BTG acirra a disputa entre os bancos digitais com novas marcas para o varejo e pequenas empresas
Algumas funções da nova conta-corrente e o oferecimento de cartões de crédito já estão disponíveis aos clientes do BTG Pactual Digital. Os serviços devem ser lançados no mercado em janeiro de 2021
Surfando na onda de popularização e demanda por serviços de fintechs no país, o BTG Pactual anunciou nesta segunda-feira (14) o lançamento de duas novas unidades da sua operação de Varejo Digital: os bancos digitais BTG+, voltado para pessoas físicas e o BTG + Business, com foco em pequenas, médias e micro empresas.
Em entrevista coletiva para apresentar as novas unidades de varejo e mudanças na identidade visual do banco, o CEO do BTG Pactual, Roberto Sallouti, descreveu o lançamento como um momento histórico para a companhia. "Estamos entrando em setores que acreditamos que ainda não são bem atendidos".
O objetivo é que o BTG + se torne o principal banco de de seus clientes. Segundo Amos Genish, líder do segmento de varejo digital do BTG, as novas plataformas aliam o melhor de dois mundos: a solidez de um banco com 37 anos de história com a praticidade das fintechs, com plataformas nativas digitais, utilizando tecnologia de ponta e fortemente ligado às necessidades do cliente.
O BTG+ irá oferecer um pacote completo de serviços financeiros, incluindo conta-corrente, opções de investimentos, crédito, cartões de crédito e programas de fidelidade, com foco em clientes que buscam uma plataforma de gestão financeira completa.
A conta-corrente transacional já está disponível para clientes do BTG Pactual Digital e deve ser disponibilizada para novos clientes da plataforma nas próximas semanas, assim como a oferta de novos serviços. Segundo o cronograma apresentado pela empresa, o BTG + deve estar disponível para o público-geral em janeiro de 2021. Já é possível preencher um pré-cadastro no site da plataforma.
Segundo Rodrigo Cury, sócio do BTG Pactual e head do BTG +, as tarifas de serviços ainda estão em fase de definição, mas a conta-corrente não terá custo de abertura e manutenção. Além disso, em um primeiro momento, as três modalidades de cartão de crédito oferecidas - Black, Platinum e Gold - estão isentas de anuidade.
Já o BTG + Business busca se tornar o 1º banco completo contruído para atender micro, pequenas e médias empresas, segundo Rogério Stallone, head da área de corporate lending do banco.
A plataforma quer descomplicar o oferecimento de crédito, com um processo totalmente digitalizado e de rápida liberação. A expectativa é que além de soluções de crédito, o BTG + Business também ofereça soluções de pagamento a fornecedores, gerenciamento de folhas de pagamento e outros serviços voltados ao pequeno empresário já no primeiro semestre de 2021.
Entre os diferenciais buscados pelo BTG em suas novas plataformas está o atendimento humanizado e uma interface com grande foco na usabilidade e na personalização, tanto no uso dos cartões de crédito como na configuração do programa de fidelidade.
Questionado sobre qual a projeção da representatividade do setor de varejo digital no médio e longo prazo, Saloutti destacou que não é um sonho acreditar que em cinco anos metade da receita do banco tenha origem no segmento. A partir de 2021, o BTG deve abrir de forma mais transparente o desempenho de cada uma das unidades de negócio de varejo digital.