Ainda não declarou o Imposto de Renda 2021? Veja as principais dicas para pagar menos imposto nessa reta final
O prazo para a declaração do IR vai até 31 de maio. Se você ainda não declarou, ainda dá tempo de fazer isso em tempo recorde e pagando muito menos imposto. Conheça esse método e saiba como:
Já estamos no meio do mês de maio, o que significa que faltam poucos dias para entregar a declaração do Imposto de Renda de 2021.
Se você ainda não preencheu o documento até agora, é bem provável que você só receba sua restituição nos lotes finais (o último está previsto para o dia 30 de setembro). Agora, não adianta chorar pelo leite derramado.
Mas também não te julgo: lidar com o leão da Receita não é tarefa fácil, e pode gerar certa indisposição. Estou ciente de que fazer o levantamento de todos os gastos, plano de saúde, colégio dos filhos, carro e investimentos em bolsa pode ser muito trabalhoso.
E é justamente por isso que eu vim aqui te apresentar um método que pode te ajudar a preencher sua declaração em tempo recorde, sem precisar de ninguém e pagando menos imposto (confira aqui o melhor método para declarar o IR).
É rápido, fácil e definitivamente mais barato do que você pagaria a um contador para fazer esse trabalho por você. E aqui também está a cereja do bolo: esse método vai te mostrar as estratégias legais para que você tenha chances de aumentar o valor da sua restituição e ganhar uma bolada no final do ano.
Estou falando aqui de oito, nove, dez mil reais, por exemplo. Imagino que você gostaria de receber esse dinheirinho extra, caindo na sua conta em setembro. Estou certa? Você pode conferir os felizardos que receberam um valor semelhante a esse clicando no botão abaixo.
Eu entendo que nessa reta final de declarar o IR, você não tem tempo a perder. E imagino que possam surgir algumas dúvidas de como declarar cada coisa. Por exemplo, nem sempre adicionar dependentes pode contribuir para o quanto você vai receber da Receita. Ao mesmo tempo, um único dado pode mudar todo o jogo.
Quer um exemplo? Confira o caso abaixo e veja como apenas um benefício fiscal pode entregar retorno significativo:
Nesse caso, com apenas um ajuste na declaração, você pode ter um retorno de R$3.300, como aconteceu acima, devido ao acréscimo do PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) na declaração.
É sempre bom lembrar que o valor da restituição vai depender da situação financeira de cada um. Quem sabe declarar o IR corretamente, sem inconsistências e aproveitando todas as oportunidades para pagar menos imposto, pode ter vantagens financeiras de patamar semelhante.
E é isso que a jornalista do Seu Dinheiro Júlia Wiltgen quer te ensinar: o passo a passo para pagar menos e receber mais. A seguir, te conto mais sobre isso.
PREENCHA SEU IR DE FORMA SIMPLES E RÁPIDA COM AS RECOMENDAÇÕES DE JÚLIA WILTGEN (E TENHA CHANCES DE GANHAR MAIS DE R$8 MIL DE RESTITUIÇÃO)
As principais dicas para preencher seu IR, ganhar mais e pagar menos
A Júlia, minha colega aqui no Seu Dinheiro, quer te dar a oportunidade de aprender tudo que você precisa para declarar seu imposto de renda nessas últimas semanas de maio, sem inconsistências. E claro, não ser pego na malha fina.
Júlia Wiltgen, repórter do Seu Dinheiro
Se você não conhece a repórter, ela acompanha esse tema há anos. Já pesquisou e escreveu muito sobre o assunto, consultou fontes oficiais e entrevistou grandes tributaristas especializados em Imposto de Renda. E agora, a jornalista reúne sua experiência acumulada no Guia Definitivo do Imposto de Renda 2021 (clicando aqui, o Guia 2021 sai de graça para você).
O Guia oferece mais de 30 tutoriais em vídeo para te ajudar a declarar as mais diversas situações que você pode ter que lidar.
Veja abaixo o cronograma completo do Guia de Imposto de Renda:
- Regras do IR 2021: um panorama do programa da Receita Federal, as novidades deste ano e quem precisa declarar
- Quem pode ser seu dependente e como declará-los
- Como declarar pensão alimentícia paga e recebida
- Quais são os gastos dedutíveis e como informá-lo
- Como declarar aposentadoria e pensão da Previdência Social
- Como declarar aluguéis pagos e recebidos
- Como declarar empréstimos e financiamentos
- Como declarar a posse, compra, venda e doação de veículos
- Como declarar a posse, compra, venda e doação de imóveis
- Como declarar como autônomo e MEI
- Tributação em renda fixa
- Perguntas e respostas - renda Fixa
- Como declarar renda fixa na prática
- Tributação em ações
- Como emitir um DARF de ações
- Perguntas e respostas - ações
- Como declarar ações na prática
- Tributação de fundos imobiliários
- Perguntas e respostas - FIIs
- Como declarar fundos imobiliários na prática
- Tributação de fundos de investimento
- Perguntas e respostas - fundos de investimento
- Como declarar fundos de investimento na prática
- Tributação de opções
- Perguntas e respostas - opções
- Como declarar opções na prática
- Tributação de ETFs
- Perguntas e respostas - ETFs
- Como declarar ETFs de renda fixa na prática
- Como declarar ETFs de ações na prática
- Perguntas e respostas - previdência privada
- Como declarar previdência privada na prática
- Como declarar criptomoedas
- Como retificar a declaração
- Como pagar o Imposto de Renda
- Como recolher IR em atraso sob rendimentos sujeitos a carnê leão
O curso também tem três bônus exclusivos:
- Ebook O Guia Definitivo do IR2021, com as principais informações para preencher a declaração
- 117 perguntas e respostas sobre o IR: respondemos dúvidas reais de leitores do Seu Dinheiro com a ajuda de advogados tributaristas. São questões bem específicas, complementares ao conteúdo dos vídeos.
- Planilha auxiliar de investimentos: é um arquivo em Excel que ajudará você a calcular o seu imposto a pagar nos seus investimentos.
Você vai ver que lidar com o leão pode ser mais fácil do que imagina. Participando do Guia do IR uma vez, você certamente estará aprendendo um conteúdo que será útil todos os anos, para o resto da vida.
Quem também auxilia a Júlia nesse curso é o Richard Camargo, analista da Empiricus, a maior casa de análise do Brasil. O Richard ministra as aulas de como declarar os seus investimentos, sejam eles em renda fixa, variável ou até mesmo criptomoedas.
Se eu fosse você, não começaria sua declaração do imposto de renda antes de conferir esse vídeo. As chances de você aumentar sua restituição são grandes, e você pode fazer isso sem compromisso algum.
Além de um Guia para te ajudar a declarar o Imposto de Renda, a Júlia também traz um projeto de vida para você conseguir mais dinheiro na sua conta. Mas isso eu vou deixar ela mesma te contar. É só clicar no botão abaixo para conhecer todos os detalhes do projeto: