🔴 QUER INVESTIR NAS MELHORES CRIPTOMOEDAS DO MOMENTO? SAIBA COMO CLICANDO AQUI

ETFs ganham espaço no Brasil, mas ainda tem muito que caminhar

9 de junho de 2021
19:57
ETF
Imagem: Shutterstock

Apesar de serem investimentos feitos sob medida para a pessoa física, os ETFs - sigla para Exchange Traded Funds - ainda são produtos financeiros obscuros para a maioria dos brasileiros, mesmo aqueles que já têm alguma educação financeira.

Também chamados de fundos de índice, esses fundos de investimento têm suas cotas negociadas em bolsa de valores como se fossem ações, e se propõem a seguir de perto o desempenho de um indicador de mercado.

São, portanto, o que se convencionou chamar de fundos passivos: um investidor iniciante, que não saiba muito bem que ação escolher e/ou que não tenha muita grana para montar uma carteira diversificada, pode simplesmente comprar cotas de um ETF de Ibovespa, a partir de uns cento e poucos reais, e surfar o desempenho do principal índice da B3.

Além do investimento inicial baixo e da diversificação com pouco dinheiro, os ETFs também são baratos. As taxas de administração costumam ser bem mais baixas que as dos fundos abertos comuns, principalmente os de gestão ativa, em que um gestor profissional seleciona os ativos.

Apesar do apelo óbvio para o pequeno investidor, os ETFs ainda não “pegaram” de fato no mercado brasileiro. A liquidez também é relativamente baixa. Mas com a forte migração das pessoas físicas para os ativos de risco após a mais recente queda de juros, a oferta de ETFs no mercado brasileiro aumentou bastante.

Além de ETFs de diversos índices de ações - dos índices amplos, como o Ibovespa e o de small caps, aos setoriais -, passamos a ter também ETFs de índices de renda fixa, índices estrangeiros e até mesmo BDRs de fundos de índices negociados lá fora.

Leia Também

Em mercados mais desenvolvidos, é bom lembrar, existe índice de tudo que é segmento econômico, todos com seus respectivos ETFs.

Os índices temáticos também já chegaram por aqui. A Itaú Asset, por exemplo, lançou hoje um ETF na bolsa brasileira que segue o desempenho de um índice gringo de ações do setor de tecnologia para a saúde. Tal como já acontece no exterior, investir num produto como esse é uma forma fácil e barata de se expor a uma tese de investimentos superespecífica.

Outra função interessante dos ETFs é tornar acessíveis mercados que possam ser muito complexos para o investidor comum. Investir em fundos de índices de criptomoedas, por exemplo, é bem mais simples e barato do que comprá-las diretamente via exchange.

Depois de a gestora Hashdex lançar o HASH11, primeiro ETF de criptoativos do Brasil, hoje a gestora QR Capital anunciou a oferta do primeiro ETF de bitcoin da América Latina, que acompanhará o desempenho do índice de bitcoin da bolsa de Chicago, a maior bolsa de derivativos do mundo.

Agora, um segmento em que os ETFs ainda não estão “bombando” no Brasil é o dos fundos imobiliários. Por enquanto, temos apenas um fundo que se propõe a acompanhar o Índice de Fundos Imobiliários (IFIX): o XFIX11, da XP. E sua liquidez ainda é bastante reduzida, mesmo para o mercado de FII.

Eu disse que o XFIX11 “se propõe” a seguir o IFIX porque ele não tem estado assim tãããão aderente ao seu índice de referência quanto deveria. Nesta matéria, eu mostro como o desempenho do fundo anda descolado do seu benchmark e porque isso é ruim para o investidor.

MERCADOS

 Os investidores já esperavam números altos para a inflação em maio, mas o índice divulgado pelo IBGE superou até as maiores expectativas e deu o tom do mercado nesta quarta. Mas, com a ajuda das commodities, o Ibovespa conseguiu se segurar nos 129.906 pontos. Já o dólar, que estava comportado nos últimos dias, subiu 0,69%.

EMPRESAS

 Nem mesmo o lançamento do maior projeto de sua história - um empreendimento de luxo que, no primeiro fim de semana, vendeu 75% das unidades - foi capaz de fazer com que a Lavvi decolasse na bolsa. Mesmo com a alta de até 4% nos papéis depois da notícia, o preço segue abaixo do valor de estreia dos ativos na bolsa. Confira a análise do Victor Aguiar.

 Enquanto algumas companhias amargam performances abaixo do esperado, outras sonham em ver seu nome no pregão da B3. Esse é o caso da Tópico, a especialista em compra e venda de galpões, que oficializou a intenção de abrir o capital.

 Criticada pelo valor baixo da negociação, a venda da Refinaria Landulpho Alves pela Petrobras para uma empresa do fundo árabe Mubadala foi aprovada sem restrições pelo Cade. Veja os detalhes do certame.

 Está preocupado com os boletos para pagar? Imagine então os executivos da Latam, empresa com mais de US$ 10 bilhões em dívidas. A aérea, cujas operações brasileiras estão na mira da Azul, pediu à justiça americana mais tempo para apresentar um plano de reestruturação.

ECONOMIA

 O início do ano continuou sendo de resultados positivos para as maiores incorporadoras do país. Enquanto outros segmentos da economia ainda eram afetados pela pandemia, os lançamentos de imóveis no Sudeste, assim como as vendas, registraram alta no primeiro trimestre.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Dia de ressaca na bolsa: Depois do rali com o recuo de Trump, Wall Street e Ibovespa se preparam para a inflação nos EUA

10 de abril de 2025 - 8:12

Passo atrás de Trump na guerra comercial animou os mercados na quarta-feira, mas investidores já começam a colocar os pés no chão

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Prazo de validade: Ibovespa tenta acompanhar correção das bolsas internacionais, mas ainda há um Trump no meio do caminho

8 de abril de 2025 - 8:15

Bolsas recuperam-se parcialmente das perdas dos últimos dias, mas ameaça de Trump à China coloca em risco a continuidade desse movimento

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um café e um pão na chapa na bolsa: Ibovespa tenta continuar escapando de Trump em dia de payroll e Powell

4 de abril de 2025 - 8:16

Mercados internacionais continuam reagindo negativamente a Trump; Ibovespa passou incólume ontem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trump Day: Mesmo com Brasil ‘poupado’ na guerra comercial, Ibovespa fica a reboque em sangria das bolsas internacionais

3 de abril de 2025 - 8:14

Mercados internacionais reagem em forte queda ao tarifaço amplo, geral e irrestrito imposto por Trump aos parceiros comerciais dos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trump-palooza: Alta tensão com tarifaço dos EUA força cautela nas bolsas internacionais e afeta Ibovespa

2 de abril de 2025 - 8:13

Donald Trump vai detalhar no fim da tarde de hoje o que chama de tarifas “recíprocas” contra países que “maltratam” os EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Em busca de proteção: Ibovespa tenta aproveitar melhora das bolsas internacionais na véspera do ‘Dia D’ de Donald Trump

1 de abril de 2025 - 8:13

Depois de terminar março entre os melhores investimentos do mês, Ibovespa se prepara para nova rodada da guerra comercial de Trump

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Vale tudo na bolsa? Ibovespa chega ao último pregão de março com forte valorização no mês, mas de olho na guerra comercial de Trump

31 de março de 2025 - 8:18

O presidente dos Estados Unidos pretende anunciar na quarta-feira a imposição do que chama de tarifas “recíprocas”

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem tudo é verdade: Ibovespa reage a balanços e dados de emprego em dia de PCE nos EUA

28 de março de 2025 - 8:04

O PCE, como é conhecido o índice de gastos com consumo pessoal nos EUA, é o dado de inflação preferido do Fed para pautar sua política monetária

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo

27 de março de 2025 - 8:20

Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ato falho relevante: Ibovespa tenta manter tom positivo em meio a incertezas com tarifas ‘recíprocas’ de Trump

26 de março de 2025 - 8:22

Na véspera, teor da ata do Copom animou os investidores brasileiros, que fizeram a bolsa subir e o dólar cair

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cuidado com a cabeça: Ibovespa tenta recuperação enquanto investidores repercutem ata do Copom

25 de março de 2025 - 8:13

Ibovespa caiu 0,77% na segunda-feira, mas acumula alta de quase 7% no que vai de março diante das perspectivas para os juros

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Eles perderam a fofura? Ibovespa luta contra agenda movimentada para continuar renovando as máximas do ano

24 de março de 2025 - 8:05

Ata do Copom, balanços e prévia da inflação disputam espaço com números sobre a economia dos EUA nos próximos dias

BOMBOU NO SD

Bolão fatura sozinho a Mega-Sena, a resposta da XP às acusações de esquema de pirâmide e renda fixa mais rentável: as mais lidas da semana no Seu Dinheiro

22 de março de 2025 - 17:01

Loterias da Caixa Econômica foram destaque no Seu Dinheiro, mas outros assuntos dividiram a atenção dos leitores; veja as matérias mais lidas dos últimos dias

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não fique aí esperando: Agenda fraca deixa Ibovespa a reboque do exterior e da temporada de balanços

21 de março de 2025 - 8:21

Ibovespa interrompeu na quinta-feira uma sequência de seis pregões em alta; movimento é visto como correção

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ainda sobe antes de cair: Ibovespa tenta emplacar mais uma alta após decisões do Fed e do Copom

20 de março de 2025 - 8:18

Copom elevou os juros por aqui e Fed manteve a taxa básica inalterada nos EUA durante a Super Quarta dos bancos centrais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De volta à Terra: Ibovespa tenta manter boa sequência na Super Quarta dos bancos centrais

19 de março de 2025 - 8:35

Em momentos diferentes, Copom e Fed decidem hoje os rumos das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não é um pássaro (nem um avião): Ibovespa tenta manter bom momento enquanto investidores se preparam para a Super Quarta

18 de março de 2025 - 8:16

Investidores tentam antecipar os próximos passos dos bancos centrais enquanto Lula assina projeto sobre isenção de imposto de renda

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O rugido do leão: Ibovespa se prepara para Super Semana dos bancos centrais e mais balanços

17 de março de 2025 - 7:59

Além das decisões de juros, os investidores seguem repercutindo as medidas de estímulo ao consumo na China

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Frenetic trading days: Com guerra comercial no radar, Ibovespa tenta manter bom momento em dia de vendas no varejo e resultado fiscal

14 de março de 2025 - 8:24

Bolsa vem de alta de mais de 1% na esteira da recuperação da Petrobras, da Vale, da B3 e dos bancos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Contradições na bolsa: Ibovespa busca reação em dia de indicadores de atividade no Brasil e nos EUA

13 de março de 2025 - 8:16

Investidores também reagem ao andamento da temporada de balanços, com destaque para o resultado da Casas Bahia

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar