🔴 ONDE INVESTIR EM ABRIL? CONFIRA +30 RECOMENDAÇÕES DE GRAÇA – ACESSE AQUI

Lata velha contra a inflação? Por que comprar um carro não é investimento — e como se proteger da alta de preços

Se sua ideia é aproveitar a alta recente para comprar carros como forma de proteger o seu patrimônio contra a inflação, é melhor mudar de ideia antes que se arrependa

25 de junho de 2021
5:59 - atualizado às 12:48
carros, desconto e dinheiro | IPVA
Imagem: Shutterstock

Desde muito criança, em quase todas as reuniões de família, eu sempre escutava algum parente orgulhoso, exaltando o ótimo "investimento" que havia feito ao comprar o último carro lançado pela Ford, Chevrolet, Fiat ou Volks (naquela época não tínhamos a infinidade de marcas que temos hoje).

O engraçado é que quando somos crianças engolimos algumas coisas que nossos parentes dizem sem qualquer senso crítico. A ideia do carro como um investimento certamente foi uma dessas "sabedorias" que carreguei comigo durante muito tempo, até descobrir na Bolsa e no Tesouro Direto o que eram os investimentos de verdade.

Não e não

Em qualquer que seja o investimento, estamos dispostos a colocar o nosso dinheiro em um ativo em troca:

  • do recebimento de rendimentos ocasionais e/ou;
  • de uma eventual valorização do ativo que nos dê a possibilidade de vendê-lo com lucro no futuro.

Quando compramos ações, nos colocamos na possibilidade de vender o ativo mais caro no futuro e ainda nos tornamos elegíveis para receber dividendos nesse meio tempo. 

Da mesma forma, quando colocamos nosso dinheiro em títulos do tesouro, passamos a receber rendimentos até o vencimento e, de quebra, ainda podemos ter um lucro caso o movimento da taxa de juros nos ajude.

Agora, compare os dois investimentos acima com o "investimento" em um carro: 

Leia Também

Pergunta número 1: carros trazem rendimentos mensais ou anuais para os seus donos?

Não mesmo! Na verdade, carros trazem muitas despesas com impostos, manutenção e, se você assumiu um financiamento, ainda tem as enormes despesas com juros. 

Agora a pergunta número 2: carros se valorizam para serem vendidos com lucro no futuro?

Mais uma vez, não! Você sabe que todo carro, principalmente os mais novos, tendem a perder valor ano após ano depois de saírem da concessionária.

Se um ativo te dá um monte de despesa e ainda tem desvalorização garantida, como esse negócio pode ser considerado um investimento?

Más lembranças

Mas eu não vou ser tão injusto. Existem motivos para os brasileiros considerarem o carro como um investimento. 

É porque houve uma época (anos 80 e primeira metade dos anos 90) na qual o carro realmente tinha uma daquelas características de investimento mencionadas acima. 

Aqueles que deixassem o dinheiro no banco, corriam o risco de ter a grana confiscada pelo governo. 

Os que guardassem debaixo do colchão, veriam o dinheiro se desvalorizar brutalmente por causa da hiperinflação. 

Comprar um carro que se valorizava mensalmente por causa da enorme inflação era uma forma de "aplicar" dinheiro em algo que poderia ser vendido por um valor maior no futuro.

Carro não voltou a ser investimento

Eu tenho certeza que você está sentindo no bolso como o preço de quase tudo está subindo loucamente nos últimos 12 meses. 

As contas de energia, de gás, as compras de supermercado, enfim, tudo (menos o seu salário) disparou depois do início da pandemia.

E como você também já deve ter visto, o preço dos carros usados catapultou nos últimos meses, aumentando ainda mais aquela sensação de que comprar um carro é uma ótima forma de investimento.

Apenas para exemplificar, eu peguei a variação do preço de um modelo Volkswagen Gol 2017 desde junho do ano passado, mas o mesmo tem acontecido com praticamente todos os veículos no mercado: 

Fonte: Fipe

Esses 13% de valorização em 2021 é melhor do que muito investimento por aí!

Mas será que isso é suficiente para inserir os carros na categoria "investimentos" novamente?

Temos de tentar entender o que provocou esse movimento e se essas condições vão se manter no futuro.

Esse aumento nos preços dos veículos é resultado principalmente da alta de preços de commodities (como o aço) e do dólar, somados à interrupção na produção das fábricas por causa das ondas de covid-19 e à falta de materiais cruciais no processo de produção (como os chips).

Mas apesar dessa tempestade perfeita ter ajudado a elevar o preço dos veículos nos últimos meses, tudo indica que esses problemas são temporários e serão resolvidos em breve. Ou seja, tudo indica que logo logo voltaremos a ver os preços de carros usados caindo anualmente como de costume. 

Se a sua ideia é comprar um carro neste momento por questões de comodidade ou para realizar um sonho, vá em frente!

Mas se a sua ideia é aproveitar a alta recente para comprar carros como forma de proteger o seu patrimônio contra a inflação, é melhor mudar de ideia antes que se arrependa.

Leia também:

Temos alternativas melhores

Ainda é difícil saber até quando os efeitos da pandemia vão influenciar a dinâmica de oferta e demanda e pressionar os preços de itens básicos do dia-a-dia para cima.

Mas diferente dos nossos pais, tios e avós que precisavam se virar com o que tinham ao seu alcance para tentar se proteger de possíveis riscos inflacionários, hoje nós temos à nossa disposição investimentos (de verdade) capazes de nos proteger da alta de preços e ainda nos oferecer ganhos e rendimentos reais mesmo em períodos de inflação elevada. 

Por exemplo, o Tesouro IPCA 2035, título que oferece rendimentos protegidos contra a inflação, está propiciando aos seus compradores as melhores taxas desde o estouro da pandemia: IPCA + 4,2% ao ano, um ótimo patamar. 

Fonte: Tesouro Direto

Além dessa, existem muitas oportunidades de proteger seu poder de compra e ainda obter lucros no setor de transmissão de energia elétrica, por exemplo, cujas companhias possuem receita atrelada à inflação e ainda costumam pagar ótimos dividendos.

Pensando nesse tipo de objetivo, o Felipe Miranda resolveu montar uma carteira focada em ativos que protegem seu poder de compra: é o que ele chama de Kit Anti-Inflação.

Além de oportunidades na renda fixa (como o Tesouro IPCA 2035) e no setor de transmissão, ele ainda traz uma série de companhias que atuam nos segmentos de consumo e commodities, além de um combo de fundos imobiliários, todos capazes de repassar o aumento de preços, te proteger de uma eventual escalada inflacionária e que ainda negociam por bons preços para te oferecer ganho de capital.

Se quiser conferir mais sobre essa seleção, deixo aqui o convite

Um grande abraço e até a próxima!

Aliás, você pode guardar este post no seu Instagram! Fizemos um post com os comentários do Ruy Hungria. Siga a gente por lá e fique por dentro de análises, notícias e insights de investimentos:

https://www.instagram.com/p/CQjCx5jhQyg/

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
AÇÕES EM QUEDA FORTE

Natura &Co é avaliada em mais de R$ 15 bilhões, em mais um passo no processo de reestruturação — ações caem 27% no ano

1 de abril de 2025 - 17:29

No processo de simplificação corporativa após massacre na bolsa, Natura &Co divulgou a avaliação do patrimônio líquido da empresa

conteúdo EQI

Dólar dispara com novas ameaças comerciais de Trump: veja como buscar lucros de até dólar +10% ao ano nesse cenário

1 de abril de 2025 - 12:00

O tarifaço promovido por Donald Trump, presidente dos EUA, levou o dólar a R$ 5,76 na última semana – mas há como buscar lucros nesse cenário; veja como

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Em busca de proteção: Ibovespa tenta aproveitar melhora das bolsas internacionais na véspera do ‘Dia D’ de Donald Trump

1 de abril de 2025 - 8:13

Depois de terminar março entre os melhores investimentos do mês, Ibovespa se prepara para nova rodada da guerra comercial de Trump

BALANÇO DO MÊS

Tarifaço de Trump aciona modo cautela e faz do ouro um dos melhores investimentos de março; IFIX e Ibovespa fecham o pódio

31 de março de 2025 - 19:08

Mudanças nos Estados Unidos também impulsionam a renda variável brasileira, com estrangeiros voltando a olhar para os mercados emergentes em meio às incertezas na terra do Tio Sam

BULL & BRISKET MARKET

Trump Media estreia na NYSE Texas, mas nova bolsa ainda deve enfrentar desafios para se consolidar no estado

31 de março de 2025 - 18:50

Analistas da Bloomberg veem o movimento da empresa de mídia de Donald Trump mais como simbólico do que prático, já que ela vai seguir com sua listagem primária na Nasdaq

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Vale tudo na bolsa? Ibovespa chega ao último pregão de março com forte valorização no mês, mas de olho na guerra comercial de Trump

31 de março de 2025 - 8:18

O presidente dos Estados Unidos pretende anunciar na quarta-feira a imposição do que chama de tarifas “recíprocas”

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Payroll, balança comercial e PMIs globais marcam a semana de despedida da temporada de balanços

31 de março de 2025 - 7:03

Com o fim de março, a temporada de balanços se despede, e o início de abril chama atenção do mercado brasileiro para o relatório de emprego dos EUA, além do IGP-DI, do IPC-Fipe e de diversos outros indicadores

conteúdo EQI

Protege contra a inflação e pode deixar a Selic ‘no chinelo’: conheça o ativo com retorno-alvo de até 18% ao ano e livre de Imposto de Renda

30 de março de 2025 - 8:00

Investimento garimpado pela EQI Investimentos pode ser “chave” para lucrar com o atual cenário inflacionário no Brasil; veja qual é

ALTA VOLTAGEM

Raros eletrificados registrados no Brasil: luxo e exclusividade na tomada

29 de março de 2025 - 8:31

Elétricos e híbridos Cadillac, Lincoln, Rolls-Royce e Bentley são exemplares quase exclusivos que se juntam aos Teslas no Brasil

MERCADOS HOJE

Nova York em queda livre: o dado que provoca estrago nas bolsas e faz o dólar valer mais antes das temidas tarifas de Trump

28 de março de 2025 - 14:15

Por aqui, o Ibovespa operou com queda superior a 1% no início da tarde desta sexta-feira (28), enquanto o dólar teve valorização moderada em relação ao real

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem tudo é verdade: Ibovespa reage a balanços e dados de emprego em dia de PCE nos EUA

28 de março de 2025 - 8:04

O PCE, como é conhecido o índice de gastos com consumo pessoal nos EUA, é o dado de inflação preferido do Fed para pautar sua política monetária

SEXTOU COM O RUY

Não existe almoço grátis no mercado financeiro: verdades e mentiras que te contam sobre diversificação

28 de março de 2025 - 6:11

A diversificação é uma arma importante para qualquer investidor: ajuda a diluir os riscos e aumenta as chances de você ter na carteira um ativo vencedor, mas essa estratégia não é gratuita

EFEITO COLATERAL

Tarifas de Trump derrubam montadoras mundo afora — Tesla se dá bem e ações sobem mais de 3%

27 de março de 2025 - 16:38

O presidente norte-americano anunciou taxas de 25% sobre todos os carros importados pelos EUA; entenda os motivos que fazem os papéis de companhias na América do Norte, na Europa e na Ásia recuarem hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo

27 de março de 2025 - 8:20

Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Buy the dip, e leve um hedge de brinde

26 de março de 2025 - 19:58

Para o investidor brasileiro, o “buy the dip” não só sustenta uma razão própria como pode funcionar também como instrumento de diversificação, especialmente quando associado às tecnologias de ponta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ato falho relevante: Ibovespa tenta manter tom positivo em meio a incertezas com tarifas ‘recíprocas’ de Trump

26 de março de 2025 - 8:22

Na véspera, teor da ata do Copom animou os investidores brasileiros, que fizeram a bolsa subir e o dólar cair

conteúdo EQI

Dólar atinge o menor patamar desde novembro de 2024: veja como buscar lucros com a oscilação da moeda

26 de março de 2025 - 8:00

A recente queda do dólar pode abrir oportunidades estratégicas para investidores atentos; descubra uma forma inteligente de expor seu capital neste momento

DESTAQUES DA BOLSA

É hora de comprar a líder do Ibovespa hoje: Vamos (VAMO3) dispara mais de 17% após dados do 4T24 e banco diz que ação está barata

25 de março de 2025 - 12:42

A companhia apresentou os primeiros resultados trimestrais após a cisão dos negócios de locação e concessionária e apresenta lucro acima das projeções

TÁ NA ATA

Sem sinal de leniência: Copom de Galípolo mantém tom duro na ata, anima a bolsa e enfraquece o dólar

25 de março de 2025 - 12:10

Copom reitera compromisso com a convergência da inflação para a meta e adverte que os juros podem ficar mais altos por mais tempo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cuidado com a cabeça: Ibovespa tenta recuperação enquanto investidores repercutem ata do Copom

25 de março de 2025 - 8:13

Ibovespa caiu 0,77% na segunda-feira, mas acumula alta de quase 7% no que vai de março diante das perspectivas para os juros

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar