BTG Pactual digital responde: é um bom momento para investir em renda fixa
Com a Taxa SELIC em tendência de alta e chamando atenção dos investidores, as perguntas “será que é hora de investir em renda fixa?” e “no que investir em renda fixa?” começam a surgir em conversas de pessoas interessadas em fazer o dinheiro render.
Com a Taxa SELIC em tendência de alta e chamando atenção dos investidores, as perguntas “será que é hora de investir em renda fixa?” e “no que investir em renda fixa?” começam a surgir em conversas de pessoas interessadas em fazer o dinheiro render.
Evidente que a diversificação em Renda Fixa é sempre recomendada para os investidores, sendo que a classe de ativos pode ser encontrada nas carteiras recomendadas de todos os perfis de investimento – desde conservadores até arrojados que buscam não só apenas proteção de capital, mas também rendimentos com previsibilidade.
Com a alta da taxa Selic os investimentos atrelados a CDI passam a ser mais rentáveis, e neste momento os prêmios oferecidos nestes ativos ainda se encontram elevados, favorecendo a composição da parcela destinada a reserva de emergência e a composição da carteira com retornos atrativos médio e longo prazo.
Em síntese, a renda fixa é o único produto que você consegue fazer planos. Independente dos juros subindo ou caindo, já você pode escolher o prazo e como quer se remunerar (pré, pós ou protegido pela inflação). Quando ela está mais atrativa, entendemos que ao montar uma carteira diversificada, talvez nesses momentos a renda fixa tenha uma fatia maior da pizza da sua alocação.
Por que agora é um bom momento para alocar em renda fixa?
Em 2020 a SELIC atingiu o patamar mais baixo em anos, o que resultou na elevação dos prêmios oferecidos pelos títulos atrelados a CDI. Com o avanço da inflação iniciou-se um ciclo de alta da SELIC, neste cenário os instrumentos de renda fixa apresentam uma oportunidade para os investidores agregarem ativos mais defensivo as suas carteiras, ainda aproveitando os prêmios historicamente mais atrativos encontrados nos ativos atrelados a CDI, enquanto ativos atrelados ao IPCA+ agregam proteção, defendendo o ganho real do seu portfólio.
Os produtos pós fixados, que tendem a ter um risco ainda menor (pois quase não tem risco de mercado), como por exemplo um CDB de liquidez diária (produto dos mais simples e que menos remuneraria o investidor) ficam com retornos nominais melhores, pois estão atrelados ao comportamento da SELIC (através do % do CDI) e com esse indicador subindo o retorno nominal do investidor sobe também.
Qual a vantagem mais importante para investir em renda fixa?
A vantagem mais importante de manter uma parte de seu portfólio em renda fixa além da diversificação, é segurança, pois é possível ter cobertura pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para alguns produtos, a previsibilidade do rendimento, a liquidez e poder se blindar contra a inflação, garantindo ganho acima dela em determinados produtos.