🔴 AÇÕES, CRIPTOMOEDAS E MAIS: CONFIRA DE GRAÇA 30 RECOMENDAÇÕES

Rafael Lara
Rafael Lara
Estudante de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Trabalhou em empresas como: TV Gazeta, Suno Research e Portal iG.
Essenciais na carteira

ETFs de renda fixa: como investir em uma carteira de títulos públicos pagando menos imposto

Pegue seu caderninho e vamos para a última matéria desta série especial sobre ETFs.

Rafael Lara
Rafael Lara
13 de março de 2021
7:12 - atualizado às 11:13
ETFs Renda Fixa Proporções
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Chato, complexo, mas essencial. Essa foi a descrição que recebi ao perguntar para cinco pessoas diferentes o que elas pensam sobre renda fixa. Eu particularmente sempre achei a renda fixa mais difícil de se entender do que a renda variável. Tem muitas opções de títulos, taxas, etc. E, ao contrário do que sugere o nome, ela ainda varia.

Leia também:

Bom, tudo isso ficou mais fácil de se acompanhar com a chegada dos ETFs de renda fixa. Essa classe de ativos é uma alternativa bastante atraente para o pequeno investidor que deseja, por exemplo, ter exposição a uma carteira de títulos públicos com vários vencimentos comprando um único papel. 

Caso você tenha se esquecido, ETFs são fundos negociados em bolsa que buscam replicar o desempenho de algum índice de uma maneira mais prática e barata. E isso não é diferente no caso da renda fixa.

Para se ter uma noção, a taxa de administração média dos fundos de renda fixa é de 0,93% ao ano, sendo que para aqueles que aceitam aplicações mínimas inferiores a R$ 1 mil, o valor é, em média, de 1,66% ao ano, de acordo com estudo da Warren. Já com um ETF, as taxas de administração variam podem chegar a apenas 0,20% ao ano.

Além disso, a alíquota do Imposto de Renda do ETF é de 15% sobre o seu lucro, independente do prazo da aplicação, enquanto que nas aplicações tradicionais de renda fixa a mordida do Leão pode chegar a 22,5% se os recursos forem resgatados em menos de seis meses.

Vale ponderar, contudo, que os ETFs têm uma lógica diferente de declaração do IR, como você pode conferir aqui.

Leia Também

Lá na primeira matéria desta série, te expliquei sobre os ETFs que replicam o Ibovespa e qual o mais indicado  para que você tenha na carteira. Para os de renda fixa, isso fica ainda mais interessante, já que não existe um melhor em si, mas objetivos diferentes para cada um deles.

“A mudança de não termos mais a classe do CDI como referência de investimentos com a queda dos juros fez com que necessariamente tivéssemos que começar a discutir opções de portfólio como investidor, saindo de uma visão de produto de ‘onde eu devo colocar meu dinheiro?’, para uma lógica holística de construção de portfólio aliado aos meus objetivos de investimentos”, afirmou Renato Eid, head de estratégia beta e integração ESG da Itaú Asset.

Na B3, temos sete ETFs de renda fixa, para todos os gostos e riscos: quatro deles são do Itaú (IMAB11, B5P211, IB5M, IRFM11), dois têm gestão do Bradesco (IMBB11 e B5MB11) e um da Mirae Asset (FIXA11).

Antes de adentrarmos neste mundo e saber qual ETF é mais indicado para o seu perfil, vale destacar que o prazo de duração média é um item fundamental na análise. “Quanto maior o prazo, maior o risco, lembrando que os pré-fixados são ainda mais arriscados num ambiente com a taxa de juros em 2%”, explica Luiz Rogé, especialista em renda fixa da Empiricus.

Pois bem, já dando este alerta, pegue seu caderninho e vamos para a última matéria desta série especial sobre ETFs.

O primeiro de todos

“Antes de tudo, não havia nada”. Certeza que você já ouviu essa frase em algum lugar, então já poupando a sua pesquisa no Google para achar o autor, te respondo que quem disse isso foi o famoso cientista Stephen Hawking, ao explicar a teoria do Big Bang. Talvez esse texto tenha caminhado para um lado muito filosófico, mas serve para chamar sua atenção para o primeiro ETF de Renda Fixa do País: o FIXA11.

Criado em 2018 pela Mirae Asset e com taxa de administração de 0,30% ao ano, o primeiro ETF de Renda Fixa do País veio para reproduzir o comportamento de um índice formado por contratos de DI futuro de três anos (aplicações que refletem as expectativas do mercado para a taxa de juros no Brasil). 

FIXA11

Dados gerais

  • Ano de criação: 2018
  • Fundador: Mirae Asset 
  • Taxa de administração: 0,30% a.a 

O esquadrão do IMA-B

Ao falarmos de ETFs de Renda Fixa, é impossível não esbarrarmos no famoso “IMA-B”. Para se ter uma ideia, dos sete produtos para essa classe de ativos, cinco se referem ao IMA-B. Então, vamos dar um passo para trás e relembrar o que significa essa importante sigla para o mercado financeiro.

O IMA-B nada mais é do que um índice criado pela Anbima formado por títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA, como o Tesouro IPCA+ e o Tesouro IPCA+ com juros semestrais. O índice foi construído para representar a rentabilidade de uma carteira de papéis  Tesouro IPCA, antigamente chamado de NTN-B.

De forma resumida, ele é uma forma de mostrar organizadamente a rentabilidade de uma cesta de títulos do Tesouro IPCA com vários prazos de vencimento. 

Representando o IMA-B, já temos dois importantes ETF: o IMAB11, do Itaú e o IMBB11, do Bradesco. Um nasceu colado ao outro em 2019, quase gêmeos — o do Itaú veio antes, mas o do concorrente é um pouco mais barato.

IMAB11

Dados gerais

  • Ano de criação: 2019
  • Fundador: Itaú Unibanco
  • Taxa de administração: 0,25% a.a

IMBB11 

Dados gerais

  • Ano de criação: 2019
  • Fundador: Bradesco
  • Taxa de administração: 0,20% a.a

O IMA-B faz parte de uma grande família de índices de títulos públicos que tem o IMA-Geral como “patriarca”.

Mas o IMA-B cresceu e constituiu sua própria “família”. Entre essas subcategorias, temos o IMA-B 5+, que reúne os títulos públicos atrelados à inflação com prazo de resgate superior a cinco anos. E esse você também pode investir nesse índice por meio de ETFs na B3.

Para acompanhar o IMA-B 5+, temos um novo embate entre Itaú e Bradesco. O banco dos Setubal e Moreira Salles tem o IB5M11 sob gestão, enquanto o Bradesco oferece o B5BM11. Mais uma vez, o Bradesco tem uma pequena vantagem no quesito taxa de administração.

IB5M11

Dados gerais

  • Ano de criação: 2019
  • Fundador: Itaú Unibanco
  • Taxa de administração: 0,25% a.a 

B5BM11

Dados gerais

  • Ano de criação: 2019
  • Fundador: Bradesco
  • Taxa de administração: 0,20% a.a

Além do IMA-B 5+, temos o IMA-B 5 P2, que representa a evolução, a preços de mercado, da carteira de títulos públicos indexados ao IPCA com prazos inferiores a cinco anos e um controle de prazo médio para repactuação da carteira de, no mínimo, dois anos. Para seguir essa subcategoria, o Itaú Unibanco criou em 2020 o “B5P211”.

B5P211

Dados gerais

  • Ano de criação: 2020 
  • Fundador: Itaú Unibanco
  • Taxa de administração: 0,20% a.a 

Prefixado

Por último, mas não menos importante, podemos citar o IRFM11, ETF criado em 2019 pelo Itaú que replica a carteira do IRF-MP2 de títulos públicos federais pré-fixados (aqueles com taxa de retorno definida no momento da compra).

IRFM11

Dados gerais

  • Ano de criação: 2019
  • Fundador: Itaú Unibanco
  • Taxa de administração: 0,20% a.a

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
"Efeito Rashomon"

Existe espaço para o real se fortalecer mesmo que o Banco Central não suba a Selic — e aqui estão os motivos, segundo a Kinea Investimentos

3 de setembro de 2024 - 16:05

Apesar do “efeito Rashomon” nos mercados, gestora se mantém comprada na moeda brasileira e no dólar norte-americano

RELUZ COMO NUNCA

Aumento das tensões internacionais faz Goldman Sachs recomendar ouro, mesmo com o metal perto das máximas históricas

3 de setembro de 2024 - 14:46

Há, contudo, um novo elemento que coloca ainda mais lenha na fogueira do rali do ouro, e ele vem da demanda — ou, melhor dizendo, a falta dela — da China

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O Ibovespa experimentou novos recordes em agosto — e uma combinação de acontecimentos pode ajudar a bolsa a subir ainda mais

3 de setembro de 2024 - 7:01

Enquanto o ambiente externo segue favorável aos ativos de risco, a economia brasileira tem se mostrado mais resistente que o esperado

NÃO VEM MAIS

Primavera Sound é cancelado no Brasil e na América Latina em 2024; T4F (SHOW3) diz o motivo

2 de setembro de 2024 - 8:57

Segundo o documento, a decisão foi tomada após “muitos meses de trabalho e tentativas para garantir a realização do festival”

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Setembro finalmente chegou: Feriado nos EUA drena liquidez em início de semana com promessa de fortes emoções no Ibovespa

2 de setembro de 2024 - 8:04

Agenda da semana tem PIB e balança comercial no Brasil; nos EUA, relatório mensal de emprego é o destaque, mas só sai na sexta

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: PIB do Brasil e o dado mais importante da economia dos EUA são os destaques da semana; veja o calendário completo

2 de setembro de 2024 - 6:02

Investidores aguardam início de corte de juros nos EUA e dados do payroll vão indicar a magnitude da tesourada do Federal Reserve

REBRANDING

A 3R Petroleum vai trocar de nome — e também de ticker; veja quando ela deixará de negociar como RRRP3

31 de agosto de 2024 - 15:04

Novo nome da 3R Petroleum “reforça a brasilidade, a bravura da equipe e parceiros na entrega de melhores resultados”, diz CEO.

BALANÇO DO MÊS

Ibovespa salta mais de 6% e é o melhor investimento de agosto; bitcoin (BTC) despenca 11% e fica na lanterna – veja ranking completo

30 de agosto de 2024 - 18:52

Impulsionado principalmente pela perspectiva de cortes de juros nos Estados Unidos, o índice registrou o melhor desempenho mensal deste ano

DEDO NO GATILHO

Vem mais intervenção aí? Dólar dispara pelo quinto dia seguido, Banco Central entra com leilões e Campos Neto diz o que pode acontecer agora

30 de agosto de 2024 - 15:34

Além de fatores técnicos e da valorização da moeda norte-americana no exterior, um conjunto de questões locais colabora com a escalada da divisa em relação ao real

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Em dia de caos na bolsa, Ibovespa consegue sustentar os 136 mil pontos e garante ganhos na semana; dólar sobe a R$ 5,6350

30 de agosto de 2024 - 13:49

A queda do principal índice da bolsa brasileira acontece mesmo após dado crucial de inflação nos Estados Unidos vir em linha com as expectativas dos economistas; os percalços do mercado brasileiro são locais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um provérbio para a bolsa: Depois de realizar lucros, Ibovespa aguarda PCE, desemprego e falas de Haddad e Campos Neto

30 de agosto de 2024 - 8:09

Para além da bolsa, o Banco Central promove hoje seu primeiro leilão de venda de dólares desde abril de 2022

SEXTOU COM O RUY

A Vale (VALE3) vai subir mais? O que a valorização das ações diz sobre a troca no comando da mineradora

30 de agosto de 2024 - 6:11

A sucessão no comando da Vale era uma nuvem pesada que pairava sobre a tese de investimentos na companhia, e o fato de ela ter ido embora ajudou VALE3 nesta semana — a tendência veio para ficar?

BOLSA E CÂMBIO

Dólar belisca a casa dos R$ 5,66, mas encerra o dia a R$ 5,6231; na contramão, Ibovespa cai 0,95%. O que mexeu com os mercados aqui e lá fora?

29 de agosto de 2024 - 12:49

As bolsas em Nova York operaram em alta na maior parte do dia, mas tiveram que lidar com perdas da Nvidia — que também pressionou os mercados na Ásia; Europa celebrou dados de inflação na região

MERCADOS

É recorde atrás de recorde na bolsa: Ibovespa fecha aos 137.343,96 pontos com indicação de Galípolo para a chefia do BC; dólar sobe a R$ 5,5555

28 de agosto de 2024 - 17:40

O principal índice da bolsa brasileira foi na contramão de Wall Street, que operou praticamente o dia todo guiada pela cautela antes do balanço da Nvidia e de dados de inflação previstos para o final da semana

SOBE OU NÃO SOBE

“O Banco Central está com o dedo no gatilho”: a declaração da última hora de Campos Neto sobre o que pode acontecer com os juros e o dólar

28 de agosto de 2024 - 13:58

O presidente do BC brasileiro contou, durante participação em evento nesta quarta-feira (28), que esteve perto de intervir no câmbio e diz que segue pronto para ajustar a política monetária se for necessário

CRIPTOMOEDAS NA CARTEIRA

Mais de 560 milhões de pessoas investem em criptomoedas — mas só 11 investidores ficaram bilionários com bitcoin (BTC)

28 de agosto de 2024 - 10:35

Em meio à escalada de preços dos ativos digitais, o apetite dos investidores por esse tipo de investimento também aumentou, segundo relatório da Henley & Partners

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Foi por pouco: Ibovespa mira em Campos Neto, revisão de gastos e Caged na busca por novos recordes

28 de agosto de 2024 - 7:56

Mercados financeiros internacionais amanhecem em compasso de espera pelo balanço da Nvidia, que será divulgado apenas depois do fechamento

RECORDES DA BOLSA

O Ibovespa bateu recorde, mas ainda precisa subir mais de 40% para alcançar uma marca que não atinge desde 2008 — e isso pode abrir uma oportunidade para a bolsa

28 de agosto de 2024 - 6:19

Apesar dos recordes nominais recentes, Ibovespa em dólar ainda está mais de 40% abaixo de seu pico histórico na moeda norte-americana, registrado meses antes da quebra do Lehman Brothers

MERCADOS HOJE

Vale (VALE3) e IPCA-15 dão uma mãozinha para o Ibovespa alcançar a máxima no dia, mas índice perde força e fecha em queda; dólar escala a R$ 5,5027

27 de agosto de 2024 - 14:26

O principal índice da bolsa brasileira chegou a passar os 137 mil no pico da sessão, mas voltou a operar perto da estabilidade no início da tarde, acompanhando a tendência de Nova York

TEVE QUE ENTRAR EM LEILÃO

Ação da Americanas (AMER3) dá salto de 35% em menos de 1 hora de negociação após grupamento

27 de agosto de 2024 - 12:52

O papel já chegou a subir 50% no pregão de hoje, quando AMER3 começou a ser negociada na proporção de 100 para 1 como previa o grupamento de ações aprovado em maio

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar