🔴 AÇÕES, FIIs, DIVIDENDOS, BDRs: ONDE INVESTIR EM ABRIL? CONFIRA +30 RECOMENDAÇÕES AQUI

Felipe Saturnino

Felipe Saturnino

Graduado em Jornalismo pela USP, passou pelas redações de Bloomberg e Estadão.

Em pronunciamento

Bolsonaro diz que chefe da PF é sua escolha e que Moro sugeriu troca na polícia após sua indicação ao STF

Bolsonaro se queixou de ter de “implorar” e fazer “súplica” a Moro e Polícia Federal para que houvesse investigações em casos que o envolviam indiretamente

Felipe Saturnino
Felipe Saturnino
24 de abril de 2020
18:08 - atualizado às 20:10
Jair Bolsonaro (esquerda) e Sergio Moro

Em pronunciamento oficial em que abordou diversos temas, o presidente Jair Bolsonaro negou nesta sexta-feira (24) que tenha feito uma intervenção política na Polícia Federal. Ele, no entanto, afirmou que a palavra final sobre quem será o chefe da Polícia Federal é sua, bem como seu poder de veto em eventuais indicações feitas pelo ex-ministro da Justiça, Sergio Moro.

Pela manhã, Moro anunciou seu pedido de demissão. A sua motivação foi a decisão de Bolsonaro de exonerar o então diretor da PF, Mauricio Valeixo, publicada na edição de hoje do Diário Oficial. Moro classificou a demissão como "sem justificativa" e afirmou que ela quebra a promessa de que a Pasta não sofreria interferência política, que foi a condição para que ele assumisse o cargo de ministro.

"Não são verdadeiras as afirmações de que solicitei interferência na Polícia Federal. (...) Ora bolas, se posso trocar o ministro, por que não posso trocar o diretor da PF, de acordo com a lei", afirmou Bolsonaro, respondendo às acusações de Moro.

Autonomia X Soberania

Segundo Bolsonaro, foi acertado com Moro ainda em 2018, após a vitória nas eleições, que ele teria autonomia para tomar suas decisões. Ele disso que isso não significava soberania.

"Falei do meu poder de veto, dos cargos chave, que deveriam passar por minhas mãos. Por todos os ministros foi feito assim, mais de 90% desses nomes eu dei o sinal verde. Assim foi também com o senhor Mauricio Valeixo, a indicação foi de Sergio Moro, a nomeação é exclusiva do presidente e abri mão disso por Moro."

Bolsonaro admitiu que queria um canal direto de comunicação com a Polícia Federal e que deseja mais informações sobre as atividades da instituição.

Leia Também

"Sempre falei pra ele, 'Moro não tenho informações da PF'. Tenho que todo dia ter um relatório do que acontece nas últimas 24 horas para bem decidir o futuro dessa nação", afirmou Bolsonaro.

Casos 'facada' e Marielle

O presidente disse que estava insatisfeito com a falta de investigação pela Polícia Federal sobre casos que o envolvem "indiretamente".

Ele afirmou também que chegou a suplicar ao ministro para que houvesse investigações da PF sobre Adélio Bispo (autor da tentativa de homicídio a Bolsonaro na campanha de 2018) e outras questões que envolviam o porteiro e o seu filho mais novo do condomínio em que residia no Rio.

"A PF de Sergio Moro mais se preocupou com Marielle do que com quem mandou matar Jair Bolsonaro".

O presidente também questionou se seria interferência pedir via ministro, "quase implorar", as investigações que o envolvem indiretamente, como o episódio da facada.

"A vida do presidente da República tem significado, é um chefe de Estado. É interferência mandar a PF investigar?", disse.

Companhia de ministros

Bolsonaro adotou um tom emocional no seu discurso feito com a presença dos ministros de Estado. Ele contou como conheceu Moro e manifestou sua admiração pelo ex-juiz. Afirmou, no entanto, que é diferente "admirar a pessoa e trabalhar com ela".

"Ministro quer que confie nele... Tem razão, mas confiança são duas mãos quero que ele confie em mim", disse Bolsonaro.

Veja no vídeo abaixo o pronunciamento completo de Jair Bolsonaro:

Bolsonaro disse ainda que falou a Moro que o Diário Oficial publicaria hoje a exoneração do diretor da PF. Moro disse que queria nomear o substituto, mas Bolsonaro afirmou que a decisão era sua e que se submeter ao ministro significaria perder sua capacidade de exercer a presidência.

"Falei pra ele que queria um delegado, que pode não ser o meu, pode não ser o seu, mas alguém com quem eu possa interagir para numa necessidade de eu falar com o primeiro escalão direto. Não é quebra de hierarquia", afirmou.

Bolsonaro completou: "Se ele quer ter independência como eu tenho, podia vir candidato em 2018."

STF como moeda de troca

Bolsonaro afirmou também que Sergio Moro teria sugerido que Mauricio Valeixo, ex-diretor da PF, fosse demitido em novembro após a indicação do seu nome para a vaga de ministro que será aberta no Supremo Tribunal Federal.

No Twitter, Moro refutou a acusação e disse que nomeação no STF "nunca foi moeda de troca" para demissão do chefe da PF.

Bolsonaro falou também que Mauricio Valeixo, diretor-geral da PF exonerado, já queria sair e disse que pretende que a PF seja usada em sua "plenitude".

Bolsonaro se dirigiu diretamente a Moro no pronunciamento: "O senhor diz que tinha uma biografia a zelar; eu digo ao senhor que tenho o Brasil a zelar. Tenho dado a vida pela minha pátria e recebo acusações torpes".

"O que queremos da PF: que ela seja usada em sua plenitude, que suas operações sejam no mínimo mantidas. É com o trabalho dela que fazemos combate à corrupção, ao crime organizado", disse Bolsonaro.

Repercussão

A demissão do ministro da Justiça repercutiu no ambiente político e econômico. Logo após o pronunciamento de Moro, o Congresso já se mobiliza para instaurar uma CPI e pedir o depoimento do ex-ministro.

A tese de que cabe um pedido de impeachment de Bolsonaro ganhou força entre cientistas políticos e membros da oposição.

A bolsa de valores intensificou as perdas após a confirmação da saída de Moro e dólar acentuou sua disparada, fechando o pregão em R$ 5,66.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cuidado com a cabeça: Ibovespa tenta recuperação enquanto investidores repercutem ata do Copom

25 de março de 2025 - 8:13

Ibovespa caiu 0,77% na segunda-feira, mas acumula alta de quase 7% no que vai de março diante das perspectivas para os juros

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O rugido do leão: Ibovespa se prepara para Super Semana dos bancos centrais e mais balanços

17 de março de 2025 - 7:59

Além das decisões de juros, os investidores seguem repercutindo as medidas de estímulo ao consumo na China

ATO ESVAZIADO

Na presença de Tarcísio, Bolsonaro defende anistia e volta a questionar resultado das eleições e a atacar STF

16 de março de 2025 - 14:22

Bolsonaro diz que, “mesmo preso ou morto”, continuará sendo “um problema” para o Supremo Tribunal Federal (STF)

TOUROS E URSOS #213

Popularidade de Lula em baixa e bolsa em alta: as eleições de 2026 já estão fazendo preço no mercado ou é apenas ruído?

26 de fevereiro de 2025 - 15:33

No episódio do podcast Touros e Ursos desta semana, o professor da FGV, Pierre Oberson, fala sobre o que os investidores podem esperar do xadrez eleitoral dos próximos dois anos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De onde não se espera nada: Ibovespa repercute balanços e entrevista de Haddad depois de surpresa com a Vale

21 de fevereiro de 2025 - 8:03

Agenda vazia de indicadores obriga investidores a concentrarem foco em balanços e comentários do ministro da Fazenda

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como não ser pego de surpresa: Ibovespa vai a reboque de mercados estrangeiros em dia de ata do Fed e balanço da Vale

19 de fevereiro de 2025 - 8:21

Ibovespa reage a resultados trimestrais de empresas locais enquanto a temporada de balanços avança na bolsa brasileira

CONSEQUÊNCIAS DO 8 DE JANEIRO

PGR denuncia Bolsonaro e mais 33 por tentativa de golpe de Estado; veja tudo o que você precisa saber sobre as acusações

19 de fevereiro de 2025 - 8:00

As acusações da procuradoria são baseadas no inquérito da Polícia Federal (PF) sobre os atos de 8 de janeiro de 2022, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes

RINDO À TOA?

Kassab estava errado? Pesquisa Genial/Quaest indica que Lula venceria todos candidatos se eleição fosse hoje – mas há um sinal amarelo para o presidente

3 de fevereiro de 2025 - 10:38

A pesquisa da Genial/Quaest realizou seis simulações de segundo turno e quatro do primeiro, e Lula sai na frente em todas elas. Mas não significa que o caminho está livre para o petista

INVESTIGAÇÃO DA PF

Michelle e Eduardo Bolsonaro eram de grupo pró-golpe mais radical, diz Cid em delação premiada

26 de janeiro de 2025 - 15:45

O teor desse depoimento foi revelado pelo jornalista Elio Gaspari nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo

NO DETALHE

Donald Trump volta à Casa Branca nesta segunda-feira; confira os preparativos e como acompanhar a posse do presidente dos EUA

19 de janeiro de 2025 - 18:54

A cerimônia de posse de Donald Trump contará com apresentações, discursos e a presença de líderes internacionais. Porém, até lá, o republicano participa de diversos outros eventos

ELEIÇÕES

Paraná Pesquisas mostra Bolsonaro com vantagem sobre Lula em disputa presidencial para 2026

13 de janeiro de 2025 - 13:49

O levantamento feito com mais de 2 mil eleitores pelo Brasil ainda mostra cenários alternativos com Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Pablo Marçal (PRTB)

DO MICRO AO MACRO

Campos Neto entre acertos e erros: um balanço da primeira presidência autônoma do Banco Central do Brasil

25 de dezembro de 2024 - 7:11

Depois de assumir o BC com a Selic a 6,50% ao ano, Roberto Campos Neto entrega o cargo para Gabriel Galípolo com juros a 12,25% ao ano

CONTRAGOLPE

As provas que levaram à prisão do general Braga Netto por obstrução de justiça

15 de dezembro de 2024 - 10:42

Após audiência de custódia, STF manteve a prisão preventiva do general Braga Netto por tentativa de atrapalhar investigações

CONTRAGOLPE

O que se sabe até agora sobre a prisão do general Braga Netto pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado

14 de dezembro de 2024 - 9:28

Ex-ministro da Defesa, Walter Braga Netto foi também candidato a vice-presidente na chapa pela qual Jair Bolsonaro tentou a reeleição em 2022

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando até a morte é incerta: Em dia de agenda fraca, Ibovespa reage ao IBC-Br em meio a expectativa de desaceleração

13 de dezembro de 2024 - 8:21

Mesmo se desacelerar, IBC-Br de outubro não altera sinalizações de alta dos juros para as próximas reuniões

LEVANTAMENTO

‘Morte política’ de Bolsonaro e Lula forte em 2026? Veja o que a pesquisa Quaest projeta para a próxima eleição presidencial

12 de dezembro de 2024 - 12:31

Da eleição de 2022 para cá, 84% dos entrevistados não se arrependem do voto, mostrando que a polarização segue forte no país

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Angústia da espera: Ibovespa reage a plano estratégico e dividendos da Petrobras (PETR4) enquanto aguarda pacote de Haddad

22 de novembro de 2024 - 8:41

Pacote fiscal é adiado para o início da semana que vem; ministro da Fazenda antecipa contingenciamento de mais de R$ 5 bilhões

É A POLÍCIA FEDERAL

Bolsonaro pode ser preso? PF indicia ex-presidente, Braga Netto e mais 35 em inquérito sobre tentativa de golpe de Estado

21 de novembro de 2024 - 15:47

As penas previstas para o caso são de 4 a 12 anos de prisão na investigação sobre golpe de Estado, 4 a 8 anos de prisão por abolição violenta do Estado Democrático de Direito

OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Polícia Federal: general preso imprimiu plano de execução de autoridades no Palácio do Planalto

20 de novembro de 2024 - 13:45

PF divulgou que o general reformado Mário Fernandes deu o nome de Planejamento ao arquivo impresso

‘PUNHAL VERDE E AMARELO’

O que se sabe até agora sobre o complô dos ‘Kids Pretos’ para matar Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes — e que teria a participação do vice de Bolsonaro

19 de novembro de 2024 - 14:28

A ideia de envenenamento, de acordo com o plano do general, considerava a vulnerabilidade de saúde e a ida frequente de Lula a hospitais

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar