🔴 DECLARAÇÃO PRÉ-PREENCHIDA LIBERADA: VEJA COMO USAR PARA ANTECIPAR A RESITUIÇÃO – ACESSE AQUI

Bolsa hoje: no aguardo da ‘prévia do PIB’ e atenção aos ruídos fiscais

Além disso, a votação do projeto sobre o Imposto de Renda foi adiada para a próxima terça-feira (17), quando o relator do projeto apresentará uma nova versão do seu texto; nos EUA atenção fica aos dados de sentimento do consumidor de agosto

13 de agosto de 2021
8:36 - atualizado às 8:37
Imagem: Frankenstein (1931)

Bom dia, pessoal!

No aguardo de dados econômicos relevantes hoje (13), nota-se que a apreensão em relação ao risco fiscal está bastante elevada, prejudicando ativos de risco e deteriorando as projeções para o ano de 2021, com elevação das estimativas para a Selic e redução do PIB esperado.

Temos nos descolado do bom humor internacional, reflexo da preocupação com o quadro político em Brasília e de como ele está afetando as tão aguardadas reformas para este segundo semestre. Confira nesta matéria os desdobramentos da capital. Além da digestão da temporada de resultados.

Lá fora, os mercados de ações asiáticos encerraram uma sexta-feira mista, antes da divulgação de mais dados econômicos regionais, os quais poderão nos indicar como a variante delta está afetando o crescimento. As Bolsas abriram em alta na Europa, acompanhadas pelos futuros americanos.

A ver...

Mais uma vez adiada

Sem acordo, a votação do projeto sobre o Imposto de Renda foi adiada para a próxima terça-feira (17), quando o relator do projeto, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA), apresentará uma nova versão do seu texto – nosso monstrinho, formando já uma colcha de retalhos (ou um Frankenstein, o que preferir).

Leia Também

Enquanto isso. O Senado programou sessões temáticas nas próximas duas semanas para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 110, de 2019, que reforma o Sistema Tributário Nacional. Começaremos na segunda-feira (16), sob a perspectiva técnica, passando para a perspectiva dos entes federativos na sexta-feira (20), seguida da ótica dos setores econômicos no dia 23 e finalizando com o contexto da reforma tributária ampla no dia 27.

Quem quer mais inflação?

Você achou que dois dias seguidos com dados importantes de inflação nos EUA foi muito pouco? Não se preocupe! Suas preces foram atendidas e vocês ganharam mais perspectiva de preços hoje. Esta sexta-feira (13) marca a entrega do sentimento do consumidor para o mês de agosto em Michigan, que contempla a expectativa de inflação dos consumidores – para o índice de confiança do consumidor, a expectativa é de uma leitura de 81,1 pontos, próximo da de julho.

Vale ressaltar que este dado, em termos de influência sobre o mercado, é menos relevante, uma vez que as opiniões dos consumidores sobre a inflação são afetadas pelo viés de frequência, já as pessoas só se lembram dos preços das coisas que compram regularmente, e pela aversão à perda, dado que as pessoas se lembram dos aumentos de preços e se esquecem das quedas de preços. De qualquer forma, em um momento em que os custos de insumos (incluindo mão de obra) estão subindo rapidamente, todo indicador conta.

Uma coisa boa, verificada nesta temporada de resultados nos EUA: apesar de as empresas estarem sendo obrigadas a pagar preços mais altos por insumos, até agora o impacto não foi ruim (as margens de lucro do S&P 500 têm chegado a níveis quase recorde) – a forte demanda dos consumidores tornou possível o repasse desses custos (alto grau de poder de precificação).

Lembrem-se de que em duas semanas ouviremos as autoridades do Fed no simpósio econômico de Jackson Hole de 2021. Até lá, espera-se que a inflação e o aperto monetário continuem dominando as conversas de mercado.

O custo dos desastres ambientais

Quem tem acompanhado a onda de desastres naturais na Europa? Incêndios, alagamentos e afins. Estima-se que os custos de seguro para desastres relacionados ao clima no primeiro semestre deste ano já tenham sido da ordem de US$ 40 bilhões. Entramos neste segundo semestre com possibilidade de aumentar ainda mais esta cifra em 2021.

A atividade econômica é impactada diretamente, uma vez que inundações e ondas de calor impedem as pessoas de trabalhar, indicando o grande potencial de dado econômico que a mudança climática é capaz de gerar. Além disso, a incerteza adiciona um prêmio de risco que tem consequências financeiras relevantes para os ativos de risco. A volatilidade estará no radar.

Anote aí!

Lá fora, a zona do euro oferece dados finais de preços ao consumidor da França e da Espanha, além de divulgar nesta manhã o resultado da balança comercial – veio em linha com o esperado em junho, com aceleração frente ao mês anterior. Nos EUA, por sua vez, o principal é o índice de sentimento do consumidor preliminar de agosto, medido pela Universidade de Michigan – o poder de compra real da renda dos EUA está caindo agora, à medida que a inflação global excede o crescimento da renda, fato que limita o poder da demanda futura e o sentimento otimista dos consumidores.

Aqui no Brasil, que encerra a esmagadora maior parte da temporada de resultados hoje, teremos o resultado do IBC-Br (prévia do PIB) de junho, divulgado pelo Banco Central e com expectativa de crescimento de 0,50% na comparação mensal – ganha relevância pois a apresentação do dado se dá em paralelo às revisões das expectativas mais otimistas para o crescimento em 2021. Fora isso, vale acompanhar também a participação de Roberto Campos Neto no quarto Folha Business, em Vitória, marcado para as 11h30.

Muda o que na minha vida?

A inflação dos EUA vem atingindo máximas em várias décadas novamente, com a medida núcleo, que exclui alimentos e energia, subindo 4,3%, a taxa mais rápida desde a década de 1990. Dada a força das pressões sobre os preços, pode parecer surpreendente que o yield (rendimento) dos títulos do Tesouro dos EUA de dez anos esteja por volta de 1,345%.

Contudo, há uma forma de explicar.

A inflação está sendo impulsionada por uma estreita gama de setores anteriormente muito afetados pela pandemia, como turismo, que agora começa a ter nova ascensão (retorno à normalidade). Se tomarmos os dados agregados de salários, por exemplo, não vemos sugestão evidente de pressões inflacionárias elevadas.

Logo, as expectativas de inflação permanecem bem ancoradas. A taxa de inflação de equilíbrio de dez anos dos EUA é de aproximadamente 2,4%, ainda abaixo de 3%, um nível mais preocupante para o Fed. Em sendo o caso, o mercado continua a ver o aumento da inflação como temporário.

Fique de olho!

Última chamada: invista em B3, MGLU, Vale e Rumo com risco zero de perda do valor nominal investido.

Na prática, você investe numa carteira superconcentrada de ações com alto potencial de retorno e, mesmo assim, tem seu capital nominal 100% protegido.

São papéis validados pela equipe de research comandada por Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus: Magazine Luiza, Vale, B3 e Rumo.

É o filé mignon, as quatro ações que vemos como as mais quentes do mercado (também chamadas de "hot picks"). E nessa operação estruturada você explora o potencial desses papéis, com risco zero de perder o dinheiro investido na operação.

Mas atenção: esta oportunidade vai até hoje, 15h. Depois disso, não é mais possível investir nessa operação. Clique aqui e saiba mais.

Leia o documento de informações essenciais antes de aplicar, com especial atenção aos fatores de risco. Não há garantia de retorno. O COE é um produto complexo, verifique se o produto é adequado ao seu perfil de investidor e certifique-se da compreensão de todos os seus aspectos antes da decisão de investimento.

Um abraço,

Jojo Wachsmann

ATENÇÃO! O Victor Aguiar preparou uma análise sobre as empresas que podem potencializar seu portfólio; confira no vídeo abaixo e se inscreva no canal do Seu Dinheiro no Youtube para mais conteúdos sobre investimentos

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
APÓS O ROMBO

Ex-CEO da Americanas (AMER3) na mira do MPF: Procuradoria denuncia 13 antigos executivos da varejista após fraude multibilionária

1 de abril de 2025 - 9:51

Miguel Gutierrez é descrito como o principal responsável pelo rombo na varejista, denunciado por crimes como insider trading, manipulação e organização criminosa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Em busca de proteção: Ibovespa tenta aproveitar melhora das bolsas internacionais na véspera do ‘Dia D’ de Donald Trump

1 de abril de 2025 - 8:13

Depois de terminar março entre os melhores investimentos do mês, Ibovespa se prepara para nova rodada da guerra comercial de Trump

BALANÇO DO MÊS

Tarifaço de Trump aciona modo cautela e faz do ouro um dos melhores investimentos de março; IFIX e Ibovespa fecham o pódio

31 de março de 2025 - 19:08

Mudanças nos Estados Unidos também impulsionam a renda variável brasileira, com estrangeiros voltando a olhar para os mercados emergentes em meio às incertezas na terra do Tio Sam

BULL & BRISKET MARKET

Trump Media estreia na NYSE Texas, mas nova bolsa ainda deve enfrentar desafios para se consolidar no estado

31 de março de 2025 - 18:50

Analistas da Bloomberg veem o movimento da empresa de mídia de Donald Trump mais como simbólico do que prático, já que ela vai seguir com sua listagem primária na Nasdaq

DESTAQUES DA BOLSA

Mais valor ao acionista: Oncoclínicas (ONCO3) dispara quase 20% na B3 em meio a recompra de ações

31 de março de 2025 - 16:35

O programa de aquisição de papéis ONCO3 foi anunciado dias após um balanço aquém das expectativas no quarto trimestre de 2024

NO BANCO DOS RESERVAS

Ainda dá para ganhar com as ações do Banco do Brasil (BBAS3) e BTG Pactual (BPAC11)? Não o suficiente para animar o JP Morgan

31 de março de 2025 - 14:49

O banco norte-americano rebaixou a recomendação para os papéis BBAS3 e BPAC11, de “outperform” (equivalente à compra) para a atual classificação neutra

EM BUSCA DE PROTEÇÃO

Casas Bahia (BHIA3) quer pílula de veneno para bloquear ofertas hostis de tomada de controle; ação quadruplica de valor em março 

31 de março de 2025 - 11:37

A varejista propôs uma alteração do estatuto para incluir disposições sobre uma poison pill dias após Rafael Ferri atingir uma participação de cerca de 5%

GOVERNANÇA

Tanure vai virar o alto escalão do Pão de Açúcar de ponta cabeça? Trustee propõe mudanças no conselho; ações PCAR3 disparam na B3

31 de março de 2025 - 9:34

A gestora quer propor mudanças na administração em busca de uma “maior eficiência e redução de custos” — a começar pela destituição dos atuais conselheiros

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Vale tudo na bolsa? Ibovespa chega ao último pregão de março com forte valorização no mês, mas de olho na guerra comercial de Trump

31 de março de 2025 - 8:18

O presidente dos Estados Unidos pretende anunciar na quarta-feira a imposição do que chama de tarifas “recíprocas”

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Payroll, balança comercial e PMIs globais marcam a semana de despedida da temporada de balanços

31 de março de 2025 - 7:03

Com o fim de março, a temporada de balanços se despede, e o início de abril chama atenção do mercado brasileiro para o relatório de emprego dos EUA, além do IGP-DI, do IPC-Fipe e de diversos outros indicadores

conteúdo EQI

Protege contra a inflação e pode deixar a Selic ‘no chinelo’: conheça o ativo com retorno-alvo de até 18% ao ano e livre de Imposto de Renda

30 de março de 2025 - 8:00

Investimento garimpado pela EQI Investimentos pode ser “chave” para lucrar com o atual cenário inflacionário no Brasil; veja qual é

BALANÇO DOS BALANÇOS

O e-commerce das brasileiras começou a fraquejar? Mercado Livre ofusca rivais no 4T24, enquanto Americanas, Magazine Luiza e Casas Bahia apanham no digital

28 de março de 2025 - 16:02

O setor de varejo doméstico divulgou resultados mistos no trimestre, com players brasileiros deixando a desejar quando o assunto são as vendas online

MERCADOS HOJE

Nova York em queda livre: o dado que provoca estrago nas bolsas e faz o dólar valer mais antes das temidas tarifas de Trump

28 de março de 2025 - 14:15

Por aqui, o Ibovespa operou com queda superior a 1% no início da tarde desta sexta-feira (28), enquanto o dólar teve valorização moderada em relação ao real

JANELA DE OPORTUNIDADE

Não é a Vale (VALE3): BTG recomenda compra de ação de mineradora que pode subir quase 70% na B3 e está fora do radar do mercado

28 de março de 2025 - 11:51

Para o BTG Pactual, essa mineradora conseguiu virar o jogo em suas finanças e agora oferece um retorno potencial atraente para os investidores; veja qual é o papel

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem tudo é verdade: Ibovespa reage a balanços e dados de emprego em dia de PCE nos EUA

28 de março de 2025 - 8:04

O PCE, como é conhecido o índice de gastos com consumo pessoal nos EUA, é o dado de inflação preferido do Fed para pautar sua política monetária

SEXTOU COM O RUY

Não existe almoço grátis no mercado financeiro: verdades e mentiras que te contam sobre diversificação

28 de março de 2025 - 6:11

A diversificação é uma arma importante para qualquer investidor: ajuda a diluir os riscos e aumenta as chances de você ter na carteira um ativo vencedor, mas essa estratégia não é gratuita

NOVIDADE NO CÂMBIO

Do Pix ao câmbio online: Itaú anuncia transferências e pagamentos instantâneos em moeda estrangeira direto pelo app

27 de março de 2025 - 17:14

Funcionalidade é fruto da parceria entre o Itaú e a Wise Platform e permite tanto a transferência quanto pagamentos online, com rastreio das operações.

EFEITO COLATERAL

Tarifas de Trump derrubam montadoras mundo afora — Tesla se dá bem e ações sobem mais de 3%

27 de março de 2025 - 16:38

O presidente norte-americano anunciou taxas de 25% sobre todos os carros importados pelos EUA; entenda os motivos que fazem os papéis de companhias na América do Norte, na Europa e na Ásia recuarem hoje

ENTREVISTA EXCLUSIVA

CEO da Americanas vê mais 5 trimestres de transformação e e-commerce menor, mas sem ‘anabolizantes’; ação AMER3 desaba 25% após balanço

27 de março de 2025 - 14:58

Ao Seu Dinheiro, Leonardo Coelho revelou os planos para tirar a empresa da recuperação e reverter os números do quarto trimestre

ACORDO COMERCIAL

Oncoclínicas (ONCO3) fecha parceria para atendimento oncológico em ambulatórios da rede da Hapvida (HAPV3)

27 de março de 2025 - 10:38

Anunciado a um dia da divulgação do balanço do quarto trimestre, o acordo busca oferecer atendimento ambulatorial em oncologia na região metropolitana de São Paulo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar