Produção industrial cai 0,9% em dezembro na zona do euro
Resultados frustraram amplamente as projeções de analistas ouvidos pelo Wall Street Journal, que previam recuos menores, de 0,3% no intervalo mensal e 3,0% no anual
A produção industrial na zona do euro sazonalmente ajustada sofreu queda de 0,9% na passagem de novembro para dezembro e um tombo de 4,2% na comparação anual do último mês de 2018, informou nesta quarta-feira, 13, a agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.
Os resultados frustraram amplamente as projeções de analistas ouvidos pelo Wall Street Journal, que previam recuos menores, de 0,3% no intervalo mensal e 3,0% no anual.
Os destaques negativos na comparação de mês a mês couberam às produções de bens de capital e bens de consumo não duráveis, ambas com queda de 1,5%, e ao componente de energia, que decresceu 0,4%. Na leitura por país, a produção industrial sofreu os tombos mensal e anual mais expressivos na República da Irlanda, de 13,4% e 19,8%, respectivamente.
A leitura da produção industrial em novembro foi revisada de um decréscimo de 3,3% em relação a igual mês de 2017 para 3,0%.