Bolsa hoje: a esta altura, toda temporada de resultados é perigosa
Lá fora, em dia com menor liquidez por conta do feriado em Hong Kong, as ações asiáticas tiveram um quarta-feira mista, depois de uma terça-feira (12) de altos e baixos em Wall Street

Bom dia, pessoal!
Lá fora, em dia com menor liquidez por conta do feriado em Hong Kong, as ações asiáticas tiveram um quarta-feira mista, depois de uma terça-feira (12) de altos e baixos em Wall Street, que terminou o dia com a maioria dos índices em queda, enquanto os investidores cautelosos esperam pelos dados sobre a inflação americana e pelo início da temporada de resultados das empresas do S&P 500, ambos marcados para hoje.
A grande dúvida é o nível de atividade econômica e de inflação neste último trimestre de 2021, à medida que se tenta descobrir o grau de normalização da economia em uma realidade pós-pandêmica. A Europa tem manhã mista também, mas predominantemente no positivo, acompanhada por uma alta dos futuros americanos.
A ver...
· O que impede a gasolina de chegar a R$ 7 por litro?
Há um catch-up para realizarmos na Bolsa brasileira, depois de uma terça-feira (12) na qual os ADRs brasileiros registraram queda, em meio à volta do feriado nacional e em paralelo ao vencimento do índice futuro, nesta tarde. O movimento se dá em meio à possibilidade de a Câmara votar o projeto de lei que trata do ICMS sobre combustíveis.
Leia Também
'The man who sold the world' ou 'The man who solve the market'?
Sobre este último ponto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer mudar a base do cálculo do preço dos combustíveis, buscando baratear o preço da gasolina em até 8%, o do álcool em 7% e o do diesel em 3,7%. A ideia é considerar a média dos preços dos combustíveis nos últimos dois anos, com cada estado podendo aplicar a sua alíquota de ICMS sobre esse preço médio.
Os últimos anúncios de aumento do preço da Petrobras, do diesel, do gás e da gasolina, foram vistos como positivos pelo mercado (0,3 ponto percentual na inflação de outubro), que cobra independência da companhia – ingerência política poderia prejudicar a performance não só das ações da estatal, mas do Ibovespa inteiro, por ser um fator sistêmico.
· É dia de inflação americana
Hoje contamos com a entrega do índice de preços ao consumidor nos EUA de setembro (CPI, na sigla em inglês). Com uma maior transparência sobre o início do “tapering” (redução do nível de compra de títulos por parte do banco central americano), a preocupação com a inflação parece mais moderada do que no passado.
Os preços do petróleo e de outras energias aumentaram junto com os custos de outras commodities. Enquanto isso, a escassez de semicondutores reduziu a produção de muitos bens industriais de alto valor, reduzindo a oferta.
A expectativa é de manutenção da taxa de inflação cheia e do núcleo. A queda dos salários reais é a experiência da maioria das grandes economias no momento. Devemos ter uma inflação de +5,3% na comparação anual. O núcleo do IPC, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, deve aumentar 4%.
· O que queremos? Lucros! Quando queremos? Agora!
A temporada de resultados corporativos do terceiro trimestre dará a Wall Street uma imagem mais clara de como as empresas se saíram nos últimos meses em meio a um aumento nos casos de Covid-19, também jogando alguma luz sobre como as companhias esperam o resto do ano.
Espera-se que as empresas do S&P 500 registrem um crescimento anual de ganhos de 27,6% no trimestre de julho a setembro, abaixo do crescimento de 28,1% estimado por analistas em julho.
A quarta-feira (13) inaugura este movimento com grandes bancos, como JPMorgan. Se começarmos a ver expectativas de lucros frustradas, os múltiplos do S&P poderão se contrair, movimento também sinalizado por taxas mais altas e um dólar mais forte.
Já começa a se projetar uma desaceleração mais acentuada. Por exemplo, em meio à alta do petróleo e gargalos nas cadeias produtivas, o FMI cortou a previsão do PIB americano para este ano de 7% para 6%, o que pode afetar o crescimento global.
Aparentemente, os custos mais altos de mão de obra e de matéria-prima, os problemas de cadeia de suprimentos e o aumento da demanda são os principais riscos. Preparando-se para este ambiente mais incerto, o mercado já começou a revisar a expectativa de lucros para os próximos seis meses.
· Anote aí!
Na Europa, começamos o dia com a produção industrial de agosto, que veio marginalmente melhor do que o esperado, apesar de representar um encolhimento de 1,6% na comparação mensal. As exportações chinesas de setembro não desaceleraram como esperado – em vez disso, elas aceleraram. Ao mesmo tempo, os dados de crédito frustraram as expectativas do mercado. À noite, por lá, teremos a inflação do gigante asiático, bem como a dos EUA ao longo do pregão de hoje. A agenda é esvaziada no Brasil e devemos acompanhar desdobramentos internacionais na nossa volta do feriado.
· Muda o que na minha vida?
Os preços da gasolina na Europa atingiram novas altas na semana passada em meio ao rápido aumento da demanda, com a reabertura das economias. Depois de anos de pouco investimento na matriz energética tradicional, o déficit de energia não será facilmente resolvido. Para piorar a situação, os estoques estão baixos e a perspectiva de escassez no caso de um inverno frio se intensificou, causando pressão sobre as ações e títulos do governo no início da semana passada.
Nos últimos dias, porém, houve um alívio. O presidente Vladimir Putin sugeriu que a Rússia poderia aumentar o fornecimento para a Europa, o que tem ajustado os preços de gás nos últimos dias. Apesar de positivo, dificilmente poderemos ver a solução estrutural do problema no curto prazo.
Mas, embora os investidores devam se preparar para mais volatilidade à medida que a escassez se desenvolve, não vemos estagflação à frente. Para ilustrar, a Agência Internacional de Energia afirmou que o investimento em energia limpa precisa triplicar na próxima década para evitar a extrema volatilidade do mercado de energia. Já se discute estagflação na Europa, apesar de ainda ter pouca probabilidade, em meio à normalização pós-pandemia e à alta dos preços de energia.
Oportunidades do dia
- A Vitreo vai abrir uma PREVIDÊNCIA no nome do seu filho
O presente do Dia das Crianças você provavelmente já deu. Que tal agora dar o presente de uma vida, para buscar um futuro mais promissor para quem você mais ama? Vamos depositar R$ 100 numa conta da Vitreo no nome da criança ou do adolescente que você deseja presentear.
Trata-se de uma promoção especial para a Semana das Crianças, que pode sair do ar a qualquer momento.
- Petróleo dispara em meio à crise energética
Preço da commodity abre uma excelente oportunidade de lucro para quem souber aproveitar. Veja como investir por meio do fundo Vitreo Petróleo.
- IPO | Investo MSCI US Real Estate - ETF - ALUG11
Fundo de Índice que replica o mundialmente conhecido Vanguard Real Estate, lá da bolsa de Nova Iorque. O ETF segue o desempenho de 174 empresas americanas do setor imobiliário com REITS residenciais, comerciais, industriais, e tem também torres de celular, data centers, self storages.
Início das reservas: 11/10/2021
Encerramento das reservas: 26/10/2021
Bookbuilding: 27/10/2021
Início da negociação: 29/10/2021
Liquidação: 28/10/2021
Investimento Mínimo: 5 cotas
Primeiro Diário de Bordo de 2024: a ‘ressaca’ de início de ano
Edição de 10/01/2024 do Diário de Bordo
Convite para o baile de Jerome Powell, presidente do Fed, reforça construção do ‘efeito janeiro’
Na estreia do Diário de Bordo no Seu Dinheiro, abordamos os acontecimentos da semana no mercado, as perspectivas para 2024, e mais
A polarização do mercado financeiro, criptomoedas fecham semana no vermelho e outros destaques
Quanto mais caminhamos em direção ao mês de outubro, mais o mercado financeiro parece polarizado entre possibilidades que não agradam os analistas. De um lado, parte dos investidores está certa de que o Federal Reserve será obrigado a continuar em um ritmo forte de aperto monetário. Do outro, há quem veja algum alívio nos dados […]
Além do yin-yang: Vale a pena deixar os fundos para investir em renda fixa?
Investidores de varejo e institucionais migraram centenas de bilhões em ativos mais arrojados para a renda fixa, o maior volume de saída da história do mercado de fundos
Day trade na B3: Oportunidade de lucro de mais de 7,5% com ações da JHSF (JHSF3); confira a recomendação
Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da JHSF (JHSF3). Veja os detalhes
No balanço das horas: Payroll, eleições e mais… Confira as notícias que movimentam os mercados e mexem com seus investimentos hoje
O payroll, como é conhecido o relatório mensal sobre o mercado de trabalho dos EUA, é uma das referências do Federal Reserve para a condução de sua política monetária
Por que a Gerdau acertou mais uma vez ao segurar aquele caminhão de dividendos que todos estavam esperando
Um ano depois, a Gerdau continua ensinando os analistas sobre a gestão disciplinada de recursos que diferencia as boas empresas do mercado
Precisamos falar sobre indicadores antecedentes: Saiba como analisar os índices antes de investir
Com o avanço da tecnologia, cada vez mais fundos de investimentos estão utilizando esses indicadores em seus modelos — e talvez a correlação esteja caindo
Rodolfo Amstalden: Encaro quase como um hedge
Tenho pensado cada vez mais na importância de buscar atividades que proporcionem feedbacks rápidos e causais. Elas nos ajudam a preservar um bom grau de sanidade
Day trade na B3: Oportunidade de lucro de mais de 4% com ações da AES Brasil (AESB3); confira a recomendação
Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da AES Brasil (AESB3). Saiba os detalhes
Setembro em tons de vermelho: Confira todas as notícias que pesam nos mercados e impactam seus investimentos hoje
O mês de setembro começa com uma imensa mancha de tinta vermelha sobre a tela das bolsas mundiais, sentindo o peso do Fed, da inflação recorde na zona do euro e do lockdown em Chengdu
A febre dos NFTs passou, mas esta empresa está ganhando dinheiro com eles até hoje
Saiba quem foram os vendedores de pás da corrida do ouro dos NFTs e o que isso nos ensina para as próximas ondas especulativas
Balanço de agosto, o Orçamento de 2023 e outros destaques do dia
A alta de 6,16% do Ibovespa em agosto afastou o rótulo de “mês do desgosto”, mas ainda assim deixou um sabor amargo na boca. Isso porque depois de disparar mais de 10% ainda na primeira quinzena, impulsionado pela volta do forte fluxo de capital estrangeiro, as últimas duas semanas foram comandadas pela cautela. Uma dupla […]
Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 4% com ações da Marcopolo (POMO4); confira a recomendação
Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da Marcopolo (POMO4). Saiba mais detalhes
Tente outra vez: basta desejar profundo para ver a bolsa subir? Confira tudo o que mexe com os seus investimentos hoje
Em queda desde a sexta-feira, as bolsas de valores estrangeiras começaram o dia em busca de recuperação singela. Por aqui, investidores procuram justificativas para descolar o Ibovespa de Wall Street
Commodities derrubam Ibovespa, Itaú BBA rebaixa a Petrobras (PETR4) e as mudanças na WEG (WEGE3); confira os destaques do dia
As últimas levas de notícias que chegam de todas as partes do mundo parecem ter jogado os investidores dentro de um labirinto de difícil resolução em que apenas a cautela pode ser utilizada como arma. O emaranhado de corredores a serem percorridos não só são longos, como também parecem estar sempre mudando de posição — […]
Gringos estão de olho no Ibovespa, mas investidor local parece sem apetite pela bolsa brasileira. Qual é a melhor estratégia?
É preciso ir contra o consenso para gerar retornos acima da média, mesmo que isso signifique correr o risco de estar errado
Entenda por que você não deve acompanhar só quem possui teses de investimento iguais às suas
Parte fundamental do estudo de uma ação é entender não só a cabeça de quem tem uma tese que vá em linha com a sua, mas também a de quem pensa o contrário
Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 11% com ações da Santos Brasil (STBP3); confira a recomendação
Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da Santos Brasil (STBP3). Saiba os detalhes
Uma pausa para respirar: Confira todas as notícias que movimentam os mercados e impactam seus investimentos hoje
A saída da atual crise inflacionária norte-americana passa necessariamente por algum sacrifício. Hoje, porém, as bolsas fazem uma pausa para respirar