“Entramos em uma dinâmica de crescimento econômico sem toda aquela preocupação com inflação”, diz Felipe Miranda
Ao contrário do que se imaginava no começo do ano, inflação dos Estados Unidos não avançou tanto, apesar da retomada econômica e estímulos

Na noite deste domingo (4), Felipe Miranda, CIO e estrategista-chefe da Empiricus, comentou em sua já tradicional live semanal no Instagram (ofelipe_miranda) sobre o panorama macro dos mercados de capitais. Para ele, junho foi marcado pela confirmação de crescimento econômico e também pela diminuição do temor de uma inflação descontrolada.
Para o líder da principal casa de research do Brasil, que está à frente da carteira Oportunidades de Uma Vida, a última semana foi boa e ajudou a traçar uma visão mais otimista para o futuro da renda variável. “Dados do emprego dos Estados Unidos vieram com 850 mil postos de trabalho criados. A expectativa era de 700 mil. Mostrou que a força da economia americana está maior do que era esperada”, apontou.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER A CARTEIRA OPORTUNIDADES DE UMA VIDA, DE FELIPE MIRANDA, DE FORMA GRATUITA
Ao mesmo tempo que a economia está aquecida, o medo de um galope inflacionário, muito presente no começo do ano, por conta dos estímulos monetários e da própria retomada econômica, diminuiu. Em maio, a variação de preços ao consumidor dos Estados Unidos foi de 0,6%, número menor do que os 0,7% registrados no mês imediatamente anterior. Apesar de ainda alto, a desaceleração já sugere que não houve um efeito “bola de neve”.
“A gente viu o rendimento dos títulos do tesouro americano de dez anos recuar de 1,80% para menos de 1,50%. As taxas de juros de mercado estão em patamar baixo, o que deixa a renda variável ainda mais atraente”, afirmou. “Entramos em outra dinâmica, que é de crescimento econômico sem toda aquela preocupação com inflação”.
Desse modo, há uma melhora no panorama geral para mercados emergentes, com investidores com mais apetite ao risco, uma vez que o retorno de títulos ainda é baixo e deve continuar assim por um pouco mais de tempo, e também por impulsionar a procura por produtos não manufaturados.
“Os Banco Centrais estão colocando muito dinheiro na economia. Os tesouros estão bancando pacotes de infraestrutura, mantendo os preços das commodities altos, o que é ótimo para mercados emergentes como o Brasil”, explicou.
Para Miranda, o petróleo, por exemplo, precificado atualmente entre US$ 74 e US$ 75, “se mantém em bons níveis”. Além disso, junho foi marcado também por uma retomada do preço do minério de ferro, apesar de todo o esforço que a China fez para tentar frear a alta dessa commodity.
Apesar de acreditar que a escolha de ações deve afunilar quando o Fed resolver por diminuir a liquidez do mercado, essa mudança, com as recentes notícias, ficou para um horizonte “um pouco mais distante”.
Ruídos no cenário brasileiro
No cenário brasileiro, Miranda aponta que os ruídos com a CPI foram altos durante a semana, mas que diminuíram na sexta, após depoimento de Francisco Maximiano, empresário que intermediou o contrato entre a indiana Bharat Biotech e o governo brasileiro.
Além disso, é necessário acompanhar, por aqui, também os desdobramentos da proposta de reforma tributária que foi encaminhada pelo governo ao Congresso. “Cada vez mais cresce no mercado a tese que podemos ter boas notícias no desenrolar dessa mudança em duas frentes, com a tributação sobre dividendos caindo de 20% para 15% e também a taxação de rendimentos dos fundos imobiliários diminuindo. Pode ser um trigger importante para nossa bolsa”.
Quanto às companhias, Felipe Miranda apontou, como destaque da última semana, o fato de André Jakurski, fundador do JGP Gestão de Recursos, ter reforçado a sua posição em Oi (OIBR3). “Ação tava largada, rasgou na sexta-feira. Para mim, o Jakurski é um dos grandes nomes do mercado brasileiro e ele mostrou sua convicção. Também acho que está barata e está na minha carteira”, disse.
Ele disse, por último, que está de olho, nesta semana, nas prévias das incorporadoras, que devem começar a sair. “Vale muito a pena ficar de olho na Direcional (DIRR3). Acredito que deve vir mais um resultado recorde. O mercado está subestimando o que essa companhia vai entregar”, afirmou.