🔴 GANHOS DE ATÉ R$ 1.000 POR HORA? ESTE MÉTODO PODE GERAR RENDA DE 7 DÍGITOS POR MÊS – CONHEÇA

Estadão Conteúdo

Ministro francês ameaça com “forte resposta” da UE se EUA confirmarem tarifas

Embora tenha insistido que uma guerra comercial “não é do interesse de ninguém”, Le Maire disse que a França conversou esta semana com a Comissão Europeia sobre medidas retaliatórias da UE caso Washington cumpra a ameaça

Estadão Conteúdo
3 de dezembro de 2019
10:13 - atualizado às 10:33
Imagem: Shutterstock

O ministro de Finanças da França, Bruno Le Maire, disse nesta terça-feira que haverá uma "forte resposta" da União Europeia (UE) se o governo dos EUA seguir adiante com uma proposta de tarifar em 100% até US$ 2,4 bilhões em produtos franceses, incluindo vinhos, champanhes e queijos.

Ontem, o Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR, na sigla em inglês) propôs a punição tarifária por causa de um imposto francês sobre serviços digitais que prejudica gigantes da tecnologia, como as americanas Google, Amazon e Facebook.

"É simplesmente inaceitável", disse Le Maire à Radio Classique. "Não é o comportamento que esperamos dos EUA em relação a um dos seus maiores aliados."

Segundo Le Maire, o imposto francês tem o objetivo de "estabelecer justiça tributária". A França deseja que empresas digitais paguem impostos em países onde faturam e faz pressão para que seja fechado um acordo internacional sobre o acordo.

Embora tenha insistido que uma guerra comercial "não é do interesse de ninguém", Le Maire disse que a França conversou esta semana com a Comissão Europeia sobre medidas retaliatórias da UE caso Washington cumpra a ameaça de tarifar bens franceses.

Mais cedo, durante coletiva de imprensa em Londres, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que Washington vai tarifar os vinhos da França e "todo o resto", em razão do imposto, e que não vai permitir que a França "tire vantagem" de empresas americanas. "Não sou apaixonado por essas empresas (de tecnologia), mas são nossas empresas", disse o presidente.

Trump está na capital inglesa para participar de reunião de cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Com informações da Associated Press.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar