege a ação favorita 

21 de novembro de 2024 - 14:20

Embora as operadoras tenham apresentado resultados fracos ou em linha com as expectativas, as três empresas se destacaram no terceiro trimestre, segundo o banco

CONFIRA A LISTA

Os reis dos dividendos: os 10 fundos imobiliários que mais distribuíram dinheiro aos investidores neste ano

21 de novembro de 2024 - 13:47

Os FIIs de tijolo são maioria na metade superior do ranking, considerando o período entre janeiro e outubro de 2024

PÉ NO CHÃO

“Minha promessa foi de transformar o banco, mas não disse quando”, diz CEO do Bradesco (BBDC4) — e revela o desafio que tem nas mãos daqui para frente

21 de novembro de 2024 - 13:19

Na agenda de Marcelo Noronha está um objetivo principal: fazer o ROE do bancão voltar a ultrapassar o custo de capital

GUERRA DOS MIL DIAS

A arma mais poderosa de Putin (até agora): Rússia cruza linha vermelha contra a Ucrânia e lança míssil com capacidade nuclear

21 de novembro de 2024 - 13:04

No início da semana, Kiev recebeu autorização dos EUA para o uso de mísseis supersônicos; agora foi a vez de Moscou dar uma resposta

FACA NA TECNOLOGIA

O Google vai ser obrigado a vender o Chrome? Itaú BBA explica por que medida seria difícil — mas ações caem 5% na bolsa mesmo assim

21 de novembro de 2024 - 12:48

Essa seria a segunda investida contra monopólios ilegais nos EUA, desde a tentativa fracassada de desmembrar a Microsoft, há 20 anos

POLÊMICA NO AGRO

Acordo com a União Europeia em risco? CEO do Carrefour diz que não venderá carne do Mercosul e compra briga com governo brasileiro

21 de novembro de 2024 - 12:28

Declaração foi demonstração de apoio às insatisfações dos agricultores franceses, que protestam contra o acordo comercial, e ainda atacou a qualidade da carne dos países do bloco que inclui o Brasil

ACUSAÇÕES NO ADANI GROUP

Dinheiro sujo na energia limpa: bilionário indiano é indiciado nos EUA por contratos ilegais que renderam mais de US$ 2 bilhões

21 de novembro de 2024 - 12:13

Gautam Adani já foi o homem mais rico da Ásia, mas acusações de corrupção estão “torrando” o patrimônio do indiano desde o começo do ano passado

TUDO DELA

Gerdau compra controle total da Gerdau Summit, por US$ 32,6 milhões; entenda a estratégia por trás disso

21 de novembro de 2024 - 12:00

Valor da aquisição será pago à vista, com recursos próprios até o fechamento da transação, previsto para o início de 2025

A PERGUNTA DO MILHÃO

O pacote de corte de gastos sai ou não sai? Haddad dá previsão sobre anúncio das medidas e Rui Costa conta o que será preservado

21 de novembro de 2024 - 11:46

As principais medidas já haviam sido apresentadas a Lula, mas a equipe econômica estava esperando finalizar um acordo com o Ministério da Defesa; reuniões continuam na tarde desta quinta-feira (21)

BOM, PORÉM…

Nvidia (NVDC34) vê lucro mais que dobrar  no ano — então, por que as ações caem 5% hoje? Entenda o que investidores viram de ruim no balanço

21 de novembro de 2024 - 11:22

Ainda que as receitas tenham chegado perto dos 100% de crescimento, este foi o primeiro trimestre com ganhos percentuais abaixo de três dígitos na comparação anual

RELATÓRIO DO BC

Com dólar acima de R$ 5,80, Banco Central se diz preparado para atuar no câmbio, mas defende políticas para o equilíbrio fiscal

21 de novembro de 2024 - 11:10

Ainda segundo o Relatório de Estabilidade Financeira do primeiro semestre, entidades do sistema podem ter de elevar provisões para perdas em 2025

AVANÇOS E DESAFIOS

Pix já responde por 24% dos pagamentos no varejo, mas sistema financeiro precisa de atenção aos incidentes cibernéticos, diz Banco Central

21 de novembro de 2024 - 10:40

Relatório de Estabilidade Financeira do BC destaca funcionamento seguro e avanço tecnológico do sistema financeiro brasileiro, mas destaca desafios na área de segurança cibernética

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar