Não investir no agronegócio é ‘tolice’ diante do potencial de lucros desse mercado para os próximos anos; entenda
Alta dos preços, investimentos tecnológicos e preservação do meio ambiente em alguns lugares do mundo podem fazer esse segmento colocar muito dinheiro no seu bolso do médio ao longo prazo; saiba a melhor forma de se expor ao setor de forma sofisticada com um só clique
Se você ainda não investe no agronegócio brasileiro, está perdendo tempo. Afinal, somos uma das maiores potências globais nesse setor… basta olhar os números para perceber.
Em 2020, as principais economias do mundo tiveram baixas expressivas do Produto Interno Bruto (PIB). O Reino Unido, por exemplo, teve uma queda de 10% frente a 2019. Já o Brasil sofreu uma retração menor, de 4,1%, graças à força do agro no país. Para você ter uma ideia, o segmento subiu 2% enquanto o setor de indústria e serviços caíram em até 4,5%.
Além disso, se torna ainda mais irracional não colocar esse mercado na sua carteira de investimentos diante do que ele representa para o PIB nacional: de cada R$ 100 de riqueza produzida no país, R$ 27 vem do agronegócio.
Para melhorar ainda mais o cenário, tudo indica que estamos diante de um superciclo das commodities: só nos últimos 12 meses, o índice IC-BR, que mostra a evolução dos preços dos bens do agronegócio em reais, subiu cerca de 60%. Mas isso ainda é “fichinha” perto do que essa tese de investimentos representa (conheça a melhor forma de investir neste mercado promissor clicando aqui). Olha só:
- O Brasil responde por metade do comércio global de soja;
- Temos a maior exportação de carne do mundo;
- Somos o segundo maior exportador de grão do planeta;
- Maior exportador de frangos;
CONHEÇA AQUI A MELHOR FORMA DE SE POSICIONAR NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Aliás, o investidor que identificou esse contexto nos últimos cinco anos já colocou um bom dinheiro no bolso. Ações como a da Terra Santa (TESA3), SLC Agrícola (SLCE3) e Kepler Weber (KEPL3) subiram 120%, 175% e 484%, respectivamente, no período.
Claro, lucro passado não é garantia de retorno futuro, e agora novas oportunidades de buscar ganhos expressivos já estão no radar dos investidores daqui em diante. É por isso que o BTG Pactual digital, maior banco de investimentos da América Latina, convida você a baixar um relatório exclusivo e assistir à série Agro: do campo para o seu bolso.
O conteúdo gratuito vai te ajudar a captar as melhores oportunidades do agronegócio daqui em diante, a fim de buscar lucros expressivos nesse mercado (desbloqueie seu acesso aqui).
Antes, se preferir, confira abaixo 3 motivos pelos quais você deve ficar de olho no agronegócio para aumentar a rentabilidade da sua carteira nos próximos anos, segundo os analistas do BTG Pactual digital Álvaro Frasson e Leonardo Paiva.
- Oferta e demanda
Um motivo importante de se colocar na balança na hora de investir no agronegócio é mesmo com a alta das commodities (como as carnes, por exemplo), o volume consumido pela população não costuma apresentar grandes mudanças.
Ou seja, com os preços lá em cima, o agropecuarista segue comercializando seus produtos (oferta) sem oscilações expressivas na demanda em âmbito nacional e global. A China, por exemplo, é a maior parceira comercial do Brasil no agronegócio.
“O consumo elevado de produtos agro por grandes economias nos faz acreditar que o setor seguirá sendo um dos vencedores no futuro, o que possibilitará a continuação da perspectiva de geração de rendimentos elevados nos investimentos atrelados ao agro”, afirmam os analistas do banco.
CONHEÇA AQUI A MELHOR FORMA DE SE POSICIONAR NO AGRONEGÓCIO E APROVEITAR ESSE CENÁRIO PARA AUMENTAR SUAS CHANCES DE MULTIPLICAÇÃO DE PATRIMÔNIO NOS PRÓXIMOS ANOS
- Preservação do meio ambiente
Se você acha que o agronegócio é só carne e grãos, está muito enganado. Está cada vez mais forte nas agendas globais a pauta ambiental. Embora no Brasil ainda não tenhamos isso com tanto rigor, os governos europeus já impuseram regras restritivas a motores a combustão, o que está forçando empresas a repensarem a questão energética.
Diante desse cenário, a soja é um importante insumo para a produção de biocombustíveis.
“Vale destacar que a eleição do democrata Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, após defender uma agenda bastante focada justamente na preservação do meio ambiente, nos faz vislumbrar a manutenção da trajetória de crescimento do uso de insumos agrícolas para produzir combustíveis menos poluentes, o que aumentará a procura neste segmento e, por consequência, aumentará as possibilidades de lucro do investidor”, analisam os especialistas do BTG Pactual digital.
- Tecnologia joga a favor dos investimentos em agro
As empresas ligadas ao agronegócio estão cada vez mais investimento em equipamentos e máquinas mais eficientes para reduzir custos de produção, diminuir qualquer tipo de instabilidade nas produções e, com isso, aumentarem a margem de lucro.
Segundo os analistas do BTG, esse desenvolvimento é comum das últimas décadas, mas tende a acontecer num ritmo ainda maior diante do avanço tecnológico cada vez mais acelerado. “Esse avanço terá reflexo na precificação das empresas do setor”, afirmam.
Tudo isso a um clique de você
Diante de tudo isso que já foi mencionado, é irracional ficar de fora desse mercado. E é ainda mais irracional não se expor a ele de forma SOFISTICADA e DIVERSIFICADA. Pelas plataformas do BTG Pactual digital, você consegue se expor com um único clique às melhores ações, ETFs de commodities agrícolas e contratos futuros, com a gestão de alguns dos analistas e gestores mais qualificados do mercado.
Você pode entender isso melhor clicando aqui. O banco está disponibilizando de graça para você um relatório exclusivo sobre investimentos em agronegócio e a série Agro: do campo para o seu bolso. Você também poderá acessar gratuitamente o Telegram do BTG Pactual digital, com análises e informações sobre o mercado financeiro em tempo real para você.
Todo esse conteúdo será apresentado pelos especialistas do BTG. Para você ter noção da grandiosidade disso, a equipe de research do banco se consagrou como a melhor do país nos últimos três anos.
O time foi eleito o melhor da América Latina em 2018 e 2019 pelo Institutional Investor. E, em 2020, foi a vez da Apimec eleger o BTG como a melhor casa de análise de valores mobiliários. Tem certeza de que não quer essa expertise para os seus investimentos? Antes de decidir, conheça. Basta clicar neste link ou na frase abaixo.