A principal estratégia do maior investidor do planeta que você precisa conhecer
Warren Buffet é um investidor exemplo na prática da estratégia de Investimento em Valor. Saiba como montar sua carteira.
O investidor mais famoso do planeta e quarto homem mais rico do mundo conquistou seu primeiro bilhão na década de 80 e até hoje é referência na hora de falar sobre investimentos, principalmente à longo prazo.
Warren Buffett é um cidadão norte-americano e comprou sua primeira ação aos 11 anos de idade. Hoje, aos 89 anos, o investidor é um exemplo na prática da estratégia de Investimento em Valor.
Como ele mesmo diz: “Preço é o que você paga. Valor é o que você recebe.” E é isso que essa estratégia foca em grande parte. Os investidores que utilizam o Investimento em Valor analisam as empresas através da análise fundamentalista e escolhem ações que estejam sendo negociadas por um valor abaixo do que elas realmente valem – explicando de uma outra forma, seria como essas ações estivessem com descontos.
Quer investir em excelentes empresas e se tornar sócio de grandes negócios? Abra sua conta no BTG Pactual digital.
Um exemplo do dia a dia é pensar nos ovos de chocolate na Páscoa. Até o domingo de celebração, os ovos estarão custando um valor cheio. Se você esperar até a segunda-feira, os preços estarão com desconto – mas continuarão com o mesmo gosto e textura, uma vez que se passaram apenas poucos dias e as lojas querem liquidar com os ovos de chocolate.
O que Buffett observa é que não adianta o investidor entrar em negócios que não compreende, tampouco focar apenas no preço da ação no momento. De modo geral, é comprar ações de excelentes empresas que estão mal avaliadas na bolsa de valores em função de fatores inerentes ao mercado de ações, como a imprevisibilidade e a irracionalidade do mercado no curto prazo. É extremamente difícil prever o que vai acontecer na bolsa de valores no curtíssimo prazo.
A volatilidade é uma das principais características da renda variável – e nesse momento, é importante que o investidor compreenda o tipo de empresa que está investindo e entender que notícias e boatos acabam tendo uma forte influência no mercado de ações, às vezes de maneira positiva, outras, de forma negativa.
Como você pode montar uma carteira baseada no Investimento em Valor?
- Procure por empresas que você gostaria de ser sócio de fato. Principalmente em negócios que você acredita. Se você é vegetariano, por exemplo, faz sentido investir em uma empresa do setor de carnes?
- Logo depois, é importante comprar empresas pensando no longo prazo e na capacidade de gerar lucros – esqueça os ganhos de capital de curto prazo nesse caso.
- Procure por empresas que estejam sendo negociadas com desconto – uma forma é estudar através da análise fundamentalista e olhar o histórico da empresa: crises, preço em relação aos ganhos da empresa, lucratividade... Etc.
- Por fim, o investidor que segue a estratégia de Investimento em Valor precisa ter disciplina e controlar a ansiedade com as variações do mercado. Seja na hora da valorização ou na queda do preço da ação.