A melhor forma de comprar ouro, na visão do ‘Pai Rico’
Eu mantenho minhas reservas líquidas aplicadas em ouro e prata porque, por milhares de anos, eles foram dinheiro de verdade. Eu me sinto mais seguro mantendo meu dinheiro aplicado em metais preciosos do que em moeda fiduciária. Veja como eu compro.
Caro leitor,
Na Rich Dad Company costumamos dizer que "Conhecimento é o novo dinheiro". Isso porque a riqueza é conquistada pela sua capacidade de entender o que está acontecendo nos mercados e agir de acordo. Isso significa que se sua moeda está caindo, você terá conhecimento suficiente para investir em coisas que funcionam como um "hedge" contra a desvalorização da moeda — o ouro.
O ouro foi o meu primeiro investimento de verdade como um jovem adulto. Comecei a investir em ouro antes de começar a investir no mercado imobiliário. Em 1972, quando tinha 25 anos, passei a comprar moedas de ouro quando o preço da onça estava em torno de US$ 70. Para mim, ouro e prata são um "hedge", um investimento de proteção, não um veículo de investimento primário.
Como já escrevi anteriormente, é sempre uma decisão inteligente ter à mão investimentos com liquidez. Eu e Kim temos investimentos líquidos equivalentes a um ano de renda que podemos vender rapidamente caso seja necessário.
Para muitas pessoas, a classe de ativos preferida de investimentos líquidos é ações ou dinheiro. Nós sabemos que o dinheiro não vale nada, então não vou considerá-lo um investimento. Ele vai perder valor e pode chegar a zero bem rapidamente. Quando isso ocorre, ativos com valor inerente, como ouro e prata, valerão mais, não menos. Eu não conto com as ações por vários motivos, mas um deles é porque você nunca sabe o que ou quando uma catástrofe vai eliminar todos os seus ganhos (pense em 2008 ou agora com o coronavírus).
Eu compro ouro e prata porque, por milhares de anos, eles foram dinheiro de verdade. Eu me sinto mais seguro mantendo meu dinheiro aplicado em metais preciosos do que em moeda fiduciária.
Leia Também
A polarização do mercado financeiro, criptomoedas fecham semana no vermelho e outros destaques
Além do yin-yang: Vale a pena deixar os fundos para investir em renda fixa?
Um portfólio balanceado
Muitas pessoas se gabam de ter um portfólio bem balanceado. O que elas querem dizer de fato é que possuem várias ações, títulos e fundos mútuos. Na verdade, esse é um portfólio recheado com um único tipo de ativo, os ativos de papéis. Isso não é um portfólio balanceado.
Um portfólio verdadeiramente balanceado terá investimentos das quatro classes de ativos:
- negócios,
- mercado imobiliário,
- ativos de papel
- commodities.
Para mim, commodities como ouro e prata, entre outras, fazem parte do meu portfólio diversificado. Elas não fazem parte da minha principal estratégia de investimento, mas são um investimento muito melhor do que o dinheiro em si. No fim das contas, minha principal estratégia de investimento tem sido sempre a mesma: fluxo de caixa, ou seja, a renda passiva.
Infelizmente, muita gente não sabe como criar essas fontes de renda passiva. Se esse é o seu caso, e quiser aprender como você pode fazer isso sem precisar sair de casa, recomendo que assista ao vídeo onde meu analista apresenta o Cash Flow Machine, O Meu Sistema Gerador de Renda Passiva, Com esse sistema você vai poder em poucos minutos ter uma renda passiva semanal usando o mercado financeiro.
Antes de entrarmos na parte de como comprar ouro e prata, há um veículo de investimento em metais preciosos que você precisa conhecer, especialmente as suas armadilhas. Quando eu falo sobre investir em ouro e prata, eu estou me referindo a comprar esses metais de verdade.
ETFs
A sigla ETF quer dizer "exchange-traded fund", que em português significa fundo negociado em bolsa.
Há ETFs atrelados ao ouro, mas vou explicar por que eu não tocaria num ETF: grande parte do sistema bancário global funciona com base no sistema de reserva fracionária.
O sistema financeiro mundial funciona com base nesse sistema, que vem comandando o mundo por milhares de anos. Vou explicar a seguir de forma simplificada o sistema de reserva fracionária.
Considere que mil anos atrás você era o dono de uma loja. Você tem dez moedas de ouro. Para comprar produtos para a sua loja, você precisa viajar 1.600 km, tem que atravessar áreas inóspitas do país com grande chance de se deparar com indivíduos perigosos.
Você vai até o banco local e o gerente aceita guardar suas dez moedas de ouro no cofre. O gerente te dá um papel que diz que você deixou em poder do banco dez moedas de ouro.
Você então cruza o país apenas com um pedaço de papel. Suas moedas de ouro estão seguras. Você compra produtos para o seu negócio, entrega seu pedaço de papel para a pessoa que te vendeu as mercadorias e pega o caminho de volta para casa.
O vendedor vai ao banco com o qual trabalha buscar o ouro. E assim você e o vendedor acabam percebendo que o papel é muito mais conveniente do que as moedas de ouro. Ambos passam a deixar as moedas de ouro no banco e a usar os chamados Certificados de Depósito Bancário como dinheiro em papel.
Pessoas que precisam de dinheiro vão ao seu banco e pedem um "empréstimo". O banco empresta nove das suas dez moedas de ouro. A única moeda que o banco mantém em seu cofre é a tal "reserva fracionada". Nesse exemplo, a reserva fracionada é uma moeda, ou seja, 10%.
Aqui é que a coisa começa a ficar interessante. A pessoa que tomou emprestado nove das suas dez moedas de ouro vai ao banco dela e deposita as nove moedas. E o banco dela concede então 10% dessas nove moedas a outros tomadores de empréstimo, ou seja, 8,1 moedas. E eles por sua vez fazem a mesma coisa com seus respectivos bancos.
Dessa forma, suas dez moedas de ouro de verdade podem facilmente se tornar 1.000 moedas de ouro "de mentira". E está tudo bem — desde que ninguém queira as moedas de ouro de verdade. Assim é que funciona o moderno sistema bancário.
A razão pela qual eu quero minhas moedas de ouro reais em meu próprio cofre privado e não moedas de ouro de papel em um cofre de um fundo ETF é porque, para cada moeda de ouro verdadeira, estima-se que existam entre 100 e 500 moedas de mentira, de papel. Tudo ficará bem… desde que ninguém queira as moedas de verdade.
O sistema bancário de reserva fracionada se aplica a tudo, não apenas a dinheiro e ouro. Todo o sistema bancário se baseia na confiança de terceiros.
Eu prefiro confiar no "dinheiro de Deus" — prata e ouro de verdade — em vez de confiar nas elites que imprimem nosso dinheiro, comandam nosso governo, os bancos centrais, os bancos, os mercados de títulos e os mercados de ações.
Lembre-se sempre: o ouro e a prata continuarão ainda por aqui muito tempo depois de que eu, você, as elites e as baratas se forem.
Onde comprar ouro e prata
A primeira coisa que você precisa fazer para comprar metais preciosos é encontrar um revendedor confiável que lhe ofereça bom serviço e orientação. Para comprar ouro e prata físicos, há basicamente dois tipos de revendedores: os de loja física e de loja on-line.
Como em qualquer outro mercado, o preço e a qualidade do serviço variam, portanto encontrar um revendedor confiável é o primeiro passo crucial. Idealmente, existiriam vários perto da sua casa ou do trabalho. Mas não é assim, os revendedores de ouro são escassos. Reforço veementemente a importância de você fazer uma pesquisa extremamente cuidadosa.
No Brasil, para comprar ouro físico, você deve procurar instituições credenciadas pelo Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Geralmente essas empresas também se comprometem a recomprar o metal que venderam, o que oferece uma certa garantia de liquidez.
Abraço!
Precisamos falar sobre indicadores antecedentes: Saiba como analisar os índices antes de investir
Com o avanço da tecnologia, cada vez mais fundos de investimentos estão utilizando esses indicadores em seus modelos — e talvez a correlação esteja caindo
Rodolfo Amstalden: Encaro quase como um hedge
Tenho pensado cada vez mais na importância de buscar atividades que proporcionem feedbacks rápidos e causais. Elas nos ajudam a preservar um bom grau de sanidade
Day trade na B3: Oportunidade de lucro de mais de 4% com ações da AES Brasil (AESB3); confira a recomendação
Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da AES Brasil (AESB3). Saiba os detalhes
Setembro em tons de vermelho: Confira todas as notícias que pesam nos mercados e impactam seus investimentos hoje
O mês de setembro começa com uma imensa mancha de tinta vermelha sobre a tela das bolsas mundiais, sentindo o peso do Fed, da inflação recorde na zona do euro e do lockdown em Chengdu
A febre dos NFTs passou, mas esta empresa está ganhando dinheiro com eles até hoje
Saiba quem foram os vendedores de pás da corrida do ouro dos NFTs e o que isso nos ensina para as próximas ondas especulativas
Balanço de agosto, o Orçamento de 2023 e outros destaques do dia
A alta de 6,16% do Ibovespa em agosto afastou o rótulo de “mês do desgosto”, mas ainda assim deixou um sabor amargo na boca. Isso porque depois de disparar mais de 10% ainda na primeira quinzena, impulsionado pela volta do forte fluxo de capital estrangeiro, as últimas duas semanas foram comandadas pela cautela. Uma dupla […]
Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 4% com ações da Marcopolo (POMO4); confira a recomendação
Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da Marcopolo (POMO4). Saiba mais detalhes
Tente outra vez: basta desejar profundo para ver a bolsa subir? Confira tudo o que mexe com os seus investimentos hoje
Em queda desde a sexta-feira, as bolsas de valores estrangeiras começaram o dia em busca de recuperação singela. Por aqui, investidores procuram justificativas para descolar o Ibovespa de Wall Street
Commodities derrubam Ibovespa, Itaú BBA rebaixa a Petrobras (PETR4) e as mudanças na WEG (WEGE3); confira os destaques do dia
As últimas levas de notícias que chegam de todas as partes do mundo parecem ter jogado os investidores dentro de um labirinto de difícil resolução em que apenas a cautela pode ser utilizada como arma. O emaranhado de corredores a serem percorridos não só são longos, como também parecem estar sempre mudando de posição — […]
Gringos estão de olho no Ibovespa, mas investidor local parece sem apetite pela bolsa brasileira. Qual é a melhor estratégia?
É preciso ir contra o consenso para gerar retornos acima da média, mesmo que isso signifique correr o risco de estar errado
Entenda por que você não deve acompanhar só quem possui teses de investimento iguais às suas
Parte fundamental do estudo de uma ação é entender não só a cabeça de quem tem uma tese que vá em linha com a sua, mas também a de quem pensa o contrário
Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 11% com ações da Santos Brasil (STBP3); confira a recomendação
Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da Santos Brasil (STBP3). Saiba os detalhes
Uma pausa para respirar: Confira todas as notícias que movimentam os mercados e impactam seus investimentos hoje
A saída da atual crise inflacionária norte-americana passa necessariamente por algum sacrifício. Hoje, porém, as bolsas fazem uma pausa para respirar
Aperte os cintos: o Fed praticamente acabou com as teses de crescimento, e o fim do bear market rally está aí
Saída da atual crise inflacionária passa por algum sacrifício. Afinal, estamos diante de um ciclo econômico clássico e será preciso esfriar o mercado de trabalho
Ibovespa se descola da gringa, Itaú entra na disputa das vendas virtuais e a estratégia de Bolsonaro para os debates; confira os destaques do dia
Em Wall Street, o alerta do Federal Reserve de que o aperto monetário pode ser mais intenso do que o esperado penalizou as bolsas lá fora
Complacência: Entenda por que é melhor investir em ativos de risco brasileiros do que em bolsa norte-americana
Uma das facetas da complacência é a tendência a evitar conflitos e valorizar uma postura pacifista, num momento de remilitarização do mundo, o que pode ser enaltecido agora
Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 5% com ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3); confira a recomendação
Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3). Veja os detalhes
Mercados, debate presidencial e um resultado inesperado: Confira todas as notícias que mexem com os seus investimentos hoje
Com a percepção de que o Fed optará pelo combate à inflação a todos os custos, os últimos dias de agosto não devem trazer alívio para os mercados financeiros. O Ibovespa ainda repercute o primeiro debate entre presidenciáveis
Por que saber demais pode tornar você um péssimo chefe
Apesar de desenvolvermos uma compreensão mais sofisticada da realidade como adultos, tendemos a cair em armadilhas com muito mais frequência do que gostaríamos de admitir
Wall Street tomba com Powell, os melhores momentos de Lula e Bolsonaro no Jornal Nacional e outros destaques do dia
Desde que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) anunciou o início da retirada dos estímulos monetários adotados na pandemia, durante o simpósio de Jackson Hole de 2021, o mercado financeiro global já se viu obrigado inúmeras vezes a recalcular a rota, e todas elas parecem levar a um destino ainda incerto, mas muito […]