A principal lição que 2020 irá deixar aos investidores
Ninguém sabe o que vai acontecer na economia do futuro – e você precisa montar uma carteira para qualquer cenário
A incerteza sobre os cenários de recuperação mundial com a pandemia do novo coronavírus é frequente.
Há quem acredite que os maus bocados que passamos foram apenas no primeiro semestre deste ano, e a recuperação vem.
Para outros, tudo depende de como o Brasil irá lidar com as medidas de distanciamento social daqui pra frente. E, que dentro da Bolsa, nada ainda está tão bom assim.
Nenhum dos pensamentos acima é incorreto. O que se pode concordar, nisto tudo, é que ninguém sabe o que será da economia no futuro.
É perda de tempo, portanto, ficar tentando adivinhar o que irá acontecer. Isso poderia lhe render muito pouco do ponto de vista dos investimentos. Alguns trocados, talvez...
A principal lição de 2020 que fica para os investidores é esta. Busque uma carteira diversificada para se beneficiar em qualquer cenário que possa surgir.
Investir de forma segura, mas diversificada
O investidor responsável precisa apostar em diferentes possibilidades. Isso quer dizer fazer investimentos diversificados entre si.
Diversos tubarões do mercado pregam essa filosofia de investimentos. O lendário investidor Ray Dalio defende o seu “All Weather Portfolio” (ou carteira para qualquer clima, na tradução).
Precisamos estar preparados para o que vier. E com isso ter investimentos que, faça chuva ou faça sol, terão chances de um bom lucro.
O quão diversificado é o seu portfólio, afinal?
A teoria da pizza, do Felipe Miranda
De acordo com o Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus, o que muda a vida é pensar em seus investimentos como uma pizza. Ou seja, avaliar como é a distribuição do seu dinheiro entre as diferentes classes de ativos.
Para que essa ideia fique mais clara, ele separou as fatias do que julga ser uma maneira saudável e sustentável de montar uma pizza:
- 50% em renda fixa;
- 30% em ações (mas, caso seja muito conservador, entre 5% e 10%);
- 10% em fundos imobiliários;
- 10% em dólar e em ouro.
Pensar na distribuição de seus investimentos dessa forma é um bom caminho para diversificar o seu portfólio. E, com isso, apostar no maior retorno potencial possível.
Vale lembrar que a disposição dessa pizza não é estática. Você pode mudá-la a qualquer momento e de acordo com a situação, reduzindo ou aumentando sua exposição ao risco.
Como diversificar investimentos
Este é o momento do investidor dar preferência às carteiras diversificadas. A pandemia ainda não chegou ao fim, e o futuro continua permeado de dúvidas e é um pouco leviano fazer um aposta “tudo ou nada” em qualquer cenário - seja a recuperação ou queda dos mercados.
É uma boa escolha montar um portfólio com variedade e que se adapte a qualquer cenário que possa surgir nos próximos meses.
A Carteira Empiricus é a principal assinatura da Empiricus Research. É uma carteira completa, com sugestões de ações, renda fixa, ativos de proteção e tudo que o investidor precisa para enfrentar qualquer cenário.
QUERO ACESSAR A CARTEIRA EMPIRICUS
Não deixe de se preparar para os próximos meses deste ano e lucrar com as diferentes possibilidades que o mercado tem a lhe oferecer.