CVM aprova negociação do primeiro ETF de criptomoedas no Brasil
Com a aprovação, todos os investidores brasileiros poderão adquirir cotas do ETF diretamente pela B3
O primeiro ETF de criptomoedas do mundo, o Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de índice, da gestora brasileira focada em criptoativos Hashdex, conseguiu a aprovação da CVM para conseguir negociar o fundo de índice no Brasil. Com isso, qualquer investidor no Brasil poderá investir no ETF, sob o ticker HASH11.
Leia também:
- Gestora Hashdex e Nasdaq lançam o primeiro ETF de criptomoedas do mundo
- Para além da camisinha: Blau Farmacêutica quer arrecadar R$ 2,1 bilhões com IPO
O fundo de índice tem como objetivo replicar a performance do Nasdaq Crypto Index (NCI), índice focado em ativos digitais calculado pela Nasdaq em parceria com a Hashdex. Porém, o ETF brasileiro HASH11 apresentará o retorno em reais.
Vale lembrar que o Hashdex Crypto Index Fundo de Índice já havia sido anunciado em setembro de 2020 e listado em fevereiro deste ano na Bolsa de Valores de Bermudas, país que é justamente conhecido por uma regulamentação mais amigável aos criptoativos.
O ativo já estava disponível no Brasil, porém somente através dos fundos de criptoativos da própria Hashdex, em parceria com corretoras nacionais e exposições variadas, de 20%, 40% ou até 100% de exposição (o último somente permitido a investidores profissionais). Com a aprovação do ETF brasileiro, todos os investidores locais poderão adquirir cotas diretamente pela B3.