🔴 QUER INVESTIR NAS MELHORES CRIPTOMOEDAS DO MOMENTO? SAIBA COMO CLICANDO AQUI

Um laço para arrematar as pontas soltas do ano

18 de dezembro de 2021
10:54 - atualizado às 19:04
Papai Noel observa gráfico de alta

O recesso de fim de ano está oficialmente começando. É claro que muita gente ainda trabalha nas próximas duas semanas, mas é fato que os escritórios ficarão bem mais “parados” nessa reta final, com a maioria das pessoas com a cabeça nas festas, enquanto os destinos turísticos vão ficando mais agitados.

Mas o mercado e as movimentações corporativas não param - consequentemente, a redação do Seu Dinheiro também não, embora a gente entre em um esquema de plantão, com uma escala de trabalho diferenciada.

Os pregões nas bolsas nem sempre são muito agitados, mas esse é um período em que os grandes investidores, como os fundos de investimento, ainda buscam maneiras de fechar bem o ano em termos de rentabilidade.

Muita gente também aproveita a época para rever suas carteiras e investir os bônus e o 13º salário, ou mesmo planejar aportes na previdência privada.

E, nas empresas brasileiras, vemos um festival de anúncios de distribuição de dividendos, correria para o fechamento do ano fiscal, trocas de altos executivos e algumas movimentações acionárias - sempre rola uma ou outra fusão ou aquisição anunciada no apagar das luzes do ano que termina.

Nós aqui no Seu Dinheiro continuaremos atentos a tudo, inclusive trazendo para você o balanço do desempenho dos investimentos no ano e as perspectivas para 2022.

Leia Também

Na última semana, vimos o mercado, as empresas e mesmo os órgãos reguladores dando alguns arremates pré-recesso, os retoques finais em questões que ainda estavam pendentes.

Os mercados reagiram às últimas decisões de juros feitas pelos bancos centrais neste ano de 2021, demonstrando certo alívio com a postura aparentemente mais dura adotada pelo Federal Reserve, o banco central americano, contra a inflação.

Nesta matéria superdidática, a Carolina Gama dá todos os detalhes da decisão do Fed, mostra qual a expectativa para os próximos passos da autoridade monetária e explica os efeitos da política da instituição nos seus investimentos.

No noticiário corporativo, vimos a aprovação, pelo Cade, das fusões entre Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3) e de Hapvida (HAPV3) e NotreDame Intermédica (GNDI3), esta última surpreendentemente sem qualquer restrição.

Finalmente, tivemos também uma série de anúncios de distribuição de dividendos pelas companhias com ações negociadas na bolsa brasileira: Usiminas, Telefônica, Itaúsa, Weg, TIM, Banco Pan, BTG, Marfrig… a lista é longa, e em muitos desses processos, ainda dá tempo de virar acionista e receber os proventos. Você pode ver todos os anúncios recentes de pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio neste link.

A seguir, confira algumas das principais reportagens do Seu Dinheiro publicadas na última semana:

1. Pressão sobre o dólar

Apesar de os mercados terem reagido bem à decisão do Fed num primeiro momento, o Ibovespa não conseguiu sustentar a alta e acumulou uma baixa de 0,52% na semana, indo aos 107.200 pontos. O dólar à vista, por sua vez, fechou a semana com alta acumulada de 1,26%, a R$ 5,6850, pressionado pela perspectiva de aperto monetário nos EUA, o que tende a valorizar a moeda americana. Veja como foi o desempenho dos mercados ontem, além de um resumo da semana, na matéria da Jasmine Olga.

2. Onde investir o 13º - parte 2

Na próxima segunda-feira (20), quem trabalha com carteira assinada vai finalmente receber a segunda parcela do 13º salário. Se você ainda não decidiu onde vai investir o seu benefício deste ano, a Larissa Vitória publicou, na última semana, uma matéria com dicas de onde colocar essa grana caso você seja um investidor mais arrojado. Vale a pena conferir!

3. Pizza de frango assado (ou frito)

Os restaurantes, especialmente aqueles localizados em shopping centers, estiveram entre as empresas mais afetadas pela pandemia de covid-19. E a IMC, dona de marcas como Pizza Hut, Frango Assado e KFC, além de atuar com o fornecimento de alimentação para voos comerciais, sentiu na pele - e nas ações - o impacto do “fique em casa”.

Mas agora, os resultados da companhia, negociada na B3 sob o código MEAL3, já começam a revelar uma virada na mesa, relacionada à reabertura e a uma mudança de estratégia, e que ainda não parece estar refletida no preço das ações. O Victor Aguiar fez uma entrevista exclusiva com Alexandre Santoro, o CEO da IMC, que você confere aqui.

4. A ‘pegadinha’ dos melhores FIIs do ano

Os fundos de recebíveis imobiliários (CRIs) são os melhores fundos imobiliários de 2021, sendo os únicos que se salvaram nessa classe de ativos. Devido à alta dos juros e à inflação pressionada, esses fundos, que investem em papéis indexados ao CDI e ao IPCA, têm pago remunerações gordas e atraído os investidores, o que também os leva à valorização.

No entanto, existe uma espécie de “pegadinha” na forma como esses fundos remuneram seus cotistas e informam a sua rentabilidade. Não é nada antiético ou ilegal, mas é algo a que o investidor deveria estar atento antes de mergulhar de cabeça num produto desses, atraído pelos altos rendimentos. O Caio Araujo, analista de FII da Empiricus e colunista do Seu Dinheiro, explicou a questão na sua coluna desta semana, vale a pena ler!

5. Uma ação para todos os climas

Na última semana, a Eneva (ENEV3), que atua na geração de energia termelétrica, anunciou a aquisição da Focus Energia (POWE3), especializada em geração de energia solar, por R$ 960 milhões. A Eneva é uma das empresas preferidas do nosso colunista Ruy Hungria na bolsa, que a considera uma ótima ação para se ter na carteira para enfrentar qualquer cenário. Neste texto, ele explica por que e faz uma análise do negócio, que diversifica a atuação da companhia.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Prazo de validade: Ibovespa tenta acompanhar correção das bolsas internacionais, mas ainda há um Trump no meio do caminho

8 de abril de 2025 - 8:15

Bolsas recuperam-se parcialmente das perdas dos últimos dias, mas ameaça de Trump à China coloca em risco a continuidade desse movimento

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um café e um pão na chapa na bolsa: Ibovespa tenta continuar escapando de Trump em dia de payroll e Powell

4 de abril de 2025 - 8:16

Mercados internacionais continuam reagindo negativamente a Trump; Ibovespa passou incólume ontem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trump Day: Mesmo com Brasil ‘poupado’ na guerra comercial, Ibovespa fica a reboque em sangria das bolsas internacionais

3 de abril de 2025 - 8:14

Mercados internacionais reagem em forte queda ao tarifaço amplo, geral e irrestrito imposto por Trump aos parceiros comerciais dos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trump-palooza: Alta tensão com tarifaço dos EUA força cautela nas bolsas internacionais e afeta Ibovespa

2 de abril de 2025 - 8:13

Donald Trump vai detalhar no fim da tarde de hoje o que chama de tarifas “recíprocas” contra países que “maltratam” os EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Em busca de proteção: Ibovespa tenta aproveitar melhora das bolsas internacionais na véspera do ‘Dia D’ de Donald Trump

1 de abril de 2025 - 8:13

Depois de terminar março entre os melhores investimentos do mês, Ibovespa se prepara para nova rodada da guerra comercial de Trump

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Vale tudo na bolsa? Ibovespa chega ao último pregão de março com forte valorização no mês, mas de olho na guerra comercial de Trump

31 de março de 2025 - 8:18

O presidente dos Estados Unidos pretende anunciar na quarta-feira a imposição do que chama de tarifas “recíprocas”

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem tudo é verdade: Ibovespa reage a balanços e dados de emprego em dia de PCE nos EUA

28 de março de 2025 - 8:04

O PCE, como é conhecido o índice de gastos com consumo pessoal nos EUA, é o dado de inflação preferido do Fed para pautar sua política monetária

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo

27 de março de 2025 - 8:20

Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ato falho relevante: Ibovespa tenta manter tom positivo em meio a incertezas com tarifas ‘recíprocas’ de Trump

26 de março de 2025 - 8:22

Na véspera, teor da ata do Copom animou os investidores brasileiros, que fizeram a bolsa subir e o dólar cair

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cuidado com a cabeça: Ibovespa tenta recuperação enquanto investidores repercutem ata do Copom

25 de março de 2025 - 8:13

Ibovespa caiu 0,77% na segunda-feira, mas acumula alta de quase 7% no que vai de março diante das perspectivas para os juros

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Eles perderam a fofura? Ibovespa luta contra agenda movimentada para continuar renovando as máximas do ano

24 de março de 2025 - 8:05

Ata do Copom, balanços e prévia da inflação disputam espaço com números sobre a economia dos EUA nos próximos dias

BOMBOU NO SD

Bolão fatura sozinho a Mega-Sena, a resposta da XP às acusações de esquema de pirâmide e renda fixa mais rentável: as mais lidas da semana no Seu Dinheiro

22 de março de 2025 - 17:01

Loterias da Caixa Econômica foram destaque no Seu Dinheiro, mas outros assuntos dividiram a atenção dos leitores; veja as matérias mais lidas dos últimos dias

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não fique aí esperando: Agenda fraca deixa Ibovespa a reboque do exterior e da temporada de balanços

21 de março de 2025 - 8:21

Ibovespa interrompeu na quinta-feira uma sequência de seis pregões em alta; movimento é visto como correção

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ainda sobe antes de cair: Ibovespa tenta emplacar mais uma alta após decisões do Fed e do Copom

20 de março de 2025 - 8:18

Copom elevou os juros por aqui e Fed manteve a taxa básica inalterada nos EUA durante a Super Quarta dos bancos centrais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De volta à Terra: Ibovespa tenta manter boa sequência na Super Quarta dos bancos centrais

19 de março de 2025 - 8:35

Em momentos diferentes, Copom e Fed decidem hoje os rumos das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não é um pássaro (nem um avião): Ibovespa tenta manter bom momento enquanto investidores se preparam para a Super Quarta

18 de março de 2025 - 8:16

Investidores tentam antecipar os próximos passos dos bancos centrais enquanto Lula assina projeto sobre isenção de imposto de renda

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O rugido do leão: Ibovespa se prepara para Super Semana dos bancos centrais e mais balanços

17 de março de 2025 - 7:59

Além das decisões de juros, os investidores seguem repercutindo as medidas de estímulo ao consumo na China

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Frenetic trading days: Com guerra comercial no radar, Ibovespa tenta manter bom momento em dia de vendas no varejo e resultado fiscal

14 de março de 2025 - 8:24

Bolsa vem de alta de mais de 1% na esteira da recuperação da Petrobras, da Vale, da B3 e dos bancos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Contradições na bolsa: Ibovespa busca reação em dia de indicadores de atividade no Brasil e nos EUA

13 de março de 2025 - 8:16

Investidores também reagem ao andamento da temporada de balanços, com destaque para o resultado da Casas Bahia

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sem exceções: Ibovespa reage à guerra comercial de Trump em dia de dados de inflação no Brasil e nos EUA

12 de março de 2025 - 8:29

Analistas projetam aceleração do IPCA no Brasil e desaceleração da inflação ao consumidor norte-americano em fevereiro

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar