Outubro foi o pior mês do ano para a Bolsa: os destaques em rentabilidade nas carteiras da Empiricus foram as criptomoedas e ativos no exterior; saiba mais
Com a renda variável patinando, Selic e inflação altas e risco fiscal, investidores que aplicaram em ativos fora do país e em criptomoedas obtiveram rendimentos melhores em outubro. Entenda
Se os últimos meses foram difíceis para os investidores brasileiros, outubro chegou para reafirmar um axioma universal: “nada está tão ruim que não pode piorar”.
O mês se consolidou como o pior do ano para a Bolsa, que recuou 6,74%. O resultado foi a 4ª queda mensal consecutiva do índice, que já amarga uma desvalorização de 13,03% no acumulado do ano.
Em contrapartida às quedas do Brasil, ao olharmos para as bolsas internacionais e para o universo das criptomoedas, a realidade é bastante diferente. Lá fora, o S&P 500 e o Dow Jones renovaram suas máximas históricas diversas vezes ao longo do mês passado e, no acumulado de 2021, ambos acumulam altas de 22,65% e 17,03%, respectivamente.
Além disso, o dólar também fechou o mês com uma alta de 3,57%, cotada a R$ 5,6377. Retomando um pouco do que aconteceu em outubro, após as notícias sobre a intenção do governo de furar no teto de gastos para bancar o Auxílio Brasil e das suspeitas de que Paulo Guedes deixaria o governo, levantadas pela saída de 4 profissionais do Ministério da Economia, a moeda chegou ao seu ponto mais crítico, cotada a R$ 5,75. Embora o dólar tenha se recuperado do episódio, a Bolsa chegou a cair 4,5% no dia.
Quanto às criptomoedas, o Bitcoin chegou ao marco de U$ 66 mil dólares no mês-- atingindo máximas históricas. Com o primeiro ETF de Bitcoin lançado nos Estados Unidos no dia anterior, e com o cenário geral de volatilidade, as criptomoedas estão ganhando cada vez mais espaço e importância dentro de carteiras diversificadas.
Diante de todo esse cenário, 7 carteiras Empiricus fecharam o mês no verde: a série Crypto Legacy, Exponencial Coins, Money Rider (MB Revolution), Melhores Ações do Mundo, Melhores Fundos Global, Money Rider Hedge Fund e Flash Trader.
Confira as rentabilidades das carteiras da Empiricus em outubro
- Crypto Legacy: 50,17%
- Exponential Coins: 49,44%
- Money Rider - MB Revolution: 9,39%
- As Melhores Ações do Mundo: 8,86%
- Melhores Fundos Global (Carteira teórica): 6,95%
- Money Rider Hedge Fund: 5,81%
- Flash Trader (Consolidado): 1,70%
- FoF Melhores Fundos Blend: -0,06%
- Renda Imobiliária - Tática: -1,23%
- Double Income Carteira Reduzida: -1,60%
- Melhores Fundos (Carteira teórica): -1,88%
- High Yield: -2,19%
- SuperPrevidência (Carteira teórica): -2,62%
- Double Income Carteira Diversificada: -3,22%
- Vacas Leiteiras: -3,72%
- Carteira Empiricus: -4,74%
- PRP: -7,22%
- Ações Exponenciais: -7,93%
- Money Rider - Green Rider (Cannabis): -9,58%
- Serious Trader: -10,83%
- Melhores Ações: -11,26%
- Empiricus Best Ideas: -13,50%
- Palavra do Estrategista - Oportunidades de Uma Vida: -15,05%
- Microcap Alert: -17,11%
As duas séries mais com maior rendimento, Crypto Legacy e Exponencial Coins, investem no amplo universo das criptomoedas. Além de moedas clássicas, André Franco, analista responsável pelas séries, busca projetos menos conhecidos-- que estão passando despercebidos pelos investidores-- mas que podem valorizar estrondosamente.
Com a alta do Bitcoin, alguns desses criptoativos acabaram ‘pegando carona’ com as altas do ativo e valorizando consideravelmente. Isso explica o desempenho acima da média de ambas as séries.
No mais, as outras carteiras da lista que fecharam no positivo estão quase todas atreladas a ativos no exterior, com exceção da série Flash Trader, que valorizou 1,7% no mês, acima do Ibovespa. Isso aconteceu com a carteira especialmente, pela sua abordagem tão diferenciada ao mercado de investimentos. Afinal, o trade realizado por Ruy Hungria visa transações de curto a médio prazo.
Por outro lado, as outras carteiras da Empiricus que investem em ações da Bolsa brasileira terminaram o mês afetadas pelas quedas e pela volatilidade do mercado.
A série Microcap Alert, por exemplo, investe em empresas menores da Bolsa, que os analistas acreditam possuir grande potencial de valorização. Contudo, por focar apenas em micro e small caps, ela possui um nível de risco mais elevado-- não à toa que em um cenário desafiador como no mês passado, foi a série que mais teve prejuízo: -17,11%.
A série Oportunidade uma Vida, liderada pelo CIO e estrategista-chefe da Empiricus, Felipe Miranda, também recuou mais de 15% no mês. Essa carteira é diversificada com ações blue chips, middle e small caps, de companhias de variados setores da economia, em uma estratégia de longo prazo.
Confira a rentabilidade das carteiras Empiricus no acumulado de 2021 até 1/11
- Exponencial Coins: 418,37%
- Crypto Legacy: 298,12%
- Money Rider- MB Revolution: 25,01
- As Melhores Ações do Mundo: 22,72%
- Melhores Fundos Global (Carteira teórica): 17,98%
- Money Rider Hedge Fund: 14,90%
- Flash Trader (Consolidado): 10,60%
- Melhores Fundos Blend (Carteira teórica): 3,47%
- SuperPrevidência (Carteira teórica): 2,89%
- Melhores Fundos (Carteira teórica): 0,35%
- High Yield: -4,11%
- Renda Imobiliária - Tática: -6,76%
- Carteira Empiricus: -7,40%
- Vacas Leiteiras: -8,23%
- Double Income Carteira Diversificada: -9,03%
- PRP: -9,99%
- Double Income Carteira Reduzida: -10,48%
- Melhores Ações: -11,45
- Money Rider Green Stocks: -11,91%
- Palavra - Oportunidades de Uma Vida: -14,71%
- Empiricus Best Ideas: -21,26%
- Serious Trader: -23,28%
- Ações Exponenciais: -25,70%
- Microcap Alert: -27,68%
É importante notar que, também no acumulado do ano, os retornos das carteiras de criptomoedas Exponencial Coins e Crypto Legacy se sobressaem, assim como os portfólios com exposição em ativos no exterior. Apesar do ano desafiador, a maioria das carteiras da Empiricus supera seus índices de referência.
Ao assumir um compromisso de transparência total com seus assinantes, a Empiricus divulga o resultado de todas as suas carteiras mensalmente.
Vale ressaltar que, desde as suas criações, grande parte dos portfólios da Empiricus tem desempenhos positivos e acima de seus benchmarks, o que demonstra o bom track record dos analistas. Entre os exemplos, Exponencial Coins, com rentabilidade de 4.177,4% desde outubro de 2017 e Crypto Legacy, com retorno de 3.549,4% desde agosto de 2017.
Em relação às carteiras de ações que seguem estratégias diferentes estão, vale ressaltar a Oportunidades de Uma Vida, mencionada anteriormente, com retorno de 363,72% desde setembro de 2015; Vacas Leiteiras, que tem foco em ações de companhias que pagam bons dividendos e já rendeu 168,4% desde seu início em fevereiro de 2014, além da série Melhores Ações da Bolsa, com valorização de 110% desde janeiro de 2015.