🔴 SAVE THE DATE – 25/11: MOEDA COM POTENCIAL DE 30.000% DE VALORIZAÇÃO SERÁ REVELADA – VEJA COMO ACESSAR

Aprenda a aperfeiçoar sua intuição e tomar decisões rápidas e certeiras com o livro “Blink”, de Malcolm Gladwell

Na obra, o jornalista desvenda o que está por trás das “primeiras impressões” e mostra que é possível usar a intuição para fazer escolhas mais acertadas

5 de setembro de 2021
8:00 - atualizado às 11:32
Ilustração de um homem encarando uma placa com várias setas
“Blink”, de Malcolm Gladwell, é o livro certo para quem quer aprender a tomar decisões mais rápidas e acertadas. - Imagem: Shutterstock

Você já ouviu frases do tipo: “As aparências enganam”; “Pense bem antes de agir”; “Quanta verdade se esconde detrás de um palpite?”; “Inteligência intuitiva existe?” e “Por que sabemos a verdade em dois segundos?”.

Perguntas como essas motivaram o jornalista Malcolm Gladwell a analisar a fundo a ciência que se esconde por trás das primeiras impressões. Em “Blink”, o autor se baseia em fundamentos científicos para nos mostrar como podemos julgar, decidir e fazer escolhas sem refletir muito a respeito ‒ “em um piscar de olhos”, como o próprio título diz. 

Ao contrário do que assume o senso comum, as primeiras impressões não se resumem a simpatizar ou não com uma pessoa logo de cara. Em “Blink”, vemos que esse recurso intuitivo pode servir para muito mais do que uma mera questão de afinidade. 

A obra nos mostra o exemplo do diretor do Metropolitan Museum, que, com uma simples olhada, rejeitou a autenticidade de uma estátua kouros (jovem nu masculino) da antiga Grécia, adquirida pelo Getty da década de 1980, por sentir que havia algo de “fresco” na peça. Ou ainda o caso de um cientista norte-americano que consegue saber em poucos minutos se determinado casal acabará por se separar ou se manterá sua união, após anos analisando o comportamento de casais em uma discussão. 

Fatiar fino: nosso inconsciente impactando nossas decisões

Decisões tomadas muito depressa podem ser tão boas quanto decisões tomadas de forma cautelosa e deliberada. Para nos ajudar a fazer escolhas rápidas, porém espertas, o autor traz uma ferramenta muito interessante, chamada de “Fatiar Fino”.

"Fatiar Fino" refere-se à capacidade do inconsciente de encontrar padrões em situações e comportamentos com base em fatias muito finas de experiência. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar dessa expressão, você “fatia fino” a todo momento de sua vida: quando conhece uma pessoa e quando se defronta com uma situação nova, por exemplo. 

Leia Também

Mas você pode estar se perguntando: como é possível colher informações necessárias para um bom julgamento em tão pouco tempo? 

O livro traz diversos exemplos e estudos de como tornar isso possível, inclusive com testes práticos. E o melhor: esta é uma habilidade que pode ser desenvolvida voluntariamente por qualquer pessoa. 

“A capacidade de fatiar fino não é um dom divino: é uma parte fundamental da estrutura humana. [...] Nós fatiamos fino porque somos obrigados a fazê-lo, e aprendemos a ter confiança nesta habilidade porque existem muitas ameaças no mundo exterior, e porque existem diversas situações em que o exame detalhado dos dados obtidos com o ato de fatiar fino pode nos fornecer informações valiosas, ainda que em questão de dois ou três segundos.” ‒ Trecho de “Blink”, de Malcolm Glawell

Uma das teorias que “Blink” propõe é que fazemos conexões entre pares de ideias que já estão relacionadas em nossas mentes de uma forma mais rápida do que entre pares de ideias que nos são estranhas.  

Nós podemos fazer essas associações em dois níveis diferentes :

  • O primeiro é quando temos nossas atitudes conscientes: crenças e valores declarados que conduzem nosso comportamento; 
  • O segundo nível está no inconsciente: associações imediatas e automáticas que surgem antes de podermos raciocinar.  

Para exemplificar o primeiro caso, escolhi um interessante teste de Harvard que ilustra esses níveis de consciência: o teste de associação implícita, chamado de IAT. Caso queira experimentar, você pode entrar no site, onde existem diversos outros testes, inclusive o mais famoso: o Race IAT. 

No primeiro teste, temos duas colunas e algumas imagens e palavras, e você precisa associá-las em uma das duas colunas. O aspecto perturbador do teste é o fato dele mostrar que nossas atitudes inconscientes podem ser totalmente incompatíveis com os nossos valores conscientes declarados.  

Teste de associação implícita de Harvard, proposto pelo livro Blink, de Malcolm Gladwell
Teste de associação implícita ajuda a entender nossos níveis de consciência. Imagem: Implicit/Harvard.

Porém a boa notícia é que não estamos indefesos diante de nossas primeiras impressões. Elas podem vir do inconsciente, mas o simples fato de uma coisa estar fora do consciente não significa que está fora de controle. Aqui vai uma dica que tirei do livro:  nossas primeiras impressões são geradas pelas experiências e pelo ambiente, então isso significa que podemos mudar nossas primeiras impressões “fatiando fino”, ou seja, mudando as experiências que compõem essa impressão.  

"O computador gigante que é nosso cérebro digere silenciosamente todos os dados das experiências que tivemos, das pessoas que conhecemos, das lições que aprendemos, dos livros que lemos, dos filmes que assistimos e assim por diante, e forma sua opinião." ‒ Trecho de “Blink”, de Malcolm Glawell

O segundo teste apresentado na obra funciona da seguinte maneira: duas dúzias de homens e mulheres se reuniram no salão dos fundos de um bar em Manhattan para participar de um ritual um tanto quanto peculiar, "um encontro rápido". 

Todos estavam com crachás numerados e cada casal tinha seis minutos para se conhecer. Depois do encontro, eles assinalavam se tinham gostado ou não da pessoa, conforme os números. Caso desse “match”, 24 horas depois eles receberiam a informação por e-mail e poderiam se encontrar novamente. 

Mas o curioso é o seguinte: as pessoas, quando questionadas pelas escolhas, não sabiam explicar o motivo de suas preferências e ficavam bem confusas ao tentar explicar.  

Então, dois professores, Fisman e Iyengar, repetiram as noites de encontro rápidas 

para tentar entender a confusão na hora de explicar suas escolhas. As noites são idênticas às noites de encontros rápidos, exceto por uma regra: os participantes não se limitam em marcar quadrinhos de sim ou não, eles precisam preencher um questionário de 1 a 10, com o que buscam em um parceiro em potencial.  

O exemplo de Mary

Mary diz no início da noite que desejava alguém inteligente e sincero, mas o teste mostra que isso não significa que ela será atraída somente por homens inteligentes e sinceros. Além disso, durante a noite, ela pode se atrair por um homem atraente e divertido, por exemplo. No dia seguinte, quando questionada novamente sobre sua preferência para homens, pode mudar de opinião e dizer que prefere alguém divertido e atraente.  

Parece confuso. Afinal, o que Mary deseja em um homem? O verdadeiro é o descrito por ela, o que ela diz que realmente procura ou o que ela escolheu por meio das ações?  

Os cientistas não chegaram a uma resposta certa. Nenhuma das respostas de Mary está errada, mas ambas estão sim incompletas. O consciente diz aquilo que acredita querer quando pensa no assunto. As ações, no entanto, estão atrás de uma porta trancada ‒ o inconsciente ‒ e aí não é possível ter certeza do critério que determina essas escolhas.  

Conheça mais sobre Malcolm Gladwell

Malcolm Gladwell é um jornalista britânico que iniciou sua carreira jornalística numa revista em Indiana, depois de ser rejeitado por várias agências de publicidade. Ele trabalhou durante quase uma década no The Washington Post, na cobertura de temas de ciência e negócios e foi lá que começou a ler revistas acadêmicas e estudos em busca de ideias para reportagens, coisa que sustenta boa parte do seu trabalho hoje.  

Desde 1996, Gladwell é colunista da The New Yorker e, em seus trabalhos, ele mistura jornalismo, pesquisa científica, história e filosofia. Entre seus livros de sucesso, estão “Fora de série”, “Davi e Golias” e “Falando com estranhos”. Como ele mesmo diz: “Abordo questões do senso comum e, a partir de argumentos contra intuitivos, busco formas interessantes de apresentar pontos de vista radicais”.  

Entender como funcionam suas tomadas de decisão pode definir sua vida financeira

“Blink” nos mostra como “fatiar fino”, ter uma intuição mais apurada e nos ajuda a perceber o quanto o viés pode atrapalhar as suas escolhas. É uma leitura rápida e direta ao ponto, que traz diversos exemplos do cotidiano. Para quem se interessa pelo assunto, vale a pena ler também “Rápido e Devagar”, de Daniel Kahneman, que fala sobre nossa forma de pensar, trazendo mais pesquisas e comprovações científicas. 

Entender como nosso cérebro entende o processo de tomada de decisões é essencial para ser mais certeiro no campo dos negócios, das finanças pessoais e dos investimentos. Por isso, muitos autores têm se dedicado ao tema da economia comportamental, que está diretamente relacionada às nossas ações conscientes e inconscientes.

Pensando nisso, o clube de livros Empiricus Books já enviou aos seus membros vários livros sobre o tema, como “Misbehaving: a construção da economia comportamental” e “Preparados para o risco: como tomar boas decisões”. 

A cada dois meses, os assinantes recebem em casa um livro que envolve os temas de economia, empreendedorismo e investimentos. As obras são cuidadosamente selecionadas pela equipe da Empiricus com foco em aumentar o repertório cultural dos assinantes e torná-los melhores investidores.

Caso queira conhecer mais sobre o Empiricus Books, fica aqui o convite

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MARKET MAKERS

Precisamos falar sobre indicadores antecedentes: Saiba como analisar os índices antes de investir

1 de setembro de 2022 - 14:09

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais fundos de investimentos estão utilizando esses indicadores em seus modelos — e talvez a correlação esteja caindo

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Encaro quase como um hedge

1 de setembro de 2022 - 13:27

Tenho pensado cada vez mais na importância de buscar atividades que proporcionem feedbacks rápidos e causais. Elas nos ajudam a preservar um bom grau de sanidade

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro de mais de 4% com ações da AES Brasil (AESB3); confira a recomendação

1 de setembro de 2022 - 8:25

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da AES Brasil (AESB3). Saiba os detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Setembro em tons de vermelho: Confira todas as notícias que pesam nos mercados e impactam seus investimentos hoje

1 de setembro de 2022 - 8:22

O mês de setembro começa com uma imensa mancha de tinta vermelha sobre a tela das bolsas mundiais, sentindo o peso do Fed, da inflação recorde na zona do euro e do lockdown em Chengdu

ESTRADA DO FUTURO

A febre dos NFTs passou, mas esta empresa está ganhando dinheiro com eles até hoje

1 de setembro de 2022 - 5:48

Saiba quem foram os vendedores de pás da corrida do ouro dos NFTs e o que isso nos ensina para as próximas ondas especulativas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Balanço de agosto, o Orçamento de 2023 e outros destaques do dia

31 de agosto de 2022 - 19:20

A alta de 6,16% do Ibovespa em agosto afastou o rótulo de “mês do desgosto”, mas ainda assim deixou um sabor amargo na boca.  Isso porque depois de disparar mais de 10% ainda na primeira quinzena, impulsionado pela volta do forte fluxo de capital estrangeiro, as últimas duas semanas foram comandadas pela cautela.  Uma dupla […]

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 4% com ações da Marcopolo (POMO4); confira a recomendação

31 de agosto de 2022 - 8:10

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da Marcopolo (POMO4). Saiba mais detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Tente outra vez: basta desejar profundo para ver a bolsa subir? Confira tudo o que mexe com os seus investimentos hoje

31 de agosto de 2022 - 8:08

Em queda desde a sexta-feira, as bolsas de valores estrangeiras começaram o dia em busca de recuperação singela. Por aqui, investidores procuram justificativas para descolar o Ibovespa de Wall Street

o melhor do seu dinheiro

Commodities derrubam Ibovespa, Itaú BBA rebaixa a Petrobras (PETR4) e as mudanças na WEG (WEGE3); confira os destaques do dia

30 de agosto de 2022 - 19:20

As últimas levas de notícias que chegam de todas as partes do mundo parecem ter jogado os investidores dentro de um labirinto de difícil resolução em que apenas a cautela pode ser utilizada como arma.  O emaranhado de corredores a serem percorridos não só são longos, como também parecem estar sempre mudando de posição — […]

A BOLSA COMO ELA É

Gringos estão de olho no Ibovespa, mas investidor local parece sem apetite pela bolsa brasileira. Qual é a melhor estratégia?

30 de agosto de 2022 - 11:50

É preciso ir contra o consenso para gerar retornos acima da média, mesmo que isso signifique correr o risco de estar errado

MARKET MAKERS

Entenda por que você não deve acompanhar só quem possui teses de investimento iguais às suas

30 de agosto de 2022 - 9:17

Parte fundamental do estudo de uma ação é entender não só a cabeça de quem tem uma tese que vá em linha com a sua, mas também a de quem pensa o contrário

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 11% com ações da Santos Brasil (STBP3); confira a recomendação

30 de agosto de 2022 - 8:15

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da Santos Brasil (STBP3). Saiba os detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Uma pausa para respirar: Confira todas as notícias que movimentam os mercados e impactam seus investimentos hoje

30 de agosto de 2022 - 8:08

A saída da atual crise inflacionária norte-americana passa necessariamente por algum sacrifício. Hoje, porém, as bolsas fazem uma pausa para respirar

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Aperte os cintos: o Fed praticamente acabou com as teses de crescimento, e o fim do bear market rally está aí

30 de agosto de 2022 - 6:22

Saída da atual crise inflacionária passa por algum sacrifício. Afinal, estamos diante de um ciclo econômico clássico e será preciso esfriar o mercado de trabalho

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa se descola da gringa, Itaú entra na disputa das vendas virtuais e a estratégia de Bolsonaro para os debates; confira os destaques do dia

29 de agosto de 2022 - 19:17

Em Wall Street, o alerta do Federal Reserve de que o aperto monetário pode ser mais intenso do que o esperado penalizou as bolsas lá fora

EXILE ON WALL STREET

Complacência: Entenda por que é melhor investir em ativos de risco brasileiros do que em bolsa norte-americana

29 de agosto de 2022 - 11:25

Uma das facetas da complacência é a tendência a evitar conflitos e valorizar uma postura pacifista, num momento de remilitarização do mundo, o que pode ser enaltecido agora

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 5% com ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3); confira a recomendação

29 de agosto de 2022 - 8:25

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3). Veja os detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Mercados, debate presidencial e um resultado inesperado: Confira todas as notícias que mexem com os seus investimentos hoje

29 de agosto de 2022 - 8:24

Com a percepção de que o Fed optará pelo combate à inflação a todos os custos, os últimos dias de agosto não devem trazer alívio para os mercados financeiros. O Ibovespa ainda repercute o primeiro debate entre presidenciáveis

Trilhas de carreira

Por que saber demais pode tornar você um péssimo chefe

28 de agosto de 2022 - 7:32

Apesar de desenvolvermos uma compreensão mais sofisticada da realidade como adultos, tendemos a cair em armadilhas com muito mais frequência do que gostaríamos de admitir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Wall Street tomba com Powell, os melhores momentos de Lula e Bolsonaro no Jornal Nacional e outros destaques do dia

26 de agosto de 2022 - 18:13

Desde que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) anunciou o início da retirada dos estímulos monetários adotados na pandemia, durante o simpósio de Jackson Hole de 2021, o mercado financeiro global já se viu obrigado inúmeras vezes a recalcular a rota, e todas elas parecem levar a um destino ainda incerto, mas muito […]

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar