🔴 AÇÕES, CRIPTOMOEDAS E MAIS: CONFIRA DE GRAÇA 30 RECOMENDAÇÕES

Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Diretor de redação do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA, trabalhou nas principais publicações de economia do país, como Valor Econômico, Agência Estado e Gazeta Mercantil. É autor dos romances O Roteirista, Abandonado e Os Jogadores
SD Premium - Lupa dos fundos

Rentabilidade presente: fundos da nossa lupa superam Ibovespa e CDI

Dos quatro fundos de três gestoras que nós acompanhamos desde o início da nossa série, em setembro do ano passado, três bateram os indicadores de referência em janeiro

Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
20 de fevereiro de 2020
5:36 - atualizado às 17:10
Selo Lupa dos Fundos sem logo

Você sabe que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura na hora aplicar em um fundo de investimentos. Mas no fim do dia é o retorno que aparece refletido no nosso extrato do banco ou da corretora, e nem sempre entendemos o que motivou a alta ou a queda no valor das cotas.

Por isso, a partir deste mês eu passo a fazer bimestralmente uma matéria para mostrar o desempenho dos gestores que passaram pela Lupa dos Fundos. A ideia é mostrar o que contribuiu para o resultado das carteiras ao longo do mês anterior.

É claro que o período de 30 dias é muito pouco para fazer qualquer avaliação sobre o gestor. É natural inclusive que os fundos de maior risco, como os de ações, registrem queda em momentos de maior incerteza no curto prazo como o atual.

O mais importante nesta análise é mostrar como os fundos se comportaram ao longo do mês, entender o que deu certo e ou errado e, principalmente, o que esperar daqui para frente.

Mas, afinal, como anda o retorno dos gestores que passaram pela Lupa dos Fundos?

Dos quatro produtos de três gestoras que nós acompanhamos desde o início da nossa série bimestral, que começou em setembro do ano passado, três superaram os indicadores de referência.

Leia Também

Capitânia Premium

Vamos começar pelo fundo de crédito privado da Capitânia. Com 16 anos no mercado, a gestora foi uma das poucas que escapou ilesa pela crise que viveu o mercado de debêntures ao longo do segundo semestre de 2019. Eu conto mais sobre o que aconteceu nesta matéria.

Em janeiro, o fundo Capitânia Premium, o nosso favorito, manteve a escrita e rendeu 0,63%, equivalente a 167% do CDI. Nos acumulado dos últimos dois anos, o retorno é de 14,84% (118% do CDI).

Vale a pena acompanhar o que vai acontecer com o mercado de crédito privado no atual cenário de juros nas mínimas históricas. Eu acredito que os gestores terão de assumir mais riscos em busca de papéis de empresas que paguem uma rentabilidade melhor.

Por isso, a escolha de um gestor bom e experiente é fundamental nesse tipo de produto. Nesse contexto, acredito que o fundo da Capitânia segue interessante como uma alternativa para você diversificar sua carteira de investimentos sem sair da renda fixa.

Você confere o perfil que eu escrevi sobre a gestora e mais informações sobre o Fundo na Lupa nesta matéria exclusiva para os leitores do SD Premium.

Capitânia Premium FIC FI RF Crédito Privado

  • Rentabilidade em janeiro/20: ↑0,63% (equivalente a 167% do CDI)
  • Rentabilidade desde o início (nov/14): ↑72,50% (equivalente a 115% do CDI)

Safari Capital

Apresentamos aqui no SD Premium em janeiro a Safari Capital, gestora que se especializou na estratégia “long biased” – que significa uma tendência, mas não uma obrigação de ficar comprada em bolsa.

Isso significa que os gestores têm liberdade para diminuir a exposição ao mercado acionário ou estabelecer proteções à carteira para amortecer os impactos dos solavancos da bolsa na carteira.

Em janeiro, mesmo com a queda de 1,6% do Ibovespa em meio ao receio dos investidores sobre os efeitos da disseminação do coronavírus na economia global, o fundo da Safari acompanhado aqui na Lupa registrou uma rentabilidade de 2,6%. O indicador de referência do fundo, contudo, é o CDI, que ficou em 0,4% no mês passado.

As principais contribuições para o resultado do fundo vieram da alta das ações da Via Varejo, Natura, B2W, Movida e Yduqs. Pesaram contra as posições na Hering, Banco do Brasil e Vale.

A gestora tinha no fim de janeiro uma posição líquida comprada da ordem de 110% do patrimônio. “Não temos hedge [proteção], mas certamente teremos ao longo do ano, como forma de minimizar eventuais perdas nas posições à vista”, escreveu a gestora, em carta aos investidores.

Safari 45 FIC FIM II - Long Bias

  • Rentabilidade em janeiro/20: ↑2,6% (contra 0,4% do CDI)
  • Rentabilidade desde o início (dez/2018): ↑49% (contra 6,4% do CDI)

Alaska Black

Na estreia da Lupa dos Fundos, nós trouxemos a popular gestora Alaska, que recentemente chegou à marca de 200 mil cotistas nos fundos.

Gostamos do estilo da gestora, que incorporou de Luiz Alves Paes de Barros, um dos sócios fundadores e um dos maiores investidores individuais da bolsa, a filosofia de carregar posições em ações por longos períodos.

De todo modo, se você tem aversão por retornos negativos na cota dos fundos nos quais investe, fique longe dos fundos da gestora. O meu alerta nem é original. O próprio Henrique Bredda, sócio da Alaska, deixa esse aviso em destaque na conta dele do Twitter.

Em janeiro, os fundos da gestora que nós acompanhamos tiveram desempenhos distintos. O Alaska Black Institucional, que aplica apenas em ações, rendeu 1,59%, apesar da queda de 1,6% do Ibovespa no período. As maiores posições da gestora hoje são Magazine Luiza e a empresa de educação Cogna (ex-Kroton).

Mas nem mesmo a forte alta das ações do Magalu neste começo de ano impediu o Alaska Black FIC FIA II, que além da bolsa investe nos mercados de juros e câmbio, de registrar um retorno negativo de 2,79% em janeiro.

A gestora possui uma posição vendida em dólar que desde o ano passado vem prejudicando os resultados desse fundo. Como o comportamento do câmbio é algo praticamente impossível de se prever, a Alaska ainda pode rir por último. Mas de qualquer forma trata-se de uma aposta de alto risco, e que o investidor precisa estar ciente ao embarcar no fundo.

Alaska Black Institucional

  • Rentabilidade em janeiro/20: ↑ 1,59% (contra -1,63% do Ibovespa)
  • Rentabilidade desde o início (fev/2017): ↑ 167,04% (contra 64,75% do Ibovespa)

Alaska Black FIC FIA II BDR Nível I

  • Rentabilidade em janeiro/20: ↓2,79% (contra -1,63% do Ibovespa)
  • Rentabilidade desde o início (jan/2017): ↑196,92% (contra 84,04% do Ibovespa)

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SEGREDOS DA BOLSA

Bolsas estrangeiras ignoram iminência de calote russo e sobem com expectativa de um Fed menos agressivo

27 de junho de 2022 - 7:01

Otimismo dos investidores é sustentado por expectativa de que aperto monetário do Fed chegará ao fim antes do que se esperava

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Recessão e commodities em queda pressionam as bolsas no exterior antes das falas de Jerome Powell; Ibovespa segue de olho na Petrobras (PETR4) e combustíveis

22 de junho de 2022 - 7:53

Os debates envolvendo a estatal brasileira ganharam um novo capítulo com a entrada do ministro da Economia, Paulo Guedes, e a proposta da “bolsa caminhoneiro”

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas encaram proximidade da recessão e caem hoje; Ibovespa acompanha possível CPI da Petrobras (PETR4)

20 de junho de 2022 - 7:57

Sem Nova York hoje, os investidores devem sentir a falta de liquidez na sessão desta segunda-feira

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas internacionais derretem na madrugada após inflação dos EUA; Ibovespa segue de olho na Super-Quarta

13 de junho de 2022 - 7:08

Nem as criptomoedas escaparam da maré vermelha e o bitcoin é negociado abaixo dos US$ 25 mil

FII DO MÊS

Corretoras apostam em um fundo imobiliário de papel e outro de tijolo para lucrar em junho; veja quais são os FIIs do mês

8 de junho de 2022 - 7:03

Ao contrário do que ocorre na brincadeira de pedra, papel ou tesoura, no caso dos FIIs não é preciso escolher entre as duas classes para montar uma carteira vencedora

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas no exterior começam semana em alta e impulsionam criptomoedas; Ibovespa acompanha Eletrobras, ICMS e Campos Neto hoje

6 de junho de 2022 - 8:02

Dados de inflação são destaque ao longo da semana, enquanto o petróleo volta a subir e passa do nível de US$ 120

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas no exterior abrem semana em alta, de olho em estímulos e retomada da China; Ibovespa acompanha debate sobre ICMS

30 de maio de 2022 - 7:57

Os próximos dias contam com importantes indicadores econômicos, tanto no cenário doméstico, com o PIB do 1º tri, quanto no exterior, com a publicação do Livro Bege

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas no exterior acompanham desaceleração global e início do Fórum Econômico Mundial; Ibovespa mira inflação e desemprego esta semana

23 de maio de 2022 - 8:01

No panorama doméstico, permanece no radar a nova crise do governo envolvendo possível superfaturamento na compra de caminhões de lixo

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Desaceleração da China gera mal estar e bolsas amanhecem pressionadas; Ibovespa acompanha tensão na Petrobras (PETR4)

16 de maio de 2022 - 7:55

No panorama doméstico, os balanços de Magazine Luiza, Nubank e outros movimentam o dia

FII DO MÊS

É tetra! BRCO11 lidera novamente os fundos imobiliários mais recomendados para maio; veja a lista completa dos FIIs do mês

9 de maio de 2022 - 7:03

O campeão do mês é dono de galpões capazes de armazenar os gigantescos estoques do e-commerce e tem muito a ganhar com isso

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Semana começa com bolsas no vermelho, de olho nos balanços das big techs e inflação nos EUA; Ibovespa também acompanha IPCA-15 e resultados de ‘bancões’

25 de abril de 2022 - 8:01

Perspectiva de um aperto monetário mais intenso pelo Banco Central americano se reflete no sentimento ruim desta segunda-feira

Décimo Andar

Com os FIIs de tijolo nos holofotes, conheça um portfólio de qualidade que está dando sopa

24 de abril de 2022 - 8:04

Cenário econômico proporciona uma série de barganhas entre os fundos imobiliários de tijolos, mesmo aqueles de maior qualidade

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas internacionais começam semana com o pé esquerdo, de olho em balanços; Ibovespa acompanha greve do Banco Central

18 de abril de 2022 - 8:03

O início da reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI) serve como pano de fundo para compor um cenário de cautela

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas internacionais reagem mal à disparada de inflação na China e caem pela manhã; Ibovespa acompanha ‘novo cálculo da rota’ do Banco Central

11 de abril de 2022 - 7:57

A temporada de balanços nos Estados Unidos começa esta semana e as movimentações políticas no Brasil agitam ainda mais os negócios

Ivan Sant'Anna

Bolsonaro reage na disputa contra Lula, mas quem o mercado vai escolher na corrida para o Planalto?

10 de abril de 2022 - 7:35

Eleições só terão influência na bolsa se Lula e Bolsonaro estiverem próximos nas pesquisas antes da votação. Nesse caso, o mercado será realista, como sempre foi

FII DO MÊS

Bresco Logística (BRCO11) é o fundo imobiliário preferido das corretoras para abril; veja a lista completa dos FIIs do mês

7 de abril de 2022 - 7:03

Com varejistas online na busca por uma infraestrutura melhor, FIIs que são donos de galpões logísticos têm muito a ganhar

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas internacionais aguardam novas sanções à Rússia; Ibovespa acompanha movimentações políticas, greve do BC e inflação nos próximos dias

4 de abril de 2022 - 7:58

As falas de dirigentes do Federal Reserve permanecem no radar dos investidores; a troca de cadeiras da Petrobras também é destaque

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas internacionais amanhecem sem direção antes das negociações entre Rússia e Ucrânia e de olho no Fed; Ibovespa acompanha emprego e falas de Roberto Campos Neto

28 de março de 2022 - 7:54

A semana conta com a divulgação dos dados de inflação e emprego nos EUA, enquanto por aqui a inflação agita os negócios

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas internacionais iniciam semana sem direção única, de olho na falta de novidades no conflito entre Rússia e Ucrânia; Ibovespa acompanha inflação nos próximos dias

21 de março de 2022 - 7:48

Os investidores aguardam as falas de dirigentes do Federal Reserve ao longo da semana, enquanto o Banco Central brasileiro também é destaque

SEGREDOS DA BOLSA

Esquenta dos mercados: Bolsas internacionais avançam pela manhã, mas ‘Super Quarta’ dos Bancos Centrais aumenta cautela; Ibovespa acompanha pacote de combustíveis hoje

14 de março de 2022 - 7:52

Além disso, os investidores ainda aguardam os desdobramentos da guerra na Ucrânia e balanços nos próximos dias

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar