O que o novo marco do saneamento básico traz para o mundo dos investimentos
A sanção do Novo Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil traz oportunidades significativas no mercado financeiro; entenda como
Conforme viemos acompanhando nos últimos meses, o processo de universalização do setor de saneamento básico segue em curso.
No último dia 15 ele foi encaminhado ao Executivo, que sancionou com alguns vetos a lei do Novo Marco Legal do Saneamento Básico no país.
A partir disso, vem aí uma série de possíveis desdobramentos positivos. Explico.
Hoje, o investimento do setor de saneamento gira em torno de R$ 15 bilhões por ano. Mas, com as mudanças do projeto, esse valor pode se multiplicar em até três vezes.
Para tornar essa ideia mais prática, podemos citar o que aconteceu com a área da energia elétrica. A eventual privatização de companhias desse setor prometem um grande potencial de mercado.
E, como os setores de saneamento e energia elétrica são semelhantes em termos de perfil, já se pode ter uma boa ideia do que virá pela frente.
Previsões para o futuro
Desde a implementação do marco regulatório pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no ano de 2002, as mudanças foram muitas.
Foi um longo ciclo de progresso entre privatizações, fusões, aquisições, reestruturação de capital, melhora de qualidade, governança corporativa… E outros fatores que fizeram o setor da energia elétrica decolar.
Como consequência disso, hoje ele negocia em torno de 2 vezes o valor da firma (VF, que é a soma do valor de mercado com a dívida líquida da companhia). Enquanto isso, o setor de saneamento só consegue negociar 1 vez.
E por esses motivos o que devemos esperar para o saneamento básico daqui pra frente é um ciclo maior de prosperidade e de transformação. Junto disso, há chances de que o setor se torne um dos protagonistas de progresso e de retomada econômica no país.
De forma geral, o saneamento pode finalmente pegar uma boa maré de oportunidades.
O que se sabe até agora
A recém-sancionada lei do Novo Marco Legal de Saneamento Básico no Brasil prevê que haja a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033.
Em resumo, o novo texto aprovado permite que sejam injetados mais investimentos privados nos serviços de saneamento.
Hoje, 94% das cidades brasileiras têm serviços de saneamento básico prestados por empresas estatais. No entanto, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 35,7% da população ainda não os recebe.
Por isso, muitos investidores acreditam que este novo marco será um aliado entre a saúde e a economia. Afinal, o novo projeto de saneamento irá exigir obras que serão fonte de renda para muitos.
O acesso à água de forma universal ainda pode garantir a diminuição de mortalidade infantil e da disseminação de doenças endêmicas.
O novo marco também prevê que o sistema de saneamento tenha a prestação de serviços de forma regionalizada. Com isso, pretende-se que os municípios com menos capacidade técnica e financeira também sejam atendidos.
Mas como o investidor pode ganhar com isso?
Com a potencial retomada da atividade econômica no país, há boas chances de você, investidor, conseguir lucrar com isso.
Como dissemos acima, os novos projetos de saneamento básico no país irão exigir um novo desenho de engenharia. E isso implica em uma série de obras estruturais. O que significa também outros patamares de valuations.
E, em um contexto global e local de economias que oferecem taxas básicas de juros perto de zero, não faltarão demandas por projetos de longo prazo.
Isso abre uma série de possibilidades para as empresas de saneamento e o mercado está dando mais valor e elas. Literalmente.
Veja o exemplo da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná). Os múltiplos da empresa estão se expandindo para a casa de 1,5 vez o VF-RAB (indicador usado para avaliar os ativos de concessão do setor de saneamento e de energia elétrica). O que poderia trazer um potencial de valorização de até 50%, segundo a avaliação do relatório de 20 de julho, feito pelo Sergio Oba, da série Vacas Leiteiras.
Os motivos para os números serem crescentes são muitos: a melhor percepção regulatória do setor, expectativas por eventuais processos de privatização...
Por isso, além da Sanepar há outras empresas de saneamento básico que deverão ser impulsionadas financeiramente pela aprovação do Novo Marco Regulatório.
Os próximos capítulos…
Agora, os vetos que houveram na sanção do Executivo serão debatidos no Congresso, o que inclui Senado e Câmara dos Deputados. Para isso, há um prazo de até 30 dias.
Como você pôde ver, a Empiricus já conseguiu enxergar oportunidades como essa antes, como o caso da privatização da Eletrobras que citamos aqui.
Novamente, ela acompanha de perto os desdobramentos que esse projeto de saneamento básico pode trazer. E, se você também quer assistir de perto para estar pronto quando a chance surgir, ela lhe dá essa oportunidade.
Com a assinatura da série Vacas Leiteiras, do Sergio, você pode acompanhar os setores que geralmente geram os melhores resultados em dividendos, como a energia elétrica e o saneamento..
QUERO TER ACESSO AO CONTEÚDO
E o melhor: pode acompanhar todo o conteúdo sem nenhum compromisso pelos próximos 7 dias. Depois, pode decidir se realmente deseja continuar com a sua assinatura.
QUERO TER ACESSO AO CONTEÚDO
Não perca essa oportunidade que a Empiricus está lhe oferecendo. Quando você fechar os olhos, a chance de multiplicar o seu patrimônio já passou.