BTG lança SPXB11, ETF que segue o S&P 500, ampliando possibilidade de exposição ao EUA
S&P 500 é uma carteira teórica das 500 ações mais representativas e negociadas na Bolsa de Nova York e na Nasdaq, com um patrimônio em torno de US$ 20 trilhões; mercado brasileiro já oferece ETFs que usam a mesma referência
O BTG Pactual está autorizado a lançar no mercado a partir de segunda-feira (20) um novo fundo de índice (ETF) que segue o S&P 500, principal índice referência do mercado norte-americano: o BTG S&P 500, com o código SPXB11.
O documento disponibilizado pela B3 que torna pública a autorização para a negociação do produto não informa taxas. Esta matéria será atualizada.
O SPXB11 tem autorização para ser negociado uma semana depois de o banco lançar o BTG Pactual SMLL, que segue o desempenho do índice de small caps da B3.
O mercado brasileiro já oferece ETFs que usam o S&P 500 como referência: o IVVB11, administrado pelo Citibank e gerenciado pela BlackRock, e o SPXI11, do Itaú Unibanco.
O S&P 500 é uma carteira teórica das 500 ações mais representativas e negociadas na Bolsa de Nova York e na Nasdaq, com um patrimônio em torno de US$ 20 trilhões.
Nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 31%, enquanto o Ibovespa sobe 13%.
ETFs: praticidade e baixo custo
Os ETFs que seguem o índice americano são uma forma prática e de baixo custo de o investidor se expor a esse mercado e ampliar a diversificação da carteira.
Esse tipo de produto, incluindo aqueles que tem as mais variadas referências, tem ganhado força em meio a um aumento dos investidores pessoa física no Brasil.
Quase metade dos mais de 40 fundos existentes no mercado local foram lançados no ano passado. No entanto, os fundos de índice ainda estão presentes em apenas 0,6% das carteiras dos investidores, contra 18% em mercados desenvolvidos.