Para ler hoje e daqui a dez anos

Enoch Soames é um escritor frustrado que deseja saber se terá a obra reconhecida na posteridade. Depois de fazer um pacto com o diabo, ele viaja 100 anos no futuro e descobre que a única referência sobre ele está justamente na história que estamos lendo.
Assim como o personagem do conto escrito pelo britânico Max Beerbohm, todos nós idealizamos um futuro melhor (de preferência enquanto ainda vivos). Mas poucos se preocupam com o que estão fazendo hoje para construí-lo.
Então eu proponho um desafio para você: guarde esta mensagem e volte a lê-la daqui a dez anos. Afinal, investir é uma forma de pensar no futuro. Quando poupamos uma parte do dinheiro que recebemos, temos um objetivo em mente: viagem, casamento, faculdade, casa própria…
De uns anos para cá, uma nova filosofia vem ganhando espaço: investir para não ter mais que se preocupar com dinheiro. Ou seja, constituir um patrimônio capaz de garantir uma aposentadoria confortável, o mais rápido possível e sem depender do governo.
Desde que começamos a publicar uma série de artigos sobre o tema, recebemos muitas mensagens de leitores interessados em alcançar a tão desejada liberdade financeira.
Foi por isso que a Marina Gazzoni estipulou uma meta para ela própria: ajudar você a traçar esse caminho. Vale muito a pena você conhecer a mais nova e importante iniciativa do Seu Dinheiro.
Um vírus no radar
De olho na escalada do noticiário referente a uma doença misteriosa que causou seis mortes na China e deixou de ser um problema isolado, as bolsas mundo afora adotaram um tom mais defensivo. O Ibovespa seguiu o movimento do exterior e permaneceu o dia todo no vermelho. Já o dólar subiu e voltou ao patamar de R$ 4,20. Veja tudo o que mexeu com os mercados com o Victor Aguiar.
Gosto amargo
As ações da varejista Hering despencaram mais de 12% hoje na bolsa depois de anunciar números operacionais decepcionantes no quarto trimestre de 2019. Os dados deixaram um gosto amargo na boca do mercado, que vinha dando voto de confiança à empresa, que ingressou recentemente na carteira do Ibovespa.
Com que tele eu vou?
As ações de Tim, Vivo e Oi devem ter um desempenho diferente entre si neste ano, na avaliação dos analistas do Credit Suisse. O banco divulgou um relatório com recomendações para cada uma das teles e estabeleceu um potencial de valorização. Saiba o que pode acontecer com os papéis do setor.
“Buy and hold”
Uma ação para "comprar e manter", o conhecido "buy and hold" no jargão financeiro. Essa é a recomendação do BTG Pactual para os papéis da seguradora SulAmérica, que vendeu seu negócio de automóveis e agora concentra suas atividades na área de saúde. Saiba por que os analistas do banco veem essas ações dessa forma.
Mais abertura
De olho em ampliar a competição, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o país vai admitir que empresas de fora participem de todos os processos de compras que o governo brasileiro fizer. Confira os detalhes do anúncio feito no Fórum Econômico Mundial, em Davos.
Uma ótima noite para você!