🔴 GANHOS DE ATÉ R$ 1.000 POR HORA? ESTE MÉTODO PODE GERAR RENDA DE 7 DÍGITOS POR MÊS – CONHEÇA

Ricardo Gozzi
SD Premium

Segredos da bolsa: Renda Brasil e a prova dos noves sobre o teto de gastos

Com apresentação do programa, os investidores deverão descobrir a real extensão da influência de Paulo Guedes sobre Jair Bolsonaro.

Ricardo Gozzi
23 de agosto de 2020
20:02 - atualizado às 11:14
Auxílio Brasil
O ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ex-presidente Jair Bolsonaro. - Imagem: Marcos Corrêa/PR

Agosto não está fácil para quem acompanha a bolsa e o dólar. Os ativos financeiros brasileiros parecem reproduzir o castigo de Sísifo, o mortal condenado pelos deuses da Grécia Antiga a rolar uma enorme bola de mármore até o alto de uma montanha só para vê-la escorregar ladeira abaixo e ter de voltar para empurrá-la morro acima sucessivamente por toda a eternidade.

Não foi à toa que, quando agosto começou, advertimos para a possibilidade de o Ibovespa e a taxa de câmbio proporcionarem uma espécie de mês do cachorro louco depois de três meses de recuperação acentuada nos valores dos ativos locais.

Depois de muito oscilar entre o pânico e a euforia ao longo da semana, na maior parte do tempo descolado do andamento dos negócios no exterior, o Ibovespa até avançou 0,17% na semana, encerrando a sexta-feira aos 101.521,29 pontos, mas nos piores momentos perdeu o piso dos 100 mil pontos.

Quem apanhou feio mesmo foi o real. Como Maguila tentando bravamente manter-se em pé diante de um George Foreman ou um Evander Holyfield, a moeda brasileira absorveu como pôde o impacto de todas as incertezas dos investidores com relação à política nacional e ao teto de gastos, mas no fim caiu. O dólar visitou os níveis mais elevados em relação ao real desde o fim de maio até firmar-se em R$ 5,6066, uma alta de 3,31% na semana.

E se você espera calma e tranquilidade na semana que está por começar, lamento dizer, mas é melhor ir fazer outra coisa. Volatilidade é o que não deve faltar.

Vem aí o Renda Brasil

Enquanto o público parece anestesiado com a média de quase mil mortes diárias pela pandemia do novo coronavírus, os investidores deverão descobrir na terça-feira qual é a real extensão da influência do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o presidente Jair Bolsonaro.

Leia Também

Afinal, grande parte da volatilidade dos últimos dias deveu-se aos esperneios de Guedes para segurar o teto de gastos e a disciplina fiscal em um momento no qual Bolsonaro parece encantado com o aumento de popularidade proporcionado por um auxílio emergencial que passou no Congresso com um valor acima do planejado tanto pelo presidente como pelo ministro.

Para esta semana, o governo pretende apresentar os detalhes do programa Renda Brasil e novas regras para a chamada carteira de trabalho Verde e Amarela. A prova dos noves estará guardada na extensão do programa de renda mínima. Como financiar um programa de grande impacto social sem derrubar um teto de gastos projetado pra ver suas telhas voarem com qualquer brisa?

A resposta às dúvidas – e a consequente reação dos investidores – será conhecida na terça-feira, segundo Guedes.

A semana de indicadores trará uma série de dados que, se lidos separadamente, podem assustar ou empolgar. Observados juntos trarão um panorama mais claro sobre o andamento da recuperação econômica em tempos de pandemia, em especial as sondagens setoriais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). O dado mais esperado, porém, é o IPCA-15 de agosto com os sinais para o andamento da inflação.

Veja quais são os indicadores que devem agitar a semana no Brasil

Segunda-feira
É repetitivo, sim, mas a semana começa com o boletim Focus e a atualização semanal dos dados da balança comercial. Também é esperada a sondagem da CNI sobre a indústria de construção.

Terça-feira
Dicas sobre o comportamento da inflação nestes tempos estranhos serão conhecidos quando o IBGE divulgar o IPCA-15. Logo a seguir, o Banco Central trará informações sobre as transações correntes e os investimentos diretos no Brasil. É bom dar uma olhadinha também nos dados da sondagem do comércio pela FGV.

Quarta-feira
O dia começa com a sondagem do setor de construção da FGV. Pela tarde, o Banco Central divulga os números semanais de fluxo cambial. Mas a estrela do dia será o relatório do Tesouro Nacional sobre a dívida pública referente a julho.

Quinta-feira
O Tesouro realiza leilão tradicional de LTN, LTF e NTN-F enquanto a FGV dá sequência à divulgação de suas sondagens setoriais, desta vez com dados sobre a indústria.

Sexta-feira
Logo cedo, a FGV divulga os números consolidados do IGP-M em agosto. Ainda pela manhã, o BC dá a conhecer os dados sobre operações de crédito referentes a julho. A semana de indicadores locais se encerra com o resultado primário do governo central em julho.

Começa a corrida pela Casa Branca

Se no Brasil a agenda política tende a ser agitada, espere para ver a dos Estados Unidos. A campanha para a presidência norte-americana começou oficialmente e o democrata Joe Biden figura como o favorito na disputa pela Casa Branca.

Tal cenário parecia impensável antes da pandemia, quando o presidente Donald Trump dava sinais de que tiraria de letra qualquer ameaça eleitoral da oposição a seu governo.

Inclinado a gafes e escorregões retóricos, Biden surpreendeu inclusive figurões republicanos no discurso de lançamento de sua campanha, afastando com eficácia e até mesmo elegância as tentativas trumpistas de o rotular como um “radical de esquerda”.

Com as eleições marcadas para novembro em um momento pra lá de atípico, resta saber se Biden será capaz de manter o momento ou se Trump, que surgiu como azarão há quatro anos e hoje assombra o mundo com sua falta de noção, tirará da cartola algum preconceito ou fake news ou ganhará de bandeja um escorregão do adversário capaz de recolocar a seu favor os eleitores dispostos a irem às urnas.

Dados de PIBs do 2º trimestre pelo mundo na agulha

Em termos de indicadores, os dados de produto interno bruto da Alemanha, do Canadá, dos Estados Unidos, da França e do México no segundo trimestre são os destaques em termos de novas informações sobre o impacto da pandemia sobre a economia global.

Os investidores também devem ficar atentos ao discurso do presidente do Federal Reserve Bank (o banco central norte-americano), Jerome Powell, durante o tradicional simpósio de política econômica em Jackson Hole, na quinta-feira.

Veja a seguir os principais indicadores previstos para esta semana no exterior.

Segunda-feira
O Fed de Chicago divulga seu índice de atividade econômica nacional dos EUA.

Terça-feira
O governo alemão informa os dados do PIB referentes ao segundo trimestre. Nos EUA, o Conference Board dá publicidade ao índice de confiança do consumidor em agosto.

Quarta-feira
O dia começa com os dados do PIB dos países da OCDE e do México no segundo trimestre. Mais tarde, o Departamento de Comércio dos EUA abre as informações sobre as encomendas de bens duráveis em julho. À noite, o Banco Central da Coreia do Sul (BoK) anuncia sua decisão de política monetária.

Quinta-feira
Saem os dados do PIB norte-americano no segundo trimestre. Em Jackson Hole, Jerome Powell discursa em meio a expectativas de que ele venha a sinalizar uma maior complacência do Fed com relação ao aquecimento da inflação.

Sexta-feira
Será a vez de o Canadá e a França divulgarem os dados do PIB no segundo trimestre. Nos EUA, o Departamento de Comércio informa os números sobre renda e gastos pessoais em julho. Na zona do euro, o Eurostat abre os dados de ambiente de negócios, sentimento econômico e de confiança dos consumidores, da indústria e do setor de serviços.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ANOTE NO CALENDÁRIO

A B3 vai abrir no dia da Consciência Negra? Confira o funcionamento da bolsa, bancos e Correios na estreia do novo feriado nacional

19 de novembro de 2024 - 7:02

É a primeira vez que o Dia da Consciência Negra consta no calendário dos feriados nacionais. Como de costume, as comemorações devem alterar o funcionamento dos principais serviços públicos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O fim da temporada — ou quase: balanço da Nvidia ainda movimenta semana, que conta com novo feriado no Brasil

18 de novembro de 2024 - 8:07

Enquanto isso, as bolsas internacionais operam sem um sinal único, sofrendo ajustes após o rali do Trump Trade dos últimos dias

NÃO TEVE B3, MAS OS GRINGOS OPERARAM

Nova York naufragou: ações que navegavam na vitória de Trump afundam e bolsas terminam com fortes perdas — Tesla (TSLA34) se salva

15 de novembro de 2024 - 18:10

Europa também fechou a sexta-feira (15) com perdas, enquanto as bolsas na Ásia terminaram a última sessão da semana sem uma direção comum, com dados da China e do Japão no radar dos investidores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A arte de negociar: Ação desta microcap pode subir na B3 após balanço forte no 3T24 — e a maior parte dos investidores não tem ela na mira

15 de novembro de 2024 - 9:32

Há uma empresa fora do radar do mercado com potencial de proporcionar uma boa valorização para as ações

SEXTOU COM O RUY

Na lista dos melhores ativos: a estratégia ganha-ganha desta empresa fora do radar que pode trazer boa valorização para as ações

15 de novembro de 2024 - 8:00

Neste momento, o papel negocia por apenas 4x valor da firma/Ebitda esperado para 2025, o que abre um bom espaço para reprecificação quando o humor voltar a melhorar

DESAGRADOU (?)

“A bandeira amarela ficou laranja”: Balanço do Banco do Brasil (BBAS3) faz ações caírem mais de 2% na bolsa hoje; entenda o motivo

14 de novembro de 2024 - 15:51

Os analistas destacaram que o aumento das provisões chamou a atenção, ainda que os resultados tenham sido majoritariamente positivos

DESTAQUES DA BOLSA

A surpresa de um dividendo bilionário: ações da Marfrig (MRFG3) chegam a saltar 8% após lucro acompanhado de distribuição farta ao acionista. Vale a compra?

14 de novembro de 2024 - 13:13

Os papéis lideram a ponta positiva do Ibovespa nesta quinta-feira (14), mas tem bancão cauteloso com o desempenho financeiro da companhia; entenda os motivos

QUEM ESTÁ COM A RAZÃO?

Menin diz que resultado do grupo MRV no 3T24 deve ser comemorado, mas ações liberam baixas do Ibovespa. Por que MRVE3 cai após o balanço?

14 de novembro de 2024 - 11:41

Os ativos já chegaram a recuar mais de 7% na manhã desta quinta-feira (14); entenda os motivos e saiba o que fazer com os papéis agora

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um passeio no Hotel California: Ibovespa tenta escapar do pesadelo após notícia sobre tamanho do pacote fiscal de Haddad

14 de novembro de 2024 - 8:19

Mercado repercute pacote fiscal maior que o esperado enquanto mundo político reage a atentado suicida em Brasília

ANOTE NO CALENDÁRIO

A B3 vai abrir nos dias da Proclamação da República e da Consciência Negra? Confira o funcionamento da bolsa, bancos e Correios durante os feriados

14 de novembro de 2024 - 7:11

Os feriados nacionais de novembro são as primeiras folgas em cinco meses que caem em dias úteis. O Seu Dinheiro foi atrás do que abre e fecha durante as comemorações

“SUCH A LOVELY PLACE…”

A China presa no “Hotel California”: o que Xi Jinping precisa fazer para tirar o país da armadilha — e como fica a bolsa até lá

14 de novembro de 2024 - 6:02

Em carta aos investidores, à qual o Seu Dinheiro teve acesso em primeira mão, a gestora Kinea diz o que esperar da segunda maior economia do mundo

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Abrindo a janela de Druckenmiller para deixar o sol entrar

13 de novembro de 2024 - 20:00

Neste exato momento, enxergo a fresta de sol nascente para o próximo grande bull market no Brasil, intimamente correlacionado com os ciclos eleitorais

COMPRAR OU VENDER

O IRB Re ainda vale a pena? Ações IRBR3 surgem entre as maiores quedas do Ibovespa após balanço, mas tem bancão dizendo que o melhor está por vir

13 de novembro de 2024 - 13:01

Apesar do desempenho acima do esperado entre julho e setembro, os papéis da resseguradora inverteram o sinal positivo da abertura e passaram a operar no vermelho

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Você precisa fazer alguma coisa? Ibovespa acumula queda de 1,5% em novembro enquanto mercado aguarda números da inflação nos EUA

13 de novembro de 2024 - 8:09

Enquanto Ibovespa tenta sair do vermelho, Banco Central programa leilão de linha para segurar a alta do dólar

UMA PECHINCHA NO DIA DO SOLTEIRO?

Compre China na baixa: a recomendação controversa de um dos principais especialistas na segunda maior economia do mundo

11 de novembro de 2024 - 13:45

A frustração do mercado com o pacote trilionário da semana passada abre uma janela e oportunidade para o investidor que sabe esperar, segundo a Gavekal Research

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Em ritmo de festa: Ibovespa começa semana à espera da prévia do PIB; Wall Street amanhece em alta

11 de novembro de 2024 - 8:01

Bolsas internacionais operam em alta e dão o tom dos mercados nesta segunda-feira; investidores nacionais calibram expectativas sobre um possível rali do Ibovespa

RANKING DO ÍNDICE

Ações da Gerdau (GGBR4) e de sua controladora (GOAU4) saltam até 13% e lideram altas do Ibovespa na semana; Alpargatas (ALPA4) cai 9,5% após balanço

9 de novembro de 2024 - 11:05

O balanço mais forte que o esperado da Gerdau provocou uma forte alta nos papéis, enquanto a Alpargatas recuou mesmo após reportar resultados positivos no trimestre

conteúdo empiricus

Investidor que fez R$ 250 mil em 2 dias revela método que possibilita renda extra diária na bolsa de valores

9 de novembro de 2024 - 8:00

R$ 250 mil em 2 dias. Foi isso que o carioca Ricardo Brasil ganhou com ações da Hapvida (HAPV3) em 2018. Esse desempenho, de fato, não é para qualquer um. No entanto, esse resultado não é nem a ponta do iceberg da carreira bem-sucedida do investidor.  Com uma experiência de mais de 20 anos de mercado financeiro, Ricardo Brasil […]

SD Select

Selic sobe para 11,25% ao ano e analista aponta 8 ações para buscar lucros de até 87,5% ‘sem bancar o herói’

8 de novembro de 2024 - 13:44

Analista aponta ações de qualidade, com resultados robustos e baixo nível de endividamento que ainda podem surpreender investidores com valorizações de até 87,5% mais dividendos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Você quer 0 a 0 ou 1 a 1? Ibovespa repercute balanço da Petrobras enquanto investidores aguardam anúncio sobre cortes

8 de novembro de 2024 - 8:17

Depois de cair 0,51% ontem, o Ibovespa voltou ao zero a zero em novembro; índice segue patinando em torno dos 130 mil pontos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar