🔴 AÇÕES, CRIPTOMOEDAS E MAIS: CONFIRA DE GRAÇA 30 RECOMENDAÇÕES

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda na ESPM. É coordenadora de marketing do Seu Dinheiro e do Money Times. Entrou para o mercado financeiro inesperadamente e está sempre disponível para falar sobre inovação, criatividade e cultura pop.
Radio Cash

“O casamento do físico e do digital vai trazer realmente uma transformação para o varejo”, diz Flávio Rocha, da Riachuelo

No podcast Radio Cash, o empresário do Grupo Guararapes fala sobre o futuro das varejistas de moda e as inovações tecnológicas e tece críticas ao sistema tributário brasileiro

O empresário Flavio Rocha, dono da Riachuelo
Empresário Flavio Rocha, dono da Riachuelo. - Imagem: Luizleme/Wikimediacommons

Flávio Rocha é um dos grandes nomes do varejo brasileiro, devido à sua longa atuação como CEO da Riachuelo. Atualmente, ele é presidente do Conselho de Administração do Grupo Guararapes, que inclui além das Lojas Riachuelo, a financeira Midway e o Midway Shopping Center.

Mas ele não é reconhecido apenas por sua atuação no privado. O empresário está sempre em contato direto com a esfera pública, fazendo propostas em prol de melhorias no ambiente de negócios no país. 

Em participação no podcast RadioCash, apresentado por Felipe Miranda, CIO e estrategista-chefe da Empiricus, e Jojo Wachsmann, CIO da Vitreo, Rocha falou sobre suas previsões para o futuro do varejo de moda, um setor muito afetado com as restrições impostas pela pandemia. O empresário também comentou sobre o cenário político e econômico brasileiro e fez críticas ao atual sistema tributário.

Confira o episódio completo dando play abaixo e leia os principais destaques nos próximos parágrafos:

Digitalização e uso de novas tecnologias no varejo foram impulsionados pela pandemia

Há anos imerso no varejo da moda, Flávio Rocha acredita que a pandemia acelerou consideravelmente o ritmo de transformações do setor: “está acontecendo em um ano o que provavelmente aconteceria em uma década”. A criação de um ecossistema digital foi essencial para que a moda sobrevivesse às restrições da pandemia, que incluíram o fechamento de lojas e shopping centers por meses seguidos. 

No início, os canais digitais das redes de varejo de moda tinham baixa penetração e representavam uma pequena participação das vendas. Com a pandemia, houve uma forte aceleração e as marcas que não souberam se adaptar ao on-line acabaram perecendo. Para Rocha, esse avanço rumo ao digital representou uma oportunidade de escalar o negócio exponencialmente.

Leia Também

“Nós nos libertamos das terríveis limitações do mundo físico, a pior delas sendo a limitação de espaço. Quem dava até agora o tamanho do nosso negócio era o gestor da companhia de shopping”, diz o empresário. 

“O negócio do futuro é o super app de moda”

Como forma de enfrentar a impossibilidade de vendas no espaço físico, muitos comércios focaram em melhorar suas experiências digitais. No caso das grandes varejistas de moda, o investimento em aplicativos se intensificou, afinal, 55,1% das transações on-line são feitas via celular, segundo relatório da E-bit/Nielsen. 

No caso da Riachuelo, o aplicativo inclui não só vestuário, mas também beleza, decoração, itens para pets e entre outros ‒ isto está alinhado com a visão de Rocha, para quem “o negócio do futuro é o super app de moda”.  

Ao mesmo tempo em que apresenta uma oportunidade de ouro para escalar o negócio, a presença digital também tem seus desafios. “Não vão existir trezentos aplicativos de moda nesse espaço disputadíssimo que é o smartphone do cliente. Vai ter espaço pra um ou dois e aquele que vai conquistar esse espaço vai ser o que tiver mais recorrência e mais relevância. É para isso que estamos nos preparando”, afirma o empresário. 

O ex-CEO da Riachuelo também comenta sobre a visão “data is the new oil” (dados são o novo petróleo, em tradução literal), ou seja, os dados são o novo negócio rentável. As informações sobre os clientes obtidas através do seu histórico de compras de lifestyle são bem mais ricas do que as de bancos de dados genéricos. 

New Retail: a quebra do paradigma digital vs. físico

Segundo Flávio Rocha, as transformações ocasionadas pela pandemia não significam que haverá uma rivalidade entre o digital e o físico: o futuro do varejo de moda inclui a integração entre as lojas e as novas tecnologias. Entre as mudanças mais promissoras, o ex-CEO da Riachuelo menciona a realidade virtual com o uso de óculos inteligentes, como o Apple Glass. 

A essa nova tendência de sinergia entre o físico e o digital se dá o nome de New Retail. Como explica Rocha, “você pode estar navegando numa loja física, sentindo a textura de um tecido, experimentando no provador, mas você está cercado de todos os superpoderes do mundo virtual.” 

“O casamento do físico e do digital vai trazer realmente uma transformação tecnológica para o varejo. Acho que o varejo de moda vai ser o grande beneficiário desse novo front tecnológico.” ‒ Flávio Rocha, no podcast Radio Cash.

Crédito e varejo: uma parceria que faz sentido

Se antes os vendedores das lojas físicas ofereciam o “cartão Riachuelo”, agora os clientes podem ter uma conta digital completa da Midway, a instituição financeira do grupo. 

Para Flávio Rocha, essa sinergia entre o crédito e o varejo é algo que o Brasil tem aprimorado cada dia mais. Segundo ele, o “varejo do futuro vai ter essa interação com o cliente que o crédito e que os produtos financeiros trazem.” 

Com a conta digital, há uma maior proximidade e fidelização do cliente, além de criar um “trampolim” para outros serviços financeiros e trazer maior assertividade na concessão de crédito. 

“Eu acredito que ainda tem espaço pra muitas reformas”, diz Flávio Rocha sobre sistema tributário brasileiro

Em sua participação no RadioCash, Flávio Rocha foi enfático ao fazer críticas ao sistema tributário brasileiro, que é complexo e tem uma carga muito alta, em sua opinião. Ele comenta uma peculiaridade do Brasil, que acaba gerando sobrecarga de impostos em três bases: renda, consumo e patrimônio.

Segundo o empresário, é preciso focar em reduzir a sonegação, prática comum nos “camelódromos digitais”, e não em taxar mais as empresas com bases no Brasil que já são responsáveis por grande parte da arrecadação.

Quanto à taxação de grandes fortunas, Rocha também é crítico e cita como exemplo o que aconteceu na França de François Hollande, quando o presidente aumentou os impostos aos ricos: um êxodo fiscal para países que praticavam taxas mais baixas. 

Quer ouvir o papo completo? É só buscar por “RadioCash” em sua plataforma de podcasts favorita ou dar play abaixo:

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Aperta o play!

FIDC, que bicho é esse? Conheça os fundos que rendem mais que o CDI e agora você pode investir

27 de julho de 2024 - 14:28

O podcast Touros e Ursos recebe Ricardo Binelli, gestor da Solis, que lançou recentemente seu primeiro FIDC voltado para o público geral

DÁ O PLAY!

Agora vai? Por que a bolsa brasileira despertou em julho e o que esperar das ações agora

20 de julho de 2024 - 11:00

Ibovespa já acumula alta de 3% em julho, depois de quase perder os 120 mil pontos no último mês; mas as ações finalmente vão decolar, ou será mais um voo de galinha?

Aperta o play!

Como investir no exterior com real fraco, eleições pelo mundo e iminência de corte de juros nos Estados Unidos

13 de julho de 2024 - 11:00

Com bolsas americanas batendo recordes, incertezas sobre o Fed e eleição batendo à porta nos EUA, João Piccioni, responsável pela Empiricus Gestão, fala sobre como posicionar a parcela dolarizada da carteira

Dá o play!

Onde Investir no 2º semestre: o que esperar para bolsa, dólar e renda fixa até o fim de 2024

6 de julho de 2024 - 11:00

O podcast Touros e Ursos recebe Matheus Spiess, analista da Empiricus, para traçar o cenário para os investimentos na segunda metade do ano

Dá o play!

Os fundos de renda fixa com ‘dupla isenção de IR’: uma conversa sobre FI-Infras com Aymar Almeida, gestor da Kinea

30 de junho de 2024 - 11:00

O podcast Touros e Ursos recebe o gestor do KDIF11, maior e mais antigo fundo de debêntures incentivadas com cotas negociadas na bolsa brasileira, para falar sobre a perspectiva para os FI-Infras

DE OLHO NAS REDES

O Brasil não tem condições para uma Selic de um dígito em 2024: por que este estrategista acredita ser impossível juros abaixo de 10% em 2024

17 de junho de 2024 - 16:41

Com a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) se aproximando, o mercado parece está cada vez menos esperançoso sobre os cortes na taxa básica de juros, a Selic. Para Rogério Benevente, sócio da GWM Investments e convidado desta semana do podcast Touros e Ursos, “é impossível pensar numa Selic abaixo de 10% em […]

Aperta o play!

Bolsa nas mínimas e dólar perto dos R$ 5,30: é hora de recalcular a rota dos investimentos?

8 de junho de 2024 - 11:00

Especialista líder em investimentos do Itaú Unibanco, Martin Iglesias indica duas composições de carteira que consideram a mudança de cenário

Elas nas estatais

Os bastidores de Petrobras (PETR4) e Eletrobras (ELET3): ex-CFOs contam o que viveram nas estatais em papo exclusivo com o Market Makers

31 de maio de 2024 - 7:05

Em parceria com Seu Dinheiro e Money Times, podcast recebe Andrea Almeida, ex-diretora financeira da petroleira, e Elvira Presta, ex-vice-presidente executiva de finanças e relações com investidores da elétrica, que também falaram sobre suas carreiras e do lugar da mulher nos cargos de comando das grandes empresas

Dá o play!

Óleo no chope da bolsa: como ficam seus investimentos após mais uma intervenção na Petrobras (PETR4)

18 de maio de 2024 - 11:00

O podcast Touros e Ursos recebeu Karina Choi, sócia da Cordier Investimentos, para comentar os possíveis impactos da decisão do presidente Lula de demitir Jean Paul Prates da presidência da estatal

Dá o play!

A batalha da Selic: como a decisão dividida do Banco Central sobre os juros mexe com os investimentos

11 de maio de 2024 - 13:10

O podcast Touros e Ursos recebe Bernardo Assumpção, CEO da Arton Advisors, para comentar a decisão do Copom, que cortou a Selic em 0,25 ponto percentual nesta semana

Aperta o play!

Investir em fiagros compensa? O que esperar dos fundos do agronegócio, um segmento cheio de desafios, mas que continua a crescer

4 de maio de 2024 - 15:03

Idalicio Silva, gestor responsável pela estratégia agro da AZ Quest, traça as perspectivas para os fiagros no podcast Touros e Ursos

Aperta o play!

Bolsa ou renda fixa? Como ficam os investimentos após Campos Neto embolar as projeções para a Selic

27 de abril de 2024 - 11:00

As estimativas para a Selic subiram com a expectativa de juro elevado por mais tempo e por previsão de Roberto Campos Neto de que afrouxamento pode diminuir já na próxima reunião do Copom

APERTA O PLAY!

Barril de pólvora — e inflação. Como o conflito no Oriente Médio e os juros nos EUA mexem com a bolsa e o dólar

20 de abril de 2024 - 11:02

O podcast Touros e Ursos recebe João Piccioni, CIO da Empiricus Gestão, para comentar a escalada das tensões entre Irã e Israel e a pressão inflacionária nos EUA

Dá o play!

O dólar volta a ficar acima de R$ 5,00: por que a alta da moeda é a grande surpresa do ano; e é hora de comprar a moeda americana?

6 de abril de 2024 - 11:00

No podcast Touros e Ursos desta semana, recebemos Mario Schalch, gestor da Neo Investimentos, para falar das expectativas para o dólar, que acumula alta no ano

Dá o play!

O que falta para a bolsa brasileira andar em 2024? As ações da carteira de Thiago Salomão, fundador do podcast Market Makers

30 de março de 2024 - 12:01

O podcast Touros e Ursos recebe Thiago Salomão, fundador do podcast Market Makers, para falar sobre as perspectivas para a bolsa brasileira e as ações preferidas da sua carteira

Aperta o play!

Campos Neto vai puxar o freio de mão da Selic? Como ficam a bolsa e a renda fixa após a decisão do Copom desta semana

23 de março de 2024 - 11:00

O podcast Touros e Ursos recebe Luis Garcia, diretor de investimentos (CIO) da SulAmérica Investimentos, para comentar as consequências da última decisão de juros do Copom sobre os mercados

Dá o play!

Casamento corporativo: o que esperar das fusões e aquisições de empresas em 2024 e quais setores devem ver mais transações

9 de março de 2024 - 11:00

O podcast Touros e Ursos recebe Isaias Sznifer, da Sêneca Evercore, empresa de assessoria em fusões e aquisições, para falar sobre as perspectivas para este mercado neste ano

Entrevista com gestor

A bolsa fora da caixa: Rodrigo Glatt, da GTI, fala das ações que tem na carteira e explica por que o Ibovespa ainda não engrenou em 2024

25 de fevereiro de 2024 - 13:37

O podcast Touros e Ursos recebe Rodrigo Glatt, sócio da GTI, uma das gestoras de ações independentes pioneiras do mercado brasileiro

Aperta o play!

Os fundos imobiliários vão brilhar em 2024? Uma entrevista com André Freitas, gestor da Hedge Investments

10 de fevereiro de 2024 - 10:15

O podcast Touros e Ursos recebe o CEO e CIO da gestora Hedge, que atua em todos os principais segmentos do setor de FIIs, para traçar um panorama do mercado de fundos imobiliários para o ano

Geopolítica

O mundo anda tão complicado: um guia para os investimentos no exterior em 2024

27 de janeiro de 2024 - 11:00

O podcast Touros e Ursos recebe Enzo Pacheco, analista da Empiricus especializado em mercado internacional, para falar sobre como investir lá fora com tantas tensões geopolíticas

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar