BC autoriza até 100% de capital estrangeiro na XP
Medida era necessária para abertura de capital da empresa, que acontecerá nos Estados Unidos
O Banco Central (BC) autorizou participação estrangeira de até 100% no capital da XP Investimentos. O reconhecimento “de interesse do governo brasileiro” na medida foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira.
A autorização era necessária para que a corretora seguisse adiante com seu plano de abertura de capital no mercado americano. Na sexta-feira, dia 15, a XP protocolou os documentos referentes ao IPO (oferta pública inicial de ações) na SEC, órgão regulador do mercado acionário americano.
De acordo com prospecto preliminar, o IPO será feito na bolsa eletrônica Nasdaq e será primária, quando os recursos vão para o caixa da empresa, e secundária, que resulta em dinheiro no bolso dos atuais acionistas.
Entre os acionistas que venderão parte de suas posições na oferta secundária, estão os fundos General Atlantic e Dynamo, além dos próprios sócios da XP Investimentos. A faixa indicativa de preço para as ações e a quantidade de papéis que serão ofertados ainda não foram definidos.
No documento, a XP diz que usará os recursos a serem obtidos na oferta primária para investir em novos serviços financeiros, como bancos digitais, meios de pagamento e seguros. A companhia também diz que pretende levantar caixa para "eventuais oportunidades de compra" e acelerar a captação de clientes, entre outros usos.