Quer ter renda extra sem dor de cabeça? Aqui tem indicação de dois fundos imobiliários para comprar – um deles subiu 4,60% em 30 dias
Ter imóveis alugados para gerar uma renda a mais no fim do mês pode até ser uma boa ideia, mas provavelmente vai dar muito trabalho. Investindo em fundos imobiliários você pode ganhar dinheiro sossegado e ainda receber dividendos ao final do ano; entenda
Muita gente decide investir em imóveis para ter uma segunda fonte de renda. Compram apartamentos, casas, estúdios e salas comerciais com o intuito de ganhar dinheiro com os aluguéis. Mas convenhamos: administrar tudo isso não é nada fácil. E, mesmo que esse trabalho seja terceirizado a uma imobiliária, o proprietário ainda fica encarregado de muitas responsabilidades.
Estou falando de reformas e manutenções corriqueiras, que precisam ser feitas pelo menos a cada dois anos. Pintura, vistoria da parte elétrica, hidráulica… São coisas que não tem como fugir, uma hora ou outra você terá de gastar. Isso se os inquilinos forem “gente boa” e não deixarem nenhum prejuízo para trás quando mudarem…
Ter imóveis para locação pode até ser um bom negócio, mas provavelmente vai te dar muita dor de cabeça. Essa é uma das razões para que os fundos imobiliários tenham se tornado um investimento “queridinho” dos brasileiros. Afinal, é um caminho bem mais simples para ganhar renda de imóveis.
Funciona da seguinte forma: primeiro você escolhe o tipo de fundo imobiliário em que irá investir. Tem de shoppings, galpões logísticos, edifícios comerciais de grande porte e até empreendimentos imobiliários de sucesso, em regiões privilegiadas. Depois de decidir, é só comprar a quantidade de cotas que desejar junto de sua corretora e pronto: você detém uma parcela do conjunto de imóveis que escolheu.
Hoje existem muitas boas opções de fundos imobiliários disponíveis no mercado. Por isso, para te ajudar a escolher qual comprar, o Seu Dinheiro Premium publica todo mês o ranking dos papéis preferidos de cada corretora. É o quadro FII do Mês, no qual a repórter Julia Wiltgen faz um cruzamento de dados e indica os “favoritos dos favoritos”.
No ranking de novembro, houve empate entre dois FIIs:
- Um especializado em galpões logísticos, com inquilinos de peso como BRF e Natura. Só no mês passado, ele se valorizou 4,60%;
- Um fundos de fundos, que é um “combo” com vários papéis diferentes. Apesar de ter caído 0,33% no mês passado, ele ficou abaixo do recuo do mercado (de 1,08%).
QUERO CONHECER OS DOIS FUNDOS IMOBILIÁRIOS CAMPEÕES DE INDICAÇÕES EM NOVEMBRO COM O SD PREMIUM
A seguir, te conto detalhes sobre os dois fundos mais votados para novembro e os motivos para que você queira investir neles agora.
Os campeões de novembro
Um dos fundos mais indicados para este mês já tinha aparecido no ranking em outubro. Ele foi escolhido por três corretoras como o favorito: Ativa, Guide e Santander. Em apenas um mês, ele teve alta de 4,60%. Um resultado formidável, tendo em vista o mau desempenho do Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) no mesmo período.
Ele é dono de dez galpões logísticos e tem entre os seus locatários empresas como BRF, Femsa (fabricante da Coca-Cola), Natura e Itambé. Além disso, pode ser considerado bastante resiliente, já que 90% da sua receita é fruto de contratos atípicos de alocação. Ou seja, contratos de longo prazo (mais de 10 anos), que não contam com revisional de aluguel nem em meio à uma crise como a que estamos vivendo…
Além disso, o fundo acaba de adquirir mais dois galpões logísticos com elevado padrão construtivo, bem localizados e que poderão diversificar a base de inquilinos. Em resumo, é um fundo que tem se saído bem desde o início da pandemia, está barato (com desconto entre 15% e 20% em relação ao valor patrimonial das suas cotas) e, na visão do Santander, deve pagar 6,6% de dividendos aos cotistas nos próximos meses. Um valor bem acima da média dos fundos, que costumam pagar até 5,8% ao ano.
QUERO CONHECER OS DOIS FUNDOS IMOBILIÁRIOS CAMPEÕES DE INDICAÇÕES EM NOVEMBRO COM O SD PREMIUM
Uma boa ideia de diversificação
O outro fundo que saiu empatado neste mês é um multimercados. Trata-se de um fundo que investe em outros fundos e em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), ou seja, títulos de renda fixa atrelados a fundos imobiliários. Assim, tem retornos tanto do ganho de capital quanto de dividendos.
Apesar de ter tido um recuo de 0,30% no mês passado, ele é considerado uma boa alternativa de diversificação em vários FII com apenas um único fundo. Além disso, este fundo conta com uma equipe de gestão experiente e estratégia de alocação bem definida. Hoje, ele tem outros 57 fundos na carteira, sendo 70% deles de tijolo e o restante de papel.
De acordo com o Santander, nos próximos 12 meses ele deve retornar 6,6% em dividendos aos cotistas. Um valor também acima da média dos outros FIIs do mercado.
QUER CONHECER OS DOIS FUNDOS IMOBILIÁRIOS PREFERIDOS DE NOVEMBRO? ACESSE O SD PREMIUM POR 30 DIAS GRATUITOS AQUI
Consulte agora mesmo quais os nomes dos fundos indicados
Além dos dois campeões de indicações de novembro, a Julia também divulgou o nome dos outros três fundos votados pelas 7 corretoras consultadas. Ao todo, há 13 ideias de fundos que podem te gerar renda sem nenhuma dor de cabeça. E você pode conferir quais são todos eles aqui neste link aqui.
Em outubro, foram 16 indicações diferentes de fundos e 8 delas entregaram resultados positivos. Exatamente a metade do ranking. Tendo em vista os resultados negativos do IFIX, o índice de fundos imobiliários da bolsa brasileira, foi um resultado muito positivo. Sei que ganhos passados não são garantia de retornos futuros, mas há um potencial de assertividade aqui que não deve ser ignorado.
O FII do Mês é apenas um dos conteúdos que publicamos por mês aos nossos leitores Premium. Contamos com uma ampla variedade de conteúdos, com informações que valem dinheiro e insights de investimentos quentes no mercado para os assinantes deste serviço exclusivo.
Para que você também possa se beneficiar dessa área VIP, nós do Seu Dinheiro temos um convite para te fazer. Você pode fazer uma degustação por 30 dias gratuitos de todo o serviço Premium e receber:
- Ação do Mês: a lista das 3 ações preferidas da carteira recomendada de cerca de 15 corretoras;
- FII do Mês: o fundo imobiliário preferido dos analistas todo mês;
- A Boa da Bolsa: um papel para comprar por mês selecionado pelo analista Alexandre Mastrocinque;
- Os Segredos da Bolsa: um panorama semanal exclusivo do que deve mexer com os mercados no início da semana;
- Crônicas do Ivan Sant’Anna: um texto exclusivo do autor de “1929” e “Mercadores da Noite”;
- Lupa dos Fundos: um fundo selecionado por bimestre para você investir;
- Comentários em áudio exclusivos da Equipe do Seu Dinheiro todos os dias com análises e informações sobre o mercado financeiro.
QUERO ME TORNAR UM LEITOR PREMIUM E APROVEITAR TODOS OS CONTEÚDOS POR 30 DIAS GRATUITOS
Se ao final dos 30 dias gratuitos você achar que o conteúdo não vale a pena, não tem problema. É só pedir 100% de reembolso e seguir a sua vida. Mas, se quiser continuar com a gente e acompanhar as melhores oportunidades do mercado, só vai precisar pagar R$ 5 por mês. É um valor simbólico, que você pode facilmente recuperar com as indicações que fazemos aqui.
Se tiver interesse em ganhar uma renda extra por mês sem precisar se preocupar com nada, sem responsabilidades com a manutenção dos imóveis, o caminho é este aqui. Acesse o ranking que a Julia preparou e comece a investir.