Qual é o melhor método de ações? Fundamento, Gráfico ou Quant?
Fundamentalista, Técnica e agora Quantitativa. Por que o Quant chega para mudar tudo o que pensamos sobre investir em ações?
Ações.
Encontrar as boas e lucrativas é o sonho de todo investidor.
Sempre que decidimos investir nesses ativos, surge a pergunta: por que escolher essa ação? Compro ou vendo essa outra?
Você deve conhecer as 3 principais formas de analisar e escolher ações:
- Análise Técnica: segmento que olha os gráficos.
- Análise Fundamentalista: estudo do balanço da empresa e setores.
- Análise Quant: segmento que usa estatística e inteligência artificial.
Saber o que te traz tranquilidade e lucratividade ao mesmo tempo é fundamental para você ter sucesso e qualidade com seus investimentos.
Se você investe em ações ou pensa em começar, já deve ter ouvido falar dessas análises. De maneiras distintas, elas auxiliam o investidor a entender por que investir em determinada empresa.
Porém, com o mercado fica volátil como está sendo o de 2020, é preciso buscar a análise mais assertiva dentre elas. É aí que entra o Quant, considerada por muitos especialistas a mais lucrativa escolha de ações do mundo.
Um dos maiores especialistas no assunto, o Engenheiro da Computação formado no ITA e especialista em Investimentos com certificações CNPI, CQF e CFA, Leonardo Pontes, contou como seus mais de 20 anos como profissional do mercado financeiro e Quant o fizeram se aposentar com menos de 40 anos de idade. Já que ele aprendeu a usar a tecnologia do Quant a favor de seu dinheiro.
“A Análise Quant vem como um complemento e olha para uma série histórica do papel buscando estatisticamente se é o melhor momento de compra ou venda. Em cima disso, eu vou extrair dessa série temporal com base na estatística e na inteligência artificial o melhor momento e as melhores ações para ganhar dinheiro no curto prazo. Toda semana ou todo mês, por exemplo.”, explica o especialista.
O método é responsável por transformar mil dólares em 20 milhões de dólares nos EUA
O fundo Medallion, gerido pelo matemático bilionário, Jim Simons, é considerado o fundo mais bem-sucedido que se tem notícia. Por 20 anos consecutivos o fundo entregou, todos os anos, aproximadamente 70% de retorno.
Quem investiu nesse fundo, que utiliza o método quantitativo, conseguiu transformar mil dólares em 20 milhões de dólares em alguns anos.
O Leonardo Pontes explica porque a análise quantitativa é a sua grande aposta para esse momento no Brasil:
“Eu acredito que para o curto prazo, a análise Quant é bem mais segura do que sentar na frente da tela de um computador e ficar fazendo day trade. O mundo Quant andou muito bem durante a pandemia. Os fundos Quant, por exemplo, performaram muito bem na crise.”
O Medallion, o fundo do Jim Simons, no mês de abril, ou seja, no início da pandemia onde todos estavam em pânico, performou 27% no ano.
Esse tipo de análise não fica vulnerável a nenhum cenário, ele junta os dados através de um algoritmo feito por um especialista no assunto e quanto mais volatilidade melhor para operar e lucrar com ações usando o Quant.
Muitos especialistas já falam sobre como o Quant deve crescer mais e mais mundialmente, e que, possivelmente será o método mais lucrativo de investimento.
O próprio Leonardo acredita que - embora o Quant esteja em uma onda positiva - quem entrar agora poderá ganhar muito mais.
Como investir com análise quantitativa?
O Leonardo Pontes está lançando neste momento uma websérie inédita e gratuita que visa propagar o mundo quant no Brasil, entregando resultados massivos para os investidores.
O especialista responsável pelas análises Quant diz: “Encorajo a todos a verem essa websérie. Foram anos de preparação para trazer algo realmente benéfico ao investidor de ações. É uma união de enriquecimento de conhecimento, diversificação e financeiro.”
Para assistir na íntegra a primeira série sobre Quant do Brasil é gratuito aqui neste link.