Bolsa hoje: a luta para tirar o bode da sala continua — destaques do IR devem ser votados nesta quinta
Além disso, temos temos hoje a apresentação da produção industrial de julho, com previsão de -0,70% na mediana das projeções; lá fora vemos continuidade dos dados de emprego e as expectativas para o grande dia de amanhã, com o payroll de agosto
Ontem (1º), o índice S&P 500 de Wall Street subiu 0,1%, impulsionado pelos ganhos das ações de tecnologia e comunicações. A disseminação da variante delta do coronavírus e as medidas restritivas diminuíram a contratação e a confiança do consumidor, o que potencializou empresas de tecnologia em detrimento do setor tradicional (Nasdaq foi a que mais subiu enquanto o Dow Jones caía) – o entendimento é de que o Fed e outros bancos centrais possam adiar os planos de reduzir o crédito fácil e outros estímulos.
Para hoje, as Bolsas asiáticas entregaram predominantemente bons retornos – Japão e Hong Kong fecharam em alta nesta madrugada. A Europa, por sua vez, é ainda mais uníssona na boa performance pela manhã, na esteira da expectativa global para os dados americanos de emprego, a serem divulgados amanhã. Por fim, os futuros americanos operam igualmente em alta.
A ver...
Entre derrotas e vitórias
O mercado começa a revisar para cima suas projeções para a inflação, em consequência da nova tarifa de energia – há também ajustes para cima das expectativas de taxa Selic para o final do ano, em resposta à inflação mais alta.
O Brasil deverá digerir dados de produção industrial hoje, depois de o PIB do segundo trimestre ter frustrado os investidores na quarta-feira (1º) ao vir abaixo do esperado.
Paralelamente, em Brasília, o governo se vê entre derrotas e vitórias. Depois de entregar o Orçamento para 2022 em um texto mais leve do que pressupúnhamos, o Senado rejeitou a MP trabalhista e a mudança nas regras dos planos de saúde das estatais – foi revogado o limite para esses gastos, o que pode inviabilizar a privatização dos Correios.
Leia Também
Por outro lado, pelo menos, a Câmara aprovou o texto-base da reforma do Imposto de Renda por 398 votos a favor e 77 contra – houve um apoio relevante da oposição, com partidos como PSOL e PCdoB.
A votação dos destaques ficou para esta quinta-feira (2), em meio à possibilidade de votação do projeto de lei que trata da reforma eleitoral. Vale dizer que, apesar de o texto-base para as mudanças no IR prever a taxação de 20% para lucros e dividendos, há tentativa de um acordo para que essa alíquota seja reduzida para 15%.
Que venham novos recordes em setembro
Ontem (1º), a Nasdaq estendeu sua escalada de recordes ao atingir seu 33º recorde no fechamento em 2021, apesar de um relatório de emprego do setor privado de agosto ter chegado abaixo das previsões – os EUA criaram 374 mil vagas na iniciativa privada versus expectativa de criação de 613 mil novos postos de trabalho –, o que coloca o relatório mensal de empregos públicos de sexta-feira e o momento para redução das compras de títulos pelo Federal Reserve (Fed) em foco.
Enquanto isso, investidores se dividem sobre o que esperar em setembro. Apesar de uma ala acreditar que o mês costuma ser ruim para a performance das Bolsas americanas, há sinais de que este pode não ser o mês cruel como costuma ser para os investidores.
Contudo, nos anos em que as ações mostraram uma dinâmica positiva rumo ao nono mês (até agosto), o mercado se saiu melhor – o S&P 500 encerrou agosto com alta de 20,4% no ano.
Desde 1928, o S&P 500 caiu uma média de 0,99% em setembro. Entretanto, no mesmo período, quando o S&P subiu 13% até junho, o ganho médio do índice foi de 1,4% em setembro. Para melhorar ainda mais, o S&P 500 registrou seu sétimo ganho mensal consecutivo em agosto.
Quando o índice teve esse tipo de corrida desde 1950, ele teve um ganho médio de 10% no ano seguinte. Para finalizar, desde 1990, nos anos em que o índice ganhou dois dígitos nos primeiros oito meses, ele subiu mais 8% no restante do ano.
Reflexões sobre a regulação chinesa
Recentemente, a decisão da China de forçar a indústria multibilionária de aulas particulares a operar sem fins lucrativos levantou preocupações sobre até onde os reguladores podem ir. A decisão eliminou efetivamente o patrimônio líquido do setor, além de proibir o capital estrangeiro e a publicidade no setor.
Tal temor de intervenção não cessou e pode continuar ainda ao longo de 2021, no ajuste regulatório para alcançar as metas do plano quinquenal de maneira mais efetiva.
Para o movimento, o governo chinês enfatizou que a educação é um bem público e quer diminuir a carga financeira sobre os pais. Com isso, embora o mercado não veja outras indústrias sendo obrigadas a se tornarem sem fins lucrativos, outras restrições são possíveis em partes da nova economia, juntamente com setores socialmente sensíveis, como real estate e saúde.
No setor de tecnologia, por sua vez, Pequim continua focada em sua meta de longo prazo de autossuficiência tecnológica e liderança no cenário global. No final, ganha força a leitura de que movimentos como esse serão reproduzidos no Ocidente.
Anote aí!
O PIB negativo no segundo trimestre divulgado ontem – a atividade econômica brasileira recuou 0,1% no segundo trimestre de 2021, abaixo da expectativa de crescimento de 0,2% – desencadeou uma onda de revisões pessimistas para o crescimento.
Para coroar este processo, temos hoje a apresentação da produção industrial de julho, com previsão de -0,70% na mediana das projeções.
Lá fora, começamos o dia com inflação ao produtor europeu na Zona do Euro, com dados vindo acima do esperado, dando gás para as ações nesta manhã seguindo a tese de recuperação econômica e reabertura.
Já nos EUA, vemos continuidade dos dados de emprego, iniciados ontem, na esteira da formação das expectativas para o grande dia de amanhã, com o payroll de agosto.
Muda o que na minha vida?
Muito tem se falado sobre segurança cibernética ao redor do mundo, em especial na América do Norte. Na semana passada, por exemplo, executivos das gigantes de tecnologia se reuniram com o presidente Joe Biden para discutir vulnerabilidades na infraestrutura dos EUA a ataques cibernéticos e ajudar o setor privado a estabelecer novos padrões para deixar mais robustas suas fortalezas de segurança cibernética.
O CEO da Apple, Tim Cook, o CEO da Amazon, Andy Jassy, o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, e o CEO da Microsoft, Satya Nadella, estiveram presentes, além de outros executivos-chaves do Bank of America, JPMorgan e IBM.
Tal encontro de peso é uma resposta a um ano marcado por alguns ataques cibernéticos de alto perfil, incluindo a violação SolarWinds e Kaseya, o ataque ao Oleoduto Colonial e a interrupção do fornecimento no frigorífico JBS – houve 93% mais ataques de ransomware no primeiro semestre de 2021 do que no mesmo período do ano passado.
Os ataques foram marcados pelo surgimento do ransomware "Triple Extortion", por meio do qual hackers roubam dados e ameaçam liberá-los somente mediante um pagamento. Além de perseguirem os clientes ou fornecedores do alvo da mesma forma – estima-se que as violações de dados custem agora às empresas US$ 4,24 milhões por incidente, em média, com 10% de aumento frente a 2020.
Embora o foco deste evento tenha sido a segurança cibernética, é positiva a relação mais próxima entre os titãs da tecnologia e Biden, em um contexto no qual as preocupações antitruste pairam sobre as empresas. Assim, a colaboração entre as empresas e o governo será a chave para questões como segurança, relações EUA-China e a corrida pela inteligência artificial.
Fique de olho!
"ESG é pra dar grana, não pra abraçar árvore".
A frase é de impacto, mas é certeira. Quem disse é a Larissa Quaresma, da Empiricus. Nosso novo fundo, o Oportunidades ESG, é inspirado nas indicações da Larissa e veio com tudo. Segundo estudo feito aqui, o conjunto de ações deste fundo tem entregado quase 30% em 2021 até o dia 31 de agosto deste ano. No mesmo tempo, o Ibovespa foi de - 0,20%. Sim, um resultado negativo versus 30% positivos.
Esse estudo vai mais longe. E em todos os tempos estudados a carteira vence o Ibovespa. De lavada. Lembrando sempre que retorno passados não são garantia de lucros futuros.
Segundo a Larissa, essa discrepância entre performances tem tudo a ver com uma “fuga para a qualidade” por parte do investidor. Em períodos mais incertos e de turbulências, é natural que o investidor procure empresas com boa governança.
Acho que ela provou seu ponto, não é? Para investir no novo fundo e buscar ganhar dinheiro (sem abraçar árvore), clique abaixo.
Antes de investir, não deixe de ler o regulamento do fundo e seus fatores de risco e verifique se o fundo está em linha com o seu perfil. Retornos passados não garantem retornos futuros.
Não há nenhuma garantia de retorno. As rentabilidades apresentadas nas comunicações da Vitreo não são líquidas de impostos. A aplicação em fundos de investimento não conta com a garantia do FGC, de qualquer mecanismo de seguros ou dos prestadores de serviço do fundo.
Um abraço,
Jojo Wachsmann
A arma mais poderosa de Putin (até agora): Rússia cruza linha vermelha contra a Ucrânia e lança míssil com capacidade nuclear
No início da semana, Kiev recebeu autorização dos EUA para o uso de mísseis supersônicos; agora foi a vez de Moscou dar uma resposta
Com dólar acima de R$ 5,80, Banco Central se diz preparado para atuar no câmbio, mas defende políticas para o equilíbrio fiscal
Ainda segundo o Relatório de Estabilidade Financeira do primeiro semestre, entidades do sistema podem ter de elevar provisões para perdas em 2025
Do pouso forçado às piruetas: Ibovespa volta do feriado com bolsas internacionais em modo de aversão ao risco e expectativa com pacote
Investidores locais aguardam mais detalhes do pacote fiscal agora que a contribuição do Ministério da Defesa para o ajuste é dada como certa
Ações da Embraer (EMBR3) chegam a cair mais de 4% e lideram perdas do Ibovespa. UBS BB diz que é hora de desembarcar e Santander segue no voo
O banco suíço rebaixou a recomendação para os papéis da Embraer de neutro para venda, enquanto o banco de origem espanhola seguiu com a indicação de compra; entenda por que cada um pegou uma rota diferente
A B3 vai abrir no dia da Consciência Negra? Confira o funcionamento da bolsa, bancos e Correios na estreia do novo feriado nacional
É a primeira vez que o Dia da Consciência Negra consta no calendário dos feriados nacionais. Como de costume, as comemorações devem alterar o funcionamento dos principais serviços públicos
O fim da temporada — ou quase: balanço da Nvidia ainda movimenta semana, que conta com novo feriado no Brasil
Enquanto isso, as bolsas internacionais operam sem um sinal único, sofrendo ajustes após o rali do Trump Trade dos últimos dias
Agenda econômica: balanço da Nvidia (NVDC34) e reunião do CMN são destaques em semana com feriado no Brasil
A agenda econômica também conta com divulgação da balança comercial na Zona do Euro e no Japão; confira o que mexe com os mercados nos próximos dias
Nova York naufragou: ações que navegavam na vitória de Trump afundam e bolsas terminam com fortes perdas — Tesla (TSLA34) se salva
Europa também fechou a sexta-feira (15) com perdas, enquanto as bolsas na Ásia terminaram a última sessão da semana sem uma direção comum, com dados da China e do Japão no radar dos investidores
Azeite a peso de ouro: maior produtora do mundo diz que preços vão cair; saiba quando isso vai acontecer e quanto pode custar
A escassez de azeite de oliva, um alimento básico da dieta mediterrânea, empurrou o setor para o modo de crise, alimentou temores de insegurança alimentar e até mesmo provocou um aumento da criminalidade em supermercados na Europa
A arte de negociar: Ação desta microcap pode subir na B3 após balanço forte no 3T24 — e a maior parte dos investidores não tem ela na mira
Há uma empresa fora do radar do mercado com potencial de proporcionar uma boa valorização para as ações
Na lista dos melhores ativos: a estratégia ganha-ganha desta empresa fora do radar que pode trazer boa valorização para as ações
Neste momento, o papel negocia por apenas 4x valor da firma/Ebitda esperado para 2025, o que abre um bom espaço para reprecificação quando o humor voltar a melhorar
Está com pressa por quê? O recado do chefão do BC dos EUA sobre os juros que desanimou o mercado
As bolsas em Nova York aceleraram as perdas e, por aqui, o Ibovespa chegou a inverter o sinal e operar no vermelho depois das declarações de Jerome Powell; veja o que ele disse
A escalada sem fim da Selic: Campos Neto deixa pulga atrás da orelha sobre patamar dos juros; saiba tudo o que pensa o presidente do BC sobre esse e outros temas
As primeiras declarações públicas de RCN depois da divulgação da ata do Copom, na última terça-feira (12), dialogam com o teor do comunicado e do próprio resumo da reunião
“A bandeira amarela ficou laranja”: Balanço do Banco do Brasil (BBAS3) faz ações caírem mais de 2% na bolsa hoje; entenda o motivo
Os analistas destacaram que o aumento das provisões chamou a atenção, ainda que os resultados tenham sido majoritariamente positivos
A surpresa de um dividendo bilionário: ações da Marfrig (MRFG3) chegam a saltar 8% após lucro acompanhado de distribuição farta ao acionista. Vale a compra?
Os papéis lideram a ponta positiva do Ibovespa nesta quinta-feira (14), mas tem bancão cauteloso com o desempenho financeiro da companhia; entenda os motivos
Menin diz que resultado do grupo MRV no 3T24 deve ser comemorado, mas ações liberam baixas do Ibovespa. Por que MRVE3 cai após o balanço?
Os ativos já chegaram a recuar mais de 7% na manhã desta quinta-feira (14); entenda os motivos e saiba o que fazer com os papéis agora
Um passeio no Hotel California: Ibovespa tenta escapar do pesadelo após notícia sobre tamanho do pacote fiscal de Haddad
Mercado repercute pacote fiscal maior que o esperado enquanto mundo político reage a atentado suicida em Brasília
A B3 vai abrir nos dias da Proclamação da República e da Consciência Negra? Confira o funcionamento da bolsa, bancos e Correios durante os feriados
Os feriados nacionais de novembro são as primeiras folgas em cinco meses que caem em dias úteis. O Seu Dinheiro foi atrás do que abre e fecha durante as comemorações
A China presa no “Hotel California”: o que Xi Jinping precisa fazer para tirar o país da armadilha — e como fica a bolsa até lá
Em carta aos investidores, à qual o Seu Dinheiro teve acesso em primeira mão, a gestora Kinea diz o que esperar da segunda maior economia do mundo
Rodolfo Amstalden: Abrindo a janela de Druckenmiller para deixar o sol entrar
Neste exato momento, enxergo a fresta de sol nascente para o próximo grande bull market no Brasil, intimamente correlacionado com os ciclos eleitorais