Criptomoeda Solana (SOL) tem potencial para subir mais, encabeça uma ‘revolução digital’ e coloca ethereum em ‘alerta’
Após alta de 12.000% em 2021, Solana é a cripto alternativa ao ethereum com maior destaque; veja como ela funciona
Desde segunda-feira (29), a corretora de criptoativos Mercado Bitcoin deixará disponível para a negociação um dos maiores projetos do mercado de criptomoedas do mundo, a Solana (SOL). O ativo já era negociado na exchange brasileira NovaDAX, assim como na Binance, Coinbase e outras casas.
Essa cripto é focada em soluções de segunda camada, ou seja, uma estrutura criada em cima de um sistema de blockchain para aumentar a velocidade de transações e resolver as dificuldades de demanda de sistemas tecnológicos.
Ela é responsável, por exemplo, pela inteligência por trás do jogo Star Atlas, representado pela cripto POLIS. Nele, o usuário joga para ganhar dinheiro. Isso está ajudando na revolução do mundo dos games - e colocando um bom dinheiro no bolso de muitos investidores. Confira:
Mas não é só isso que a Solana representa: ela está colocando o Ethereum em alerta
Com o título de 5ª maior cripto do mercado, a Solana vem se colocando como uma das principais blockchains alternativas ao ethereum (ETH). Afinal, os problemas de escalabilidade da segunda maior moeda digital do mundo abriram espaço para que outras iniciativas surgissem.
Para você ter uma ideia do que estou falando, enquanto a Solana consegue processar cerca de 65 mil transações por segundo, o ethereum é capaz de 15.
”Essa é uma criptomoeda que não dá para ignorar. As aplicações descentralizadas vieram para ficar, e pela sua capacidade, ela tem um grande potencial para tomar conta desse segmento. É um desafio importante para o ethereum”, afirma o diretor de Novos Negócios do Mercado Bitcoin. Fabricio Tota, em conversa exclusiva com o Seu Dinheiro.
LEIA TAMBÉM: Exclusivo: Solana (SOL), 5ª maior criptomoeda do mundo, chega ao Mercado Bitcoin com alta de mais de 12.000% no ano
Mas como é a Solana na prática?
Você já sabe que esta criptomoeda é responsável pela tecnologia por trás do Star Atlas, mas sua finalidade vai muito além. Assim como o ethereum, ela suporta os chamados contratos inteligentes, permitindo a criação de iniciativas em finanças descentralizadas(DeFis), internet 3.0 (Web3) e os certificados digitais (NFTs). Tudo isso vem revolucionando os meios digitais, visto que traz mais anonimato e eficiência aos sistemas de tecnologia.
Em outras palavras, programadores, por meio da Solana, conseguem criar jogos, sistemas financeiros, redes sociais descentralizadas (cujos dados não ficam à mercê de grandes corporações) e muito mais.
Muitos dos projetos, embora já tenham recebido investimentos milionários, ainda estão engatinhando e passando por testes e atualizações para se aprimorar. Afinal, tratam-se de iniciativas novas, assim como os computadores eram na década de 1990. Confira exemplos:
- Serum: é uma corretora de criptoativos descentralizada e não custodiante (DEX) conhecidapor sua velocidade de transação e taxas baixas, graças à tecnologia da Solana. No ano, ela já subiu cerca de 600% no criptomercado;
- Solanium: é uma plataforma descentralizada para arrecadação de fundos e negociação na blockchain da Solana. Disponível no criptomercado desde junho de 2021, ela já subiu 570%;
- Tulip Protocol ou Tulip Garden: é um agregador de rendimento de criptomoedas, caracterizado também por ser rápido e ter taxas atraentes. Disponível no mercado cripto desde junho, seu token já mais que dobrou de valor;
Você pode ler mais sobre a Solana e a entrada dela no Mercado Bitcoin pela matéria escrita pelo nosso repórter Renan Sousa. Confira neste link.