Trump X TikTok: empresa chinesa tenta impedir proibição de downloads
Decisão judicial pode barrar restrição, que passaria a valer a partir de meia-noite deste domingo nos Estados Unidos.
Uma decisão judicial pode barrar a proibição para downloads do aplicativo TikTok nos Estados Unidos, que passaria a valer a partir de meia-noite deste domingo, 27. Uma audiência, que deve acontecer ainda hoje, definirá a questão, após pedido para barrar a proibição por parte da dona do aplicativo, a chinesa ByteDance, segundo informações do jornal The Wall Street Journal.
Há meses, o presidente norte-americano Donald Trump vem falando em banir o TikTok e o WeChat, também de origem chinesa, caso não sejam vendidos para empresas dos EUA. Trump alega questões de segurança nacional, mas, por trás disso, há uma disputa tecnológica e comercial com Pequim.
Diante disso, a ByteDance vem negociando com empresas americanas como Oracle e Wallmart, para criar uma companhia chamada "TikTok Global". No entanto, ainda não houve consenso entre as partes.
O banimento do TikTok das lojas de aplicativos nos EUA estava programado para acontecer há uma semana, por ordem de Trump. Avanços nas negociações para a venda da ByteDance, contudo, além de uma ação judicial, deram mais tempo à empresa.