Variante delta, falta de suprimentos e escassez de mão de obra desaceleraram crescimento dos EUA
Documento compilado pelo Fed também aponta para manutenção da alta dos preços pelos próximos meses
O avanço da variante delta do novo coronavírus, a falta de suprimentos e a escassez de mão de obra fizeram com que o crescimento econômico dos Estados Unidos perdesse força entre o início de julho e o mês de agosto, desacelerando para um ritmo moderado. As informações constam da mais recente edição do Livro Bege, divulgado na tarde de hoje pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
De acordo com o Livro Bege, a desaceleração da atividade econômica no período pode ser atribuída, em grande parte, a uma retração nas atividades de restaurantes, viagens e turismo na maioria dos distritos analisados. Tal retração, prossegue o Fed, seria um reflexo das preocupações devido ao avanço da variante delta do coronavírus e, em alguns casos, às restrições a viagens internacionais.
Além disso, também foram citados impactos de problemas nas cadeias de produção, incluindo escassez de materiais e trabalhadores, com destaque para o setor automotivo.
Emprego cresce, mas escassez da mão de obra persiste e eleva salários
O crescimento do emprego continua a se fortalecer em todos os distritos dos Estados Unidos, aponta o Livro Bege, documento que embasa as decisões de política monetária do banco central dos EUA.
O ritmo de criação de postos de trabalho passou de leve a forte no intervalo entre julho e agosto.
A demanda por trabalhadores continua a ganhar força, mas todos os distritos notaram ampla escassez de mão de obra. A situação restringe o avanço do emprego e, "em muitos casos", dificulta a atividade empresarial, observa o documento. Para atrair funcionários, empresas passaram a aumentar salários, adotar bônus, treinamentos e flexibilidade.
Vários distritos notaram ganhos salariais particularmente "intensos" entre os trabalhadores com salários mais baixos.
Ao mesmo tempo, alguns distritos observaram que o retorno ao trabalho presencial foi adiado por conta do avanço da cepa delta do coronavírus.
Empresas antecipam altas significativas nos preços de venda
Alguns distritos relataram que as empresas estão achando mais fácil repassar os aumentos de custos por meio de preços mais altos, afirma o Livro Bege.
A falta de recursos generalizada tem pressionado os preços e várias empresas têm informado problemas para obter seus principais insumos, detalha o documento.
A maioria dos distritos americanos notou um aumento substancial no custo de metais e produtos à base de metal, frete e serviços de transporte, e em materiais de construção.
O Livro Bege ainda mostrou que a inflação deve permanecer elevada, uma vez que metade dos distritos vê o ritmo de preços como forte e a outra metade, como moderado.