🔴 É HOJE: CRIPTOMOEDA PARA BUSCAR ATÉ 30.000% DE VALORIZAÇÃO EM 10 MESES SERÁ REVELADA – CONHEÇA

Tudo o que é sólido pode derreter

26 de setembro de 2019
19:31
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Woody Allen diz que a vantagem de ser inteligente é que se pode fingir que é idiota, mas o contrário é impossível. Creio que o diretor de cinema (e um de meus ídolos) revisaria esse conceito se trabalhasse no mercado financeiro.

Afinal, em todos os ciclos de alta das bolsas – como o que vivemos atualmente – o que não faltam são pessoas que se fingem de inteligentes falando para você o que fazer.

Eu me lembro que, na véspera da quebra do banco norte-americano Lehman Brothers, um analista me disse que a tendência do dólar – na época na casa de R$ 1,60 – era de queda.

Logo depois que estourou a crise financeira de 2008, especialistas do mesmo tipo pipocaram nas manchetes de jornais e na TV apontando todos os sinais da bolha que se formara no mercado. Informações muito úteis, mas que seriam de muito mais valia antes da crise, é claro.

Ainda não inventaram nenhuma máquina capaz de prever o futuro. Mas as sucessivas crises nos ensinam que tudo o que é sólido pode derreter.

Por tudo isso, acredito que a melhor vacina contra os bobos em pele de espertos seja o conhecimento. Aqui no Seu Dinheiro procuramos ajudá-lo nessa missão levando conteúdo de qualidade e descomplicado sobre economia e finanças.

Como você sabe, para celebrar nosso primeiro aniversário, fomos além e convencemos o Fausto Botelho a lançar a sua primeira imersão online em mais de quatro décadas de carreira.

Hoje a Julia Wiltgen conduziu uma entrevista ao vivo na nossa página no YouTube com o Fausto para falar mais sobre o curso. Mas, como sempre, ele foi além e conduziu uma pequena aula sobre os principais elementos da análise técnica, perspectivas para as bolsas e criptomoedas. Vale muito a pena conferir.

Eterno enquanto dure

Em outro exemplo de que toda solidez só dura até derreter, na semana passada uma empresa fundada há 178 anos sumiu do mapa. A operadora britânica de turismo Thomas Cook não conseguiu recursos para superar uma grande crise financeira e entrou em colapso. A derrocada promoveu uma espécie de Dunquerque moderno ao deixar 150 mil turistas fora do Reino Unido a mercê do governo britânico. O mestre Ivan Sant’Anna, em sua coluna mais recente, recupera esse episódio para dizer uma verdade que pode soar inconveniente para muito investidor.

Nadador de ponta

Enquanto isso, a bolsa brasileira continua mostrando vigor. A maré bem que tentou derrubar o Ibovespa, mas o apetite pelo risco dos investidores trouxe gás extra para a bolsa nesta quinta-feira. Se lá fora o clima era tenso, por aqui o otimismo reinava com o Congresso sinalizando votos pela pauta econômica do governo Bolsonaro. No fechamento do dia, o principal índice da B3 superou os 105 mil pontos, marca que não era vista desde o começo de julho. Confira com o Victor Aguiar todas as informações do pregão.

Alívio de Brasília

Muito do otimismo visto no mercado local se deve a Brasília. O Congresso aprovou parte de uma PEC que permite ao governo fazer o megaleilão do pré-sal em novembro. A medida, que deve garantir o pagamento de R$ 33 bilhões da dívida da União com a Petrobras, é mais um sinal de avanço nas contas públicas. Além disso, a garantia do leilão neste ano soa como música para os investidores. Entenda o que mais está em jogo nesta matéria.

Vem aí uma estatal

Sim, você não leu errado! Enquanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua equipe trabalham desde a época do governo de transição para se livrar de tudo quanto é ativo não essencial, o Senado aprovou uma MP que cria uma nova companhia controlada pela União. A medida ainda precisa ser aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro. Saiba nesta matéria qual será a função da nova empresa pública.

Um clássico não tão clássico assim

A febre dos hambúrgueres veganos veio mesmo para ficar e a partir de hoje vai contar com um aliado de peso. Depois do Burger King, foi vez do McDonald’s lançar sua versão vegana de lanches. A ideia é dar uma repaginada na clássica receita “dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial” e agradar a um novo tipo de público. O interessante é que há quatro meses a rede de fast food havia descartado adaptar seu famoso menu. Saiba nesta matéria o que fez a empresa mudar de ideia.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar