Imposto de renda: Tenho direito a mais de uma parcela isenta para aposentadorias?
A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro.
O Seu Dinheiro respondeu às dúvidas de leitores que participam do projeto do Guia Definitivo do Imposto de Renda. Veja a seguir uma resposta parcela isenta da aposentadoria:
"Completei 65 anos em novembro do ano passado e recebo três rendas previdenciárias. Duas do INSS, de aposentadoria e pensão, e uma pensão de previdência privada. O INSS considerou no informe de rendimentos, uma parcela isenta de R$ 5.711,94 em cada um dos benefícios, referente a três meses. A previdência privada teve todo o rendimento considerado tributável. Posso indicar as duas parcelas isentas e incluir a de previdência privada, ou declaro apenas uma parcela, mesmo que a soma das três parcelas isentas seja inferior ao limite anual de isenção? Tenho direito a uma parcela isenta para cada uma?"
Não, você só tem direito a uma parcela isenta, referente a um único benefício, no valor de R$ 5.711,94, proporcional a três meses de benefício após completar 65 anos.
Veja como declarar Previdência Social no IR 2021.
Acompanhe a resposta para esta dúvida a partir do minuto 46:46 do vídeo da live sobre o imposto de renda 2020.
- PRECISA DE AJUDA COM O IR2021? Conheça o Guia do IR 2021, com todas as resposta para você fazer a sua declaração pagando o mínimo de imposto possível