Quer investir nos fundos que lideram o ranking de retorno? Veja o que aconteceu com os campeões nos últimos dez anos
Os rankings de melhores investimentos são uma tradição nos cadernos de economia, mas o quanto eles realmente ajudam os seus investimentos?
Uma das tarefas mais difíceis para o investidor é escolher um fundo de investimento para comprar na sua plataforma. No meio do mar de tantas opções, é normal sentir uma dúvida sobre o melhor caminho. E, por mais que você saiba que retorno passado não é garantia de futuro, muitas vezes pode ser difícil ignorar os vistosos rankings de rentabilidade.
Você sabe que retorno passado não é garantia de retorno futuro. Mas vai me dizer que nunca parou para ver os rankings de melhores fundos e sentiu uma tentação em aplicar naqueles que renderam mais. Afinal, gestor bom ganha, sempre. Será mesmo?
Mas você já se perguntou o que aconteceu com aqueles investidores que fizeram isso?
Uma experiência
Vamos supor que você esteja dando os seus primeiros passos no mundos dos fundos multimercados e decida aplicar todo o seu dinheiro nos 10 fundos de melhor rentabilidade do ano anterior. E repita a mesma estratégia pelos próximos dez anos. Com a tendência de bom desempenho desses fundos, o esperado é que o seu retorno seja explosivo, correto?
Bom…
… a realidade pode ser muito diferente. Em uma simulação feita por Bruno Mérola, editor da série "Os melhores fundos de investimentos", da Empiricus, o resultado não é exatamente satisfatório.
O retorno dos seus investimentos seria de algo em torno de 164% em dez anos, pouco acima do CDI do período. Em 10 anos, o seu rendimento só teria superado o índice de referência em 7%. Isso sem levar em consideração os gastos com Imposto de Renda e o descaso temporal. Aí então é possível que o seu retorno fique abaixo até mesmo do CDI…
Luz Vermelha
A experiência acende um sinal de alerta na hora de escolher em qual fundo investir. Não basta escolher o time que está ganhando e apostar nele.
É preciso fazer uma análise apurada do cenário econômico atual e da estratégia de cada gestor. E nem sempre isso é fácil.
O Bruno Mérola e a equipe dele se propõe a fazer isso por você. Eles te entregam um relatório pronto com as sugestões dos Melhores Fundos de Investimento para você.