Mônica e bitcoin contra o dragão, fala da Powell e outros destaques

Meu irmão mais velho tinha um Master System quando éramos crianças. Passamos incontáveis horas na companhia de Alex Kidd, Double Dragon, Sonic e... Mônica no Castelo do Dragão?
Pensar nesse jogo me causa uma sensação estranha até hoje. Veja bem: estamos no início dos anos 90, a internet não existe, a indústria de games ainda engatinha. E, de repente, surge um cartucho da Turma da Mônica, totalmente em português.
Era tão fascinante quanto esquisito: você controla a Mônica e dá coelhadas em... monstros, cobras, morcegos e fantasmas. Fala com pessoas que não estão nos gibis, cruza florestas e desertos e, aparentemente, precisa encontrar um item mágico para derrotar o tal dragão do título.
Eu digo aparentemente porque nunca chegamos ao fim do jogo — e, na época, nunca entendemos qual a relação daquilo tudo com os personagens do Maurício de Sousa. Aliás, cadê o Cebolinha, a Magali e o Cascão?
Bem, hoje eu sei que tudo aquilo era só uma jogada de marketing muito engenhosa para a época: o jogo, na verdade, se chama Wonder Boy — apenas trocaram o personagem principal e sua espada pela Mônica e o Sansão. Criaram uma história sem pé nem cabeça, mudaram o título e pronto.
Conto toda essa história porque meu colega Renan Sousa escreveu hoje sobre o dragão inflacionário, que vem assombrando as ruas do Limoeiro pelo mundo. Será que o Bitcoin é o item mágico que pode te ajudar a derrotá-lo?
Leia Também
Que telefone vai tocar primeiro: de Xi ou de Trump? Expectativa mexe com os mercados globais; veja o que esperar desta quinta
Até tu, Nvidia? “Queridinha” do mercado tomba sob Trump; o que esperar do mercado nesta quarta
A prova de fogo está acontecendo nesse instante, com os preços subindo em escala global no pós-pandemia. Num cenário como esse e levando em conta as características dos criptoativos, há motivos para acreditar que as moedas digitais têm potencial para serem imunes à inflação.
A matéria completa está aqui — recomendo muito a leitura.
E quanto à Mônica no Castelo do Dragão... Ela continua vagando em algum canto da minha memória, sem saber muito bem como passar para a próxima fase.
O que você precisa saber hoje
MERCADOS
O que mexe com os mercados hoje? Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, deve fazer um novo pronunciamento na tarde de hoje, o que coloca as bolsas pelo mundo em compasso de espera. Enquanto isso, os investidores brasileiros devem ficar de olho nos debates sobre o Orçamento para 2022.
O dólar tem um longo histórico como instrumento de investimento no Brasil, e ainda hoje é tratado assim. Mas, na coluna Seu Mentor de Investimentos, Ivan Sant’Anna contraria esse conceito, e explica por que a divisa norte-americana deve ser tratada somente como uma moeda. Ele também dá alternativas para quem quiser se posicionar em câmbio.
EMPRESAS
O Tribunal Regional do Trabalho extinguiu o processo movido por metalúrgicos contra a Embraer. Para conduzir a negociação, a empresa apresentou proposta de benefícios aos trabalhadores que precisaram ser desligados em meio à crise trazida pelo covid-19.
A Petrobras finalizou a venda do Polo Rio Ventura e quem assume o bastão agora é a 3R Petroleum, que realizou a aquisição pelo valor total de US$ 94,2 milhões, sem considerar possíveis ajustes do preço e da forma do contrato. Confira os detalhes da operação.
O possível ingresso da Eletrobras no novo mercado da B3 não deve ocorrer junto com sua privatização. Segundo o CEO da companhia, não há perspectivas de que as grandes empresas controladas pela estatal sejam desmembradas após a capitalização. Além disso, mudanças na estrutura da Eletrobras também devem ser discutidas após a venda.
O Santander resolveu pegar carona em um mercado crescente no Brasil. O banco adquiriu o controle acionário da Solution4fleet, plataforma que oferece soluções para assinatura de veículos. Outra empresa comprada foi a Car10, marketplace de oficinas automotivas.
ECONOMIA
A Câmara aprovou a proibição de despejo e desocupação de imóveis até o final de 2021. Segundo o projeto, as medidas proferidas antes do período de calamidade pública decretado no último ano não poderão ser efetivadas até 31 de dezembro.
O gigante parece estar se recuperando: o PIB da China registrou alta anual de 7,9% no segundo trimestre de 2021 e demonstrou avanço de 1,3% entre abril e junho. A produção industrial ficou em 8,3% no último mês, resultado acima das projeções dos analistas.
ESPECIAL SEU DINHEIRO
Vale a pena investir em BDR em 2021? Saiba em quais investir, a influência do dólar e do câmbio nesse tipo de ativo, formas interessantes de se expor aos mercados globais pela B3 e como os juros e estímulos dos EUA jogam a favor desses papéis. É só clicar aqui.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
Dia de ressaca na bolsa: Depois do rali com o recuo de Trump, Wall Street e Ibovespa se preparam para a inflação nos EUA
Passo atrás de Trump na guerra comercial animou os mercados na quarta-feira, mas investidores já começam a colocar os pés no chão
Prazo de validade: Ibovespa tenta acompanhar correção das bolsas internacionais, mas ainda há um Trump no meio do caminho
Bolsas recuperam-se parcialmente das perdas dos últimos dias, mas ameaça de Trump à China coloca em risco a continuidade desse movimento
Um café e um pão na chapa na bolsa: Ibovespa tenta continuar escapando de Trump em dia de payroll e Powell
Mercados internacionais continuam reagindo negativamente a Trump; Ibovespa passou incólume ontem
Trump Day: Mesmo com Brasil ‘poupado’ na guerra comercial, Ibovespa fica a reboque em sangria das bolsas internacionais
Mercados internacionais reagem em forte queda ao tarifaço amplo, geral e irrestrito imposto por Trump aos parceiros comerciais dos EUA
Trump-palooza: Alta tensão com tarifaço dos EUA força cautela nas bolsas internacionais e afeta Ibovespa
Donald Trump vai detalhar no fim da tarde de hoje o que chama de tarifas “recíprocas” contra países que “maltratam” os EUA
Em busca de proteção: Ibovespa tenta aproveitar melhora das bolsas internacionais na véspera do ‘Dia D’ de Donald Trump
Depois de terminar março entre os melhores investimentos do mês, Ibovespa se prepara para nova rodada da guerra comercial de Trump
Vale tudo na bolsa? Ibovespa chega ao último pregão de março com forte valorização no mês, mas de olho na guerra comercial de Trump
O presidente dos Estados Unidos pretende anunciar na quarta-feira a imposição do que chama de tarifas “recíprocas”
Nem tudo é verdade: Ibovespa reage a balanços e dados de emprego em dia de PCE nos EUA
O PCE, como é conhecido o índice de gastos com consumo pessoal nos EUA, é o dado de inflação preferido do Fed para pautar sua política monetária
Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo
Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC
Ato falho relevante: Ibovespa tenta manter tom positivo em meio a incertezas com tarifas ‘recíprocas’ de Trump
Na véspera, teor da ata do Copom animou os investidores brasileiros, que fizeram a bolsa subir e o dólar cair
Cuidado com a cabeça: Ibovespa tenta recuperação enquanto investidores repercutem ata do Copom
Ibovespa caiu 0,77% na segunda-feira, mas acumula alta de quase 7% no que vai de março diante das perspectivas para os juros
Eles perderam a fofura? Ibovespa luta contra agenda movimentada para continuar renovando as máximas do ano
Ata do Copom, balanços e prévia da inflação disputam espaço com números sobre a economia dos EUA nos próximos dias
Bolão fatura sozinho a Mega-Sena, a resposta da XP às acusações de esquema de pirâmide e renda fixa mais rentável: as mais lidas da semana no Seu Dinheiro
Loterias da Caixa Econômica foram destaque no Seu Dinheiro, mas outros assuntos dividiram a atenção dos leitores; veja as matérias mais lidas dos últimos dias
Não fique aí esperando: Agenda fraca deixa Ibovespa a reboque do exterior e da temporada de balanços
Ibovespa interrompeu na quinta-feira uma sequência de seis pregões em alta; movimento é visto como correção
Ainda sobe antes de cair: Ibovespa tenta emplacar mais uma alta após decisões do Fed e do Copom
Copom elevou os juros por aqui e Fed manteve a taxa básica inalterada nos EUA durante a Super Quarta dos bancos centrais
De volta à Terra: Ibovespa tenta manter boa sequência na Super Quarta dos bancos centrais
Em momentos diferentes, Copom e Fed decidem hoje os rumos das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos
Não é um pássaro (nem um avião): Ibovespa tenta manter bom momento enquanto investidores se preparam para a Super Quarta
Investidores tentam antecipar os próximos passos dos bancos centrais enquanto Lula assina projeto sobre isenção de imposto de renda
O rugido do leão: Ibovespa se prepara para Super Semana dos bancos centrais e mais balanços
Além das decisões de juros, os investidores seguem repercutindo as medidas de estímulo ao consumo na China
Frenetic trading days: Com guerra comercial no radar, Ibovespa tenta manter bom momento em dia de vendas no varejo e resultado fiscal
Bolsa vem de alta de mais de 1% na esteira da recuperação da Petrobras, da Vale, da B3 e dos bancos
Contradições na bolsa: Ibovespa busca reação em dia de indicadores de atividade no Brasil e nos EUA
Investidores também reagem ao andamento da temporada de balanços, com destaque para o resultado da Casas Bahia