Após acordo comercial com a China, Trump busca pacto com UE
Caso um acordo não seja estabelecido, Trump ameaçou impor tarifas “muito altas” a carros e outros produtos da UE. Segundo o presidente, a UE não tem outra opção além de fechar um acordo com Washington
Diretamente de Davos nesta quarta-feira (22), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou pretensão de buscar um acordo comercial com a União Europeia (UE), agora que seu governo conseguiu garantir um acordo de fase 1 com a China e o USMCA - novo pacto comercial da América do Norte.
- Aposente-se aos 40 (ou o quanto antes): Não depender de um salário no fim do mês é o seu grito de liberdade. Aqui está o seu plano para dar Adeus ao seu chefe.
Em entrevista à CNBC, o presidente americano disse ter se encontrado com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Davos, Suíça, e disse que é preciso fazer algo a respeito da relação comercial dos EUA com a UE.
Caso um acordo não seja estabelecido, Trump ameaçou impor tarifas "muito altas" a carros e outros produtos da UE. Segundo o presidente, a UE não tem outra opção além de fechar um acordo com Washington. "Eu ficaria surpreso se tivéssemos de implementar tarifas (contra a UE)", disse.
Um acordo com o Reino Unido já começou a ser negociado.
OMC
O presidente dos EUA também defendeu reformas "dramáticas" na Organização Mundial do Comércio (OMC) durante encontro com o diretor-geral do grupo, o brasileiro Roberto Azevêdo.
*Com Estadão Conteúdo