Charles Darwin e o Imposto de Renda

Reino Unido, 1859. Charles Darwin publica A Origem das Espécies e provoca uma reviravolta: as bases para a teoria da evolução estavam lançadas.
É raro que um cientista entre para a cultura pop — e sua presença icônica é um medidor do impacto de suas descobertas. Você pode não entender o E = MC², mas sabe que um senhor de cabelos desgrenhados chamado Albert Einstein tem alguma relação com a fórmula.
Darwin entra na mesma categoria: seu nome povoa o inconsciente coletivo. Você pode não saber apontar Galápagos num mapa, mas recorda que foi lá que o cientista observou as tartarugas gigantes.
A base da publicação de Darwin é o conceito de seleção natural: indivíduos mais adaptados vivem mais, se reproduzem com mais facilidade e passam seus genes adiante.
Pense num leão que, por qualquer motivo, seja mais resistente que os outros ao calor da savana: ele vai caçar mais, comer mais, se reproduzir mais. E, muitas gerações depois, todos os leões terão essa característica.
Pense, agora, no leão do Imposto de Renda: o ambiente tributário brasileiro mudou ao longo dos anos, mas ele não se adaptou com o tempo — uma obsolescência incompatível com a realidade.
Leia Também
Que telefone vai tocar primeiro: de Xi ou de Trump? Expectativa mexe com os mercados globais; veja o que esperar desta quinta
Até tu, Nvidia? “Queridinha” do mercado tomba sob Trump; o que esperar do mercado nesta quarta
Mas, veja só: a evolução do predador começa a aparecer. O governo entregou hoje ao Congresso sua proposta de reforma nas regras do IR. As novidades são grandes e vão desde a tributação de dividendos para a pessoa física até a redução na alíquota das empresas.
Se eu fosse listar todas as mudanças, essa newsletter ficaria do tamanho de A Origem das Espécies — então, recomendo a leitura dessa matéria feita pela Julia Wiltgen, explicando tudo o que foi proposto.
O leão 2.0 é bom ou ruim para o investidor? Bem, é difícil responder: há pontos positivos e negativos a serem considerados. Pelo menos hoje, o mercado mostrou-se receoso com a seleção natural, jogando o Ibovespa para baixo e o dólar para cima.
Mas, como Darwin bem observou: a seleção natural é um processo demorado. Portanto, não tome essa reforma como definitiva. Muita água ainda vai passar por Galápagos — quer dizer, pelo Congresso — e pode mudar a evolução do IR…
EMPRESAS
• Nos últimos dias, a BRF anda com fome de aquisições bem específicas. A empresa, que até semana passada tinha uma participação minúscula no mercado de ração para cães e gatos, anunciou sua segunda compra em uma semana no setor. Saiba mais.
• Quem comprou ações do Inter na nova oferta realizada pelo banco digital garantiu um desconto de 17,5% nos papéis em relação às cotações da B3. A operação marca ainda o início da parceria com a Stone, que investiu R$ 2,5 bilhões para entrar no capital da empresa.
• Por falar em parcerias, a Vale explicou hoje que seu mais recente acordo com uma subsidiária da China Baowu Group e Shandong Xinhai Technology visa ampliar sua capacidade de produção de níquel na Indonésia. Veja os detalhes.
• O Fleury virou notícia no início desta semana após sofrer um ataque cibernético. Para evitar prejuízos e atrasos aos pacientes, o Hospital Sírio-Libanês, que é um dos parceiros do grupo, adotou um sistema de contingência que permite a realização de exames laboratoriais.
ECONOMIA
• A prévia da inflação oficial, medida pelo IPCA-15, bateu em 0,83% em junho e acumula 8,13% em 12 meses, de acordo com o IBGE. Descubra quais são os responsáveis pela nova aceleração do índice.
• Por outro lado, o resultado das transações correntes ficou positivo em US$ 3,840 bilhões no mês passado. Conforme informa o Banco Central, esse é o melhor resultado para meses de maio desde o início da série histórica.
MERCADOS
• De olho em El Salvador, que já adotou o bitcoin como uma de suas moedas oficiais, um congressista do Paraguai pretende apresentar uma proposta semelhante para o país. E isso não é tudo: confira duas outras iniciativas na América Latina para a criptoeconomia.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
Dia de ressaca na bolsa: Depois do rali com o recuo de Trump, Wall Street e Ibovespa se preparam para a inflação nos EUA
Passo atrás de Trump na guerra comercial animou os mercados na quarta-feira, mas investidores já começam a colocar os pés no chão
Prazo de validade: Ibovespa tenta acompanhar correção das bolsas internacionais, mas ainda há um Trump no meio do caminho
Bolsas recuperam-se parcialmente das perdas dos últimos dias, mas ameaça de Trump à China coloca em risco a continuidade desse movimento
Um café e um pão na chapa na bolsa: Ibovespa tenta continuar escapando de Trump em dia de payroll e Powell
Mercados internacionais continuam reagindo negativamente a Trump; Ibovespa passou incólume ontem
Trump Day: Mesmo com Brasil ‘poupado’ na guerra comercial, Ibovespa fica a reboque em sangria das bolsas internacionais
Mercados internacionais reagem em forte queda ao tarifaço amplo, geral e irrestrito imposto por Trump aos parceiros comerciais dos EUA
Trump-palooza: Alta tensão com tarifaço dos EUA força cautela nas bolsas internacionais e afeta Ibovespa
Donald Trump vai detalhar no fim da tarde de hoje o que chama de tarifas “recíprocas” contra países que “maltratam” os EUA
Em busca de proteção: Ibovespa tenta aproveitar melhora das bolsas internacionais na véspera do ‘Dia D’ de Donald Trump
Depois de terminar março entre os melhores investimentos do mês, Ibovespa se prepara para nova rodada da guerra comercial de Trump
Vale tudo na bolsa? Ibovespa chega ao último pregão de março com forte valorização no mês, mas de olho na guerra comercial de Trump
O presidente dos Estados Unidos pretende anunciar na quarta-feira a imposição do que chama de tarifas “recíprocas”
Nem tudo é verdade: Ibovespa reage a balanços e dados de emprego em dia de PCE nos EUA
O PCE, como é conhecido o índice de gastos com consumo pessoal nos EUA, é o dado de inflação preferido do Fed para pautar sua política monetária
Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo
Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC
Ato falho relevante: Ibovespa tenta manter tom positivo em meio a incertezas com tarifas ‘recíprocas’ de Trump
Na véspera, teor da ata do Copom animou os investidores brasileiros, que fizeram a bolsa subir e o dólar cair
Cuidado com a cabeça: Ibovespa tenta recuperação enquanto investidores repercutem ata do Copom
Ibovespa caiu 0,77% na segunda-feira, mas acumula alta de quase 7% no que vai de março diante das perspectivas para os juros
Eles perderam a fofura? Ibovespa luta contra agenda movimentada para continuar renovando as máximas do ano
Ata do Copom, balanços e prévia da inflação disputam espaço com números sobre a economia dos EUA nos próximos dias
Bolão fatura sozinho a Mega-Sena, a resposta da XP às acusações de esquema de pirâmide e renda fixa mais rentável: as mais lidas da semana no Seu Dinheiro
Loterias da Caixa Econômica foram destaque no Seu Dinheiro, mas outros assuntos dividiram a atenção dos leitores; veja as matérias mais lidas dos últimos dias
Não fique aí esperando: Agenda fraca deixa Ibovespa a reboque do exterior e da temporada de balanços
Ibovespa interrompeu na quinta-feira uma sequência de seis pregões em alta; movimento é visto como correção
Ainda sobe antes de cair: Ibovespa tenta emplacar mais uma alta após decisões do Fed e do Copom
Copom elevou os juros por aqui e Fed manteve a taxa básica inalterada nos EUA durante a Super Quarta dos bancos centrais
De volta à Terra: Ibovespa tenta manter boa sequência na Super Quarta dos bancos centrais
Em momentos diferentes, Copom e Fed decidem hoje os rumos das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos
Não é um pássaro (nem um avião): Ibovespa tenta manter bom momento enquanto investidores se preparam para a Super Quarta
Investidores tentam antecipar os próximos passos dos bancos centrais enquanto Lula assina projeto sobre isenção de imposto de renda
O rugido do leão: Ibovespa se prepara para Super Semana dos bancos centrais e mais balanços
Além das decisões de juros, os investidores seguem repercutindo as medidas de estímulo ao consumo na China
Frenetic trading days: Com guerra comercial no radar, Ibovespa tenta manter bom momento em dia de vendas no varejo e resultado fiscal
Bolsa vem de alta de mais de 1% na esteira da recuperação da Petrobras, da Vale, da B3 e dos bancos
Contradições na bolsa: Ibovespa busca reação em dia de indicadores de atividade no Brasil e nos EUA
Investidores também reagem ao andamento da temporada de balanços, com destaque para o resultado da Casas Bahia