🔴 AÇÕES, FIIs, DIVIDENDOS, BDRs: ONDE INVESTIR EM ABRIL? CONFIRA +30 RECOMENDAÇÕES AQUI

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

Mas será o benedito?

NuConta, CDB e fundos Tesouro Selic podem perder da poupança?

Aplicações que pagam 100% do CDI costumam ser vendidas como mais rentáveis que a poupança, mas nem sempre é o caso; mesmo assim, elas ainda são mais interessantes que a caderneta.

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
11 de fevereiro de 2020
18:34
Calculadora com sinal de porcentagem representando juros | Selic, fundos imobiliários, bolsa, Ibovespa, ações
Imagem: Shutterstock

Com a Selic em suas mínimas históricas, investir na renda fixa ultraconservadora - aqueles produtos com baixo risco de crédito e altíssima liquidez - deixou de ser alternativa para fazer o patrimônio crescer e passou a ser apenas para reserva de emergência e objetivos de curtíssimo prazo.

Mas mesmo para essas finalidades, a pessoa física dispõe hoje de alternativas mais interessantes que a caderneta de poupança, como é o caso dos fundos que investem em Tesouro Selic e não cobram taxa, a NuConta e outras contas de pagamento que pagam 100% do CDI e os CDB de bancos médios que pagam 100% do CDI com liquidez diária.

Em tese, esses investimentos podem, em circunstâncias BEM específicas, perder da poupança ou se igualar a ela. Mesmo assim, eles ainda são mais vantajosos que a caderneta.

Já vimos aqui no Seu Dinheiro, que o Tesouro Selic comprado via Tesouro Direto perde para a caderneta de poupança nas suas datas de aniversário até completar, mais ou menos, quatro meses de investimento. A partir de cinco meses, o Tesouro Selic já consegue bater a poupança.

Isso acontece porque, no curto prazo, a alíquota de imposto de renda sobre a rentabilidade do Tesouro Selic é de 22,5%, um percentual pesado para o atual cenário de Selic baixa.

Além disso, o investimento via Tesouro Direto está sujeito a uma taxa de custódia obrigatória de 0,25% ao ano e ainda há um spread entre as taxas de compra e venda - uma espécie de pedágio para quem sai do título antes do vencimento.

Leia Também

Esse spread já foi maior, mas depois de uma matéria que eu publiquei no Seu Dinheiro no ano passado, ele foi reduzido para apenas 0,01 ponto percentual, o que ainda não resolveu totalmente o problema.

Os investimentos que pagam 100% do CDI, por sua vez, não têm spread nem taxa, então conseguem bater a poupança mais facilmente. Mas se considerarmos apenas as datas de aniversário da poupança, o retorno desses investimentos pode sim ficar abaixo do rendimento da caderneta, ou no mínimo se igualar. Dá uma olhada nessa simulação:

Feriados e fins de semana atrapalham o seu bolso

Para fazer essa simulação, eu utilizei datas reais de aplicação e resgate, sempre no mesmo dia do mês - por exemplo, de 11 de fevereiro a 11 de março de 2020. Repare que nos prazos de até 3 meses, o retorno das aplicações que pagam 100% do CDI é o mesmo que o da poupança no aniversário.

Só a partir do prazo de quatro meses é que as aplicações que pagam 100% do CDI passam a render mais que a caderneta.

O pesado desconto de IR é, sem dúvida, um dos responsáveis, como no caso já mencionado do Tesouro Selic. Os juros baixos também atrapalham. E há ainda a questão de que o CDI costuma ficar um pouco abaixo da Selic. Atualmente - e eu considerei isso na simulação - o CDI está em 4,15%, enquanto a Selic se encontra em 4,25%.

Mas há ainda um quarto motivo: a poupança rende no dia do aniversário independentemente da quantidade de dias úteis ou corridos que o prazo de aplicação tenha. Já no caso das aplicações atreladas ao CDI, o retorno depende do número de dias úteis.

Como a rentabilidade desses investimentos é diária, quanto mais dias úteis, melhor o retorno. O mês de fevereiro deste ano, por exemplo, tem 29 dias, mas apenas 18 dias úteis. Já o mês de abril tem 30 dias e 21 dias úteis.

Assim, se no primeiro mês da simulação houvesse 20 dias úteis, a poupança perderia da renda fixa; mas se houvesse 18, ela ganharia. Como eram 19, empatou.

Minúcias e migalhas

Sei o que você deve estar pensando: estou entrando em minúcias e contando migalhas. Afinal, estamos falando de uma diferença na segunda casa decimal.

É verdade. Mas acho essa análise importante para o investidor entender por dois motivos:

Primeiro para o investidor entender por que, em certos períodos curtos, suas aplicações de renda fixa conservadora podem ter rendido menos que a poupança.

Segundo, para ficar bem claro que, num cenário em que a renda fixa conservadora de fato só rende migalhas no curto prazo, a poupança já não é mais tão vilã assim. Quando falamos em períodos de alguns poucos meses, meio que tanto faz deixar o dinheiro na poupança ou em um fundo Selic sem taxa.

Renda fixa ainda é mais vantajosa

Porém, quero fazer aqui uma defesa das aplicações que rendem 100% do CDI sem cobrar taxas: elas têm rentabilidade diária, e a poupança não. Se estivéssemos comparando essas aplicações em datas “quebradas” - por exemplo, do dia 11 de fevereiro ao dia 20 de abril - a renda fixa, mesmo tributada, ganharia da poupança, que só teria rendimento no mês cheio.

Assim, se estamos falando da sua reserva de emergência - aquela que você não sabe quando poderá ter que sacar - ou de um objetivo financeiro que você não vai conseguir casar com a data de aniversário da poupança, as aplicações que rendem 100% do CDI ainda valem mais a pena.

A poupança só seria mais vantajosa na situação específica de um objetivo de prazo inferior a seis meses que você conseguisse casar com a data de aniversário. Basicamente, os planetas precisariam se alinhar.

E se estamos falando de prazos mais longos, em que as alíquotas de IR serão de 20% ou menos, a vantagem das aplicações que pagam 100% do CDI é bastante clara.

Sendo assim, eu reitero a minha recomendação de preferir estes investimentos à poupança quando se tratar de um objetivo de curto prazo para o qual você não possa prescindir dos recursos de jeito nenhum.

Já para a reserva de emergência, reitero a minha recomendação para os fundos Tesouro Selic de taxa zero, cuja rentabilidade tende a ser melhor do que a do investimento direto em Tesouro Selic e com a segurança de um investimento garantido pelo governo.

Atualmente, há fundos desta modalidade sendo oferecidos nas plataformas on-line do BTG Pactual Digital, das corretoras Pi e Rico e da Órama.

Finalmente, não custa lembrar: essas aplicações ultraconservadoras são só para quem não pode mesmo correr nenhum risco e para reserva de emergência. Elas não serão capazes de te enriquecer e, dadas as atuais perspectivas para a inflação, mal conseguem preservar o poder de compra das suas reservas.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O DIA DA LIBERTAÇÃO

O Super Bowl das tarifas de Trump: o que pode acontecer a partir de agora e quem está na mira do anúncio de hoje — não é só a China

2 de abril de 2025 - 6:01

A expectativa é de que a Casa Branca divulgue oficialmente os detalhes da taxação às 17h (de Brasília). O Seu Dinheiro ouviu especialistas para saber o que está em jogo.

LIGA DOS SUPER-RICOS

Os bilionários de 2025 no Brasil e no mundo — confira quem subiu e quem caiu na lista da Forbes

1 de abril de 2025 - 16:53

Lista de bilionários bate recorde, reunindo 3.000 nomes que, juntos, somam US$ 16,1 trilhões, com Musk, Zuckerberg e Bezos liderando o ranking

conteúdo EQI

Boletim Focus mantém projeção de Selic a 15% no fim de 2025 e EQI aponta caminho para buscar lucros de até 18% ao ano; entenda

1 de abril de 2025 - 8:00

Com a Selic projetada para 15% ao ano, investidores atentos enxergam oportunidade de buscar até 18% de rentabilidade líquida e isenta de Imposto de Renda

BOM OU RUIM?

Como fica a garantia de R$ 250 mil dos CDBs de Banco Master e Will Bank caso a aquisição do grupo pelo BRB saia do papel?

31 de março de 2025 - 13:16

Papéis passariam para o guarda-chuva do BRB caso compra do Banco Master pela instituição brasiliense seja aprovada

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Vale tudo na bolsa? Ibovespa chega ao último pregão de março com forte valorização no mês, mas de olho na guerra comercial de Trump

31 de março de 2025 - 8:18

O presidente dos Estados Unidos pretende anunciar na quarta-feira a imposição do que chama de tarifas “recíprocas”

RENDA FIXA NA VEIA

Conservador, sim; com retorno, também: como bater o CDI com uma carteira 100% conservadora, focada em LCIs, LCAs, CDBs e Tesouro Direto

31 de março de 2025 - 6:01

A carteira conservadora tem como foco a proteção patrimonial acima de tudo, porém, com os juros altos, é possível aliar um bom retorno à estratégia. Entenda como

conteúdo EQI

Protege contra a inflação e pode deixar a Selic ‘no chinelo’: conheça o ativo com retorno-alvo de até 18% ao ano e livre de Imposto de Renda

30 de março de 2025 - 8:00

Investimento garimpado pela EQI Investimentos pode ser “chave” para lucrar com o atual cenário inflacionário no Brasil; veja qual é

DE OLHO NOS CALOTES

Nubank (ROXO34): Safra aponta alta da inadimplência no roxinho neste ano; entenda o que pode estar por trás disso

28 de março de 2025 - 19:00

Uma possível explicação, segundo o Safra, é uma nova regra do Banco Central que entrou em vigor em 1º de janeiro deste ano. 

MERCADOS HOJE

Nova York em queda livre: o dado que provoca estrago nas bolsas e faz o dólar valer mais antes das temidas tarifas de Trump

28 de março de 2025 - 14:15

Por aqui, o Ibovespa operou com queda superior a 1% no início da tarde desta sexta-feira (28), enquanto o dólar teve valorização moderada em relação ao real

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem tudo é verdade: Ibovespa reage a balanços e dados de emprego em dia de PCE nos EUA

28 de março de 2025 - 8:04

O PCE, como é conhecido o índice de gastos com consumo pessoal nos EUA, é o dado de inflação preferido do Fed para pautar sua política monetária

ROXINHO EXPRESS

110% do CDI e liquidez imediata — Nubank lança nova Caixinha Turbo para todos os clientes, mas com algumas condições; veja quais

27 de março de 2025 - 15:22

Nubank lança novo investimento acessível a todos os usuários e notificará clientes gradualmente sobre a novidade

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo

27 de março de 2025 - 8:20

Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ato falho relevante: Ibovespa tenta manter tom positivo em meio a incertezas com tarifas ‘recíprocas’ de Trump

26 de março de 2025 - 8:22

Na véspera, teor da ata do Copom animou os investidores brasileiros, que fizeram a bolsa subir e o dólar cair

DIVERSIFICAÇÃO NO CATÁLOGO

Nubank expande sua plataforma de criptomoedas e adiciona 4 novas altcoins ao app — cardano (ADA) entre elas

25 de março de 2025 - 14:22

Banco digital adiciona cardano (ADA), NEAR protocol (NEAR), cosmos (ATOM) e algorand (ALGO), elevando para 20 o número de criptoativos disponíveis na plataforma

conteúdo EQI

Selic em 14,25% ao ano é ‘fichinha’? EQI vê juros em até 15,25% e oportunidade de lucro de até 18% ao ano; entenda

25 de março de 2025 - 14:00

Enquanto a Selic pode chegar até 15,25% ao ano segundo analistas, investidores atentos já estão aproveitando oportunidades de ganhos de até 18% ao ano

TÁ NA ATA

Sem sinal de leniência: Copom de Galípolo mantém tom duro na ata, anima a bolsa e enfraquece o dólar

25 de março de 2025 - 12:10

Copom reitera compromisso com a convergência da inflação para a meta e adverte que os juros podem ficar mais altos por mais tempo

SD Select

Com a Selic a 14,25%, analista alerta sobre um erro na estratégia dos investidores; entenda

25 de março de 2025 - 10:00

A alta dos juros deixam os investidores da renda fixa mais contentes, mas este momento é crucial para fazer ajustes na estratégia de investimentos na renda variável, aponta analista

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cuidado com a cabeça: Ibovespa tenta recuperação enquanto investidores repercutem ata do Copom

25 de março de 2025 - 8:13

Ibovespa caiu 0,77% na segunda-feira, mas acumula alta de quase 7% no que vai de março diante das perspectivas para os juros

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Inocentes ou culpados? Governo gasta e Banco Central corre atrás enquanto o mercado olha para o (fim da alta dos juros e trade eleitoral no) horizonte

25 de março de 2025 - 6:39

Iminência do fim do ciclo de alta dos juros e fluxo global favorecem, posicionamento técnico ajuda, mas ruídos fiscais e políticos impõem teto a qualquer eventual rali

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Dedo no gatilho

24 de março de 2025 - 20:00

Não dá pra saber exatamente quando vai se dar o movimento. O que temos de informação neste momento é que há uma enorme demanda reprimida por Brasil. E essa talvez seja uma informação suficiente.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar