🔴 GANHOS DE ATÉ R$ 1.000 POR HORA? ESTE MÉTODO PODE GERAR RENDA DE 7 DÍGITOS POR MÊS – CONHEÇA

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Anúncio do Tesouro Nacional

Negociação de Tesouro Selic continuará disponível mesmo quando Tesouro Direto for suspenso

Tesouro Nacional anuncia que compras e resgates de Tesouro Selic não serão mais paralisados, mesmo em momentos de grande volatilidade nos juros, como ocorreu ontem

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
13 de março de 2020
15:22 - atualizado às 15:30
Tesouro
Imagem: Shutterstock

O Tesouro Nacional informou em nota publicada no seu site, nesta sexta-feira (13), que a partir de hoje os investidores do Tesouro Direto poderão comprar e resgatar títulos Tesouro Selic normalmente mesmo nos momentos em que a negociação dos demais títulos ficar suspensa para "reprecificação" - como no caso das paralisações devido a forte volatilidade no mercado de juros.

A novidade é uma resposta do Tesouro Nacional ao caos que se instaurou no mercado de juros ontem. A alta volatilidade de taxas deixou o Tesouro Direto suspenso durante o dia inteiro, até o meio da manhã de hoje. E embora o mercado secundário de títulos públicos estivesse funcionando normalmente, as pessoas físicas não puderam comprar nem vender títulos pela plataforma, nem mesmo efetuar resgate de seus títulos Tesouro Selic.

O problema é que muita gente utiliza o Tesouro Selic como reserva de emergência, um tipo de aplicação que não pode falhar. Quem precisou mexer nas suas reservas ontem, por exemplo, ficou sem acesso aos recursos.

Assim, o Tesouro esclarece que, de hoje em diante, a negociação de Tesouro Selic não será paralisada junto com a dos demais títulos, então que os investidores não ficarão sem acesso às suas reservas.

Segundo a nota do Tesouro, a " novidade resulta de uma força-tarefa de equipes do Tesouro Nacional e da B3 e atende à necessidade dos investidores que queiram comprar ou vender o Tesouro Selic, que representa pouco mais de 33% do estoque do programa, mesmo em momentos de maior volatilidade do mercado".

A paralisação do Tesouro Direto quando há forte volatilidade no mercado de juros é praxe, para que os títulos possam ser reprecificados de acordo com as novas circunstâncias.

Boa notícia para o investidor

A medida do Tesouro estava em estudo desde ontem e é uma ótima notícia para o investidor. Conforme eu já havia publicado aqui no Seu Dinheiro, tal insegurança envolvendo o Tesouro Selic tornava o investimento direto nesse título inviável como reserva de emergência.

Afinal, quem aplica a reserva de emergência em fundos Tesouro Selic de taxa zero e contas de pagamento remuneradas não teve o mesmo problema. Como as instituições financeiras operam no mercado secundário, elas puderam resgatar títulos normalmente para os clientes que o solicitaram.

Porém, com essa nova medida de segurança, agora o investimento direto no Tesouro Selic volta a ser uma opção para a reserva de emergência, embora não seja, necessariamente, a melhor de todas, como eu já expliquei.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar