🔴 QUER INVESTIR NAS MELHORES CRIPTOMOEDAS DO MOMENTO? SAIBA COMO CLICANDO AQUI

Um turnaround para 2021: o sexy não me atrai

Empresas com narrativas sexy encantam mais o investidor. Mas e sexy e barato, tem? Olha, é difícil. Mas tem coisa simples e barata? Sim, mas não é sexy. Te interessa?

22 de dezembro de 2020
11:10
Imagem de rosto de mulher com pedido de silêncio
Imagem: Shutterstock

Nos últimos dez anos, o mercado financeiro mudou bastante. Atualmente, os preços das ações se movem com velocidade e amplitude muito maiores que no passado não tão distante.

O conceito de exponencialidade também está presente nas mudanças. Primeiro, devagar; depois, rápido.

Com o advento das redes sociais, do YouTube, etc., a informação se dissemina de maneira avassaladora (se a qualidade dessa informação é boa ou não, isso é assunto para outra conversa).

Dessa forma, tenho observado que hoje, quase tão importante quanto ter um negócio sólido e de altos retornos sobre o capital investido, é contar bem essa história. O mercado é amplo e, no fim do dia, o dinheiro endereçado para a Bolsa vai ser alocado em alguma ação, então, por que não na sua empresa?

A narrativa bem contada, sexy, vale um múltiplo muito superior quando comparada a uma narrativa bonitinha, mas sem sensualidade. Essa última não está caindo no gosto do investidor nos últimos tempos.

As diretorias de algumas companhias têm se especializado em shows pirotécnicos matemáticos, mostrando diversos números grandiosos, atraentes, mas o bom e velho caixa continua sendo queimado a torto e a direito.

Leia Também

Mas, contando a história direitinho, a empresa emplaca mais um aumento de capital no ano que vem. O investidor vai junto. Colocam lá que os investimentos são para digitalização, “super app”, marketplace e ESG. Falando as palavrinhas mágicas, o preço sobe. E vai que vai. Citando Cazuza, “mentiras sinceras me interessam”.

Os investor’s days de algumas se tornaram uma grande farra do “overpromise”, ou “prometer demais”. É triplicar a geração de caixa para cá, dobrar de tamanho para lá…

Pode até dar certo, mas, geralmente, o overpromise é seguido de “underdelivery” (promete-se de mais, entrega-se de menos).

Esse tipo de pirotecnia não cabe nos casos sem sensualidade, muito menos em turnarounds. Se uma empresa está passando por dificuldades operacionais ou financeiras, ou as duas coisas ao mesmo tempo, não dá para ser sexy, tem que fazer o simples. A narrativa bem contada fica para depois, o importante é estancar a sangria e sobreviver.

Eu sei, empresas com narrativas sexy encantam mais o investidor. Mas e sexy e barato, tem? Olha, é difícil.

Mas tem coisa simples e barata? Sim. Mas não é sexy. Se isso for bom para você, continue comigo.

Ações com preços convidativos geralmente carregam algum (ou alguns) “se” que justifique seu preço atrativo.

Se não houvesse um “se”, o mercado ajustaria isso rapidamente e o preço deixaria de ser sedutor. Nesse “se” residem grandes oportunidades de lucro. A empresa não é sexy, mas você paga barato e “ganha” a possibilidade de o case ficar sexy “de graça”.

Esses são os melhores casos de companhias em turnaround. Paga-se barato pelo que ela é, e leva-se “de graça” o que ela pode vir a ser. Assim, se der tudo certo e a empresa ficar popular, você já ganhou um bom dinheiro com isso.

É assim que vejo o case de Cambuci (CAMB3). Pelo nome, você provavelmente não conhece, mas a companhia é detentora da marca Penalty , famosa por suas bolas, calçados e itens de vestuário. Quem é “boleiro" sabe do que eu estou falando.

Uma empresa pequena (cerca de R$ 250 milhões de valor de mercado), com a maior margem bruta do segmento (44% contra 37,6% na média do setor), sendo negociada a 1,2 vez sua receita (contra 1,9 vez da média de seus pares) e modestas 5 vezes seu Ebitda para 2021, (contra 8,5 vezes da média do segmento).

Como mencionei, não é sexy (ao menos por enquanto), mas é barato e tem possibilidades de crescimento muito interessantes, que levaremos “de graça” comprando aos níveis de preço atuais.

A companhia vislumbra entrada em segmentos como “running”, buscando parceiros para isso. Além disso, ela adentrou recentemente no e-commerce, com a plataforma B2C, e iniciará a venda direta (B2B) digital nos próximos meses.

Hoje, a Cambuci ainda se utiliza de representantes comerciais para efetuar a venda para escolas de futebol e quadras de futebol society, por exemplo. Com a digitalização, os clientes poderão fazer a compra diretamente, agilizando o processo da empresa e melhorando as margens.

Com um turnaround operacional e financeiro em curso desde 2017, a companhia já apresenta bons níveis de rentabilidade operacional e uma estrutura financeira balanceada.

A pandemia atrasou a recuperação, já que causou uma perda relevante de receitas no 2T20, porém já com forte recuperação no 3T20, e temos uma expectativa de um 4T20 já nos níveis de 2019.

Além disso, enxergo a companhia como um potencial alvo de aquisição de empresas maiores em algum momento. Embora não seja esse o cenário-base, afinal o trabalho interno da Cambuci tem sido bem realizado, o setor teve diversas movimentações, como a Centauro adquirindo os direitos da Nike no Brasil, Grendene e Vulcabras negociando as marcas Azaleia e Mizuno entre si, e o grupo Sforza, de Carlos Wizard, adquirindo as marcas Topper e Rainha da Alpargatas.

Dessa forma, enxergo o caso da Cambuci (CAMB3) como interessante por possuir uma marca forte, estrutura de capital balanceada, margens robustas para o setor e, por último, mas não menos importante, preço atrativo. A possibilidade de “virar sexy” você leva de graça.

Quer conhecer outros casos nada sexy (tá bom, alguns até têm se tornado), mas com altos potenciais de retorno? Quer fugir do óbvio? Tem uma ótima oportunidade para você assinar minha série aqui na Empiricus: Ações Exponenciais. Nela exploramos exatamente isso: casos não óbvios, em alguma situação especial, que possuem Gatilhos de Exponencialidade, que podem gerar valorizações expressivas.

Se você busca adicionar um pouco mais de pimenta ao seu portfólio para potencializar seus retornos de maneira relevante, essa oportunidade é excelente.

Desejo a todos boas festas e um ótimo 2021.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
IR 2025

Como declarar opções de ações no imposto de renda 2025

18 de abril de 2025 - 7:03

O jeito de declarar opções é bem parecido com o de declarar ações em diversos pontos; as diferenças maiores recaem na forma de calcular o custo de aquisição e os ganhos e prejuízos

CONFLITO DE INTERESSES

Mobly (MBLY3) expõe gasto ‘oculto’ da Tok&Stok: R$ 5,2 milhões para bancar plano de saúde da família fundadora — que agora tem cinco dias para devolver o dinheiro

17 de abril de 2025 - 9:57

Em comunicado, a Mobly destaca que os pagamentos representam mau uso de recursos da companhia, conflito de interesses e violação da governança corporativa

IR 2025

Como declarar ETF no imposto de renda 2025, seja de ações, criptomoedas ou renda fixa

17 de abril de 2025 - 7:03

Os fundos de índice, conhecidos como ETFs, têm cotas negociadas em bolsa, e podem ser de renda fixa ou renda variável. Veja como informá-los na declaração em cada caso

BATEU TETO

Fim da linha para a Vale (VALE3)? Por que o BB BI deixou de recomendar a compra das ações e cortou o preço-alvo

16 de abril de 2025 - 20:31

O braço de investimentos do Banco do Brasil vai na contramão da maioria das indicações para o papel da mineradora

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Escute as feras

16 de abril de 2025 - 20:00

As arbitrariedades tarifárias de Peter “Sack of Bricks” Navarro jogaram a Bolsa americana em um dos drawdowns mais bizarros de sua longa e virtuosa história

DESTAQUES DA BOLSA

Ações da Brava Energia (BRAV3) sobem forte e lideram altas do Ibovespa — desta vez, o petróleo não é o único “culpado”

16 de abril de 2025 - 12:40

O desempenho forte acontece em uma sessão positiva para o setor de petróleo, mas a valorização da commodity no exterior não é o principal catalisador das ações BRAV3 hoje

COMPRAR OU VENDER

Correr da Vale ou para a Vale? VALE3 surge entre as maiores baixas do Ibovespa após dado de produção do 1T25; saiba o que fazer com a ação agora

16 de abril de 2025 - 12:24

A mineradora divulgou queda na produção de minério de ferro entre janeiro e março deste ano e o mercado reage mal nesta quarta-feira (16); bancos e corretoras reavaliam recomendação para o papel antes do balanço

HORA DE BATER O MARTELO

Acionistas da Petrobras (PETR4) votam hoje a eleição de novos conselheiros e pagamento de dividendos bilionários. Saiba o que está em jogo

16 de abril de 2025 - 11:44

No centro da disputa pelas oito cadeiras disponíveis no conselho de administração está o governo federal, que tenta manter as posições do chairman Pietro Mendes e da CEO, Magda Chambriard

MEXENDO

Deu ruim para Automob (AMOB3) e LWSA (LWSA3), e bom para SmartFit (SMFT3) e Direcional (DIRR3): quem entra e quem sai do Ibovespa na 2ª prévia

16 de abril de 2025 - 11:05

Antes da carteira definitiva entrar em vigor, a B3 divulga ainda mais uma prévia, em 1º de maio. A nova composição entra em vigor em 5 de maio e permanece até o fim de agosto

IR 2025

Como declarar ações no imposto de renda 2025

16 de abril de 2025 - 7:37

Declarar ações no imposto de renda não é trivial, e não é na hora de declarar que você deve recolher o imposto sobre o investimento. Felizmente a pessoa física conta com um limite de isenção. Saiba todos os detalhes sobre como declarar a posse, compra, venda, lucros e prejuízos com ações no IR 2025

O PAÍS DA RENDA FIXA

As empresas não querem mais saber da bolsa? Puxada por debêntures, renda fixa domina o mercado com apetite por títulos isentos de IR

15 de abril de 2025 - 14:32

Com Selic elevada e incertezas no horizonte, emissões de ações vão de mal a pior, e companhias preferem captar recursos via dívida — no Brasil e no exterior; CRIs e CRAs, no entanto, veem emissões caírem

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Depois de derreter mais de 90% na bolsa, Espaçolaser (ESPA3) diz que virada chegou e aposta em mudança de fornecedor em nova estratégia

15 de abril de 2025 - 13:40

Em seu primeiro Investor Day no cargo, o CFO e diretor de RI Fabio Itikawa reforça resultados do 4T24 como ponto de virada e divulga plano de troca de fornecedor para reduzir custos

ANTES DA OPA

Península de saída do Atacadão: Família Diniz deixa quadro de acionistas do Carrefour (CRFB3) dias antes de votação sobre OPA

15 de abril de 2025 - 9:29

Após reduzir a fatia que detinha na varejista alimentar ao longo dos últimos meses, a Península decidiu vender de vez toda a participação restante no Atacadão

AGENDA DE RESULTADOS

Temporada de balanços 1T25: Confira as datas e horários das divulgações e das teleconferências

15 de abril de 2025 - 6:47

De volta ao seu ritmo acelerado, a temporada de balanços do 1T25 começa em abril e revela como as empresas brasileiras têm desempenhado na nova era de Donald Trump

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Do excepcionalismo ao repúdio

14 de abril de 2025 - 19:55

Citando Michael Hartnett, o excepcionalismo norte-americano se transformou em repúdio. O antagonismo nos vocábulos tem sido uma constante: a Goldman Sachs já havia rebatizado as Magníficas Sete, chamando-as de Malévolas Sete

REESTRUTURAÇÃO DA AÉREA

Azul (AZUL4) busca até R$ 4 bilhões em oferta de ações e oferece “presente” para acionistas que entrarem no follow-on; ações sobem forte na B3

14 de abril de 2025 - 10:17

Com potencial de superar os R$ 4 bilhões com a oferta, a companhia aérea pretende usar recursos para melhorar estrutura de capital e quitar dívidas com credores

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Allos (ALOS3) entra na reta final da fusão e aposta em dividendos com data marcada (e no começo do mês) para atrair pequeno investidor

14 de abril de 2025 - 6:00

Em conversa com Seu Dinheiro, a CFO Daniella Guanabara fala sobre os planos da Allos para 2025 e a busca por diversificar receitas — por exemplo, com a empresa de mídia out of home Helloo

DEU PARA SOBREVIVER

Após semana intensa, bolsas conseguem fechar no azul apesar de nova elevação tarifária pela China; ouro bate recorde a US$ 3.200

11 de abril de 2025 - 18:50

Clima ainda é de cautela nos mercados, mas dia foi de recuperação de perdas para o Ibovespa e os índices das bolsas de NY

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Senta que lá vem mais tarifa: China retalia (de novo) e mercados reagem, em meio ao fogo cruzado

11 de abril de 2025 - 8:15

Por aqui, os investidores devem ficar com um olho no peixe e outro no gato, acompanhando os dados do IPCA e do IBC-Br, considerado a prévia do PIB nacional

SEXTOU COM O RUY

Gigantes da bolsa derretem com tarifas de Trump: pequenas empresas devem começar a chamar a atenção

11 de abril de 2025 - 6:03

Enquanto o mercado tenta entender como as tarifas de Trump ajudam ou atrapalham algumas empresas grandes, outras nanicas com atuação exclusivamente local continuam sua rotina como se (quase) nada tivesse acontecido

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar