A importância de revisitar os seus investimentos em tempos de crise
Rebalancear e pensar estrategicamente no seu portfólio deveria fazer parte da sua rotina como investidor, principalmente daqueles com uma visão de longo prazo
É bem capaz que todos os seus planos traçados em 2019 para 2020 não existam mais.
Férias, viagens, aposentadorias, mudanças de emprego... Os eventos inesperados dos primeiros três meses do ano alteraram drasticamente nossa condições de vida e a nossa capacidade de cumprir planejamentos feitos em um cenário muito menos turbulento.
E os seus investimentos? Eles ainda são os mesmos?
Caso a sua resposta seja não, talvez você deva repensar alguns conceitos. Cisnes negros - grandes eventos inesperados - chegam a todo momento, mudando completamente os cenários.
É hora de entender a importância de importância de rever o seu portfólio quando as circunstâncias mudam. 2020 é um caso perfeito para demonstrar o quanto uma mudança de rota é muitas vezes indispensável para a sobrevivência.
Da noite para o dia, racionais econômicos inteiros foram por água abaixo e a pandemia de covid-19, que já matou mais de 300 mil pessoas no mundo, alterou nossas vidas drasticamente.
Entramos em 2020 com altas expectativas de empresários para a retomada do crescimento, uma projeção para o PIB de pelo menos 2% e a e a bolsa brasileira encostando nos 120 mil pontos ainda nos primeiros dias do ano.
Três meses depois, temos indústrias e cadeias produtivas totalmente paradas, países inteiros trancados. Uma das maiores crises - sanitária e econômica - já enfrentada pelo mundo, com o governo prevendo uma queda de quase 5% para o PIB. A bolsa não consegue se manter por muito tempo na casa dos 80 mil pontos e o dólar beira os R$ 6.
O mundo mudou muito rápido. E se os seus investimentos não mudarem junto, eles podem virar pó.
É só pegar como exemplo a crise de liquidez que atingiu os mercados em março. Quase ninguém estava preparado para o banho de sangue. E assim, bilhões viraram pó em questão de dias.
Quem soube ler os sinais do mercado e rebalanceou os seus ativos pode ter evitado o pior.
Rebalancear e pensar estrategicamente no seu portfólio deveria fazer parte da sua rotina como investidor, principalmente daqueles com uma visão de longo prazo.
Você pode estar se perguntando agora qual seria o momento ideal para essas mudanças.
Bem, não existe uma cartilha única de como ser um investidor ideal, mas alguns episódios devem servir de alerta para que você revisite a sua carteira.
O primeiro são grandes mudanças no cenário econômico, como o deflagrado pela pandemia de coronavírus, por exemplo, ou nos fundamentos de uma empresa (balanço patrimonial, resultados corporativos, fluxo de caixa…).
Outro momento importante para repensar a sua carteira é quando uma ação já se valorizou o suficiente e encarar o risco deixa de fazer sentido dentro dos seus planos e objetivos.
Uma carteira de investimentos não é algo fixo, imútavel. Muito pelo contrário. Ela deve se modificar e adaptar de acordo com os cenários macro e micro que se desenham.
O que carregar na sua carteira
No mundo dos investimentos, algumas vezes temos que atualizar a rota para alcançarmos os nossos objetivos.
Em um momento como o que encarávamos no fim de 2019, a maior parte das carteiras estava bem posicionada em companhias preparadas para surfar a onda de recuperação econômica projetada para 2020.
Com a mudança brusca de sentido com a pandemia, um reequilíbrio das carteiras se fez necessário, com uma postura muito mais defensiva desempenhando um papel muito maior dentro dos portfólios.
Mas como saber o que fazer? Afinal, novos eventos políticos-econômicos acontecem todos os dias, mudando os cenários rapidamente e são centenas de empresas na bolsa, quase impossível conhecer profundamente cada uma delas.
Max Bohm, especilista em ações da Empiricus pode te ajudar nessa busca.
Ele e sua equipe vasculham as mais de 300 empresas listados na Bolsa em busca das oportunidades mais lucrativas e as estratégias mais adequadas para o momento. E tudo isso por apenas R$ 5 mensais.
A lista das Melhores Ações da Bolsa está em constante evolução. Recentemente, Bohm falou sobre a importância de rebalancear a carteira, principalmente após as mudanças complexas pelas quais estamos passando. Você pode conferir a publicação aqui.