Temos nosso próprio tempo
Todos os dias quando você acorda não tem mais o tempo que passou, já diria o gestor de investimentos Renato Russo, da Legião Urbana Asset. Mas ele próprio acrescentaria: temos nosso próprio tempo.
O fim de semana que se aproxima talvez seja o tempo que você precise para fazer aquela avaliação das suas economias. Reflita sobre quanto dinheiro você conseguiu reservar para concretizar seus planos, seja a compra de um bem, fazer um curso ou mesmo para a aposentadoria.
Você possivelmente também vai se encontrar com amigos ou familiares que vão lhe falar dos males da renda fixa e de como estão ganhando dinheiro investindo no mercado de ações. Embora as pessoas tenham uma tendência natural de contar vantagem, é provável que nesse caso elas estejam certas.
O Ibovespa, principal índice de ações da B3, fechou aos 108.195 pontos nesta sexta-feira e acumula alta de 23,1% no ano. Sei que o relato dos amigos e os números da bolsa saltam aos olhos. Mas não esqueça de respeitar seu próprio tempo.
Depois de separar aquela parcela dos recursos que você pode precisar no curto prazo, seja para uma emergência ou para dar entrada naquele apartamento que você está procurando faz tempo, vale a pena considerar investimentos com perfil de risco mais arrojado. Mas sabendo que a perspectiva de maior retorno vem sempre acompanhada de mais riscos.
Acompanhar a dinâmica de como funcionam os mercados é um passo fundamental para você aprender a tomar as rédeas do seu dinheiro. O que foi escondido é o que se escondeu, mas na cobertura do Victor Aguiar você vai encontrar tudo o que movimentou a bolsa nesta sexta-feira.
Garimpando na B3
Agora que o Ibovespa já acumula uma valorização de quase três vezes em relação ao fundo do poço alcançado lá no começo de 2016, encontrar ações ou fundos imobiliários com maior potencial de retorno exige um trabalho maior de garimpagem. Foi por isso que eu gostei tanto do texto desta semana do nosso colunista Alexandre Mastrocinque. Ele encontrou um papel na bolsa que não só está barato como foi deixado de lado por boa parte do mercado. Você pode ver que ativo é esse nesta análise exclusiva do SD Premium. Se você ainda não é Premium, pode testar todo o nosso conteúdo sem compromisso por um mês.
Famosa e milionária
Já ouviu falar na Zup? Eu fui apresentado à startup mineira com a notícia de que o Itaú Unibanco vai assinar um cheque de R$ 575 milhões para comprar a empresa que oferece serviços tecnológicos e já ajudou a desenvolver aplicativos para Vivo e Santander. Mas o que o maior banco privado brasileiro pretende fazer com a companhia? Nesta matéria você vai encontrar mais detalhes sobre o negócio.
Barrados no baile
Investimento com retorno garantido de 2% por semana ou até por dia. Como já diria o Pedro, da série Carga Pesada: “cilada, Bino!” Os golpes no mundo das finanças se proliferaram no mundo novo das redes sociais e grupos de WhatsApp. Foi pensando justamente nisso que a CVM lançou uma nova página em seu site que lista pessoas e instituições temporariamente impedidas de atuar no mercado financeiro. Pode ser um bom ponto de partida para você evitar cair em ciladas. Vale a pena conferir cada um desses 149 nomes.
Quero ser maçã
Quem vai ser o novo telefone celular no mundo dos dispositivos inteligentes? Roupas, relógios e acessórios que utilizam a tecnologia facilitar atividades cotidianas estão entre os principais candidatos. A Apple hoje é uma das líderes desse mercado, mas tem outra gigante querendo briga, mesmo após um caso fracassado (e reformulado) de óculos inteligente. O Google anunciou hoje a compra da Fitbit, empresa fabricante de relógios e pulseiras inteligentes capazes de rastrear atividades físicas. Saiba mais sobre os planos da gigante nesta matéria.
Juros no chão e cerveja no copo
O grande assunto do podcast semanal do Seu Dinheiro não poderia ser outro senão o corte de juros no Brasil e nos Estados Unidos. Agora que a tesourada se confirmou, o que deve acontecer com os investimentos? No nosso happy hour de sexta-feira, o Victor Aguiar, a Julia Wiltgen e o Eduardo Campos convidam você para bater um papo sobre esse novo cenário. Na roda de conversa também tem o ranking de investimentos em outubro e as polêmicas envolvendo o clã Bolsonaro. Aperte o play e confira tudo!