Sim, nós temos PIB(inho)
Nem de longe podemos chamar de “espetáculo do crescimento”. Mas quando as expectativas já são baixas, qualquer surpresa positiva é bem vinda. Foi o que aconteceu hoje com a divulgação da alta de 0,4% do PIB brasileiro no segundo trimestre deste ano.
O número melhor que o esperado tira um peso razoável das costas da equipe econômica de Jair Bolsonaro, assombrada pelo fantasma da recessão técnica após a retração da economia nos três primeiros meses do ano.
Além do dado principal, a recuperação de alguns dos setores que mais sofreram nos anos de crise econômica, como a construção civil, foi outra boa notícia trazida pelo IBGE na manhã de hoje.
Os números não mudam a dinâmica da economia, que deve ter mais um ano de “Pibinho” em 2019. Mas ajudou a dar uma nova injeção de confiança nos investidores, depois de várias semanas bem conturbadas.
Os dados do PIB melhoraram o clima na bolsa, que engatou a quinta marcha na parte da tarde com um gás extra do cenário externo. E nem foi preciso Donald Trump sair de mãos dadas com Xi Jinping, como eu escrevi na newsletter de ontem.
Com a alta desta quinta-feira, a perda do Ibovespa no acumulado de agosto diminuiu para 1,26%. Confira com o Victor Aguiar como o Ibovespa saltou de volta ao patamar dos 100 mil pontos.
Por quanto tempo dá pra comemorar?
O dia para os agentes financeiros pode ter sido de alívio. Mas quando se olha para a chamada economia real será que há motivos comemorar o avanço do PIB no segundo trimestre? Não faz nem um ano que mercado projetava um crescimento de 2,5% para 2019… Nesta matéria do Kaype Abreu você confere a opinião de alguns especialistas, que apontam o que ainda dá para esperar da economia nos próximos meses.
Tem mais lição para fazer
Quem esperava ouvir fogos de artifício ali pela Esplanada dos Ministérios depois da divulgação do PIB deve ter se frustrado. Embora tenha comemorado o resultado, o secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, disse que o trabalho de recuperação continua e que a situação da economia ainda inspira muita cautela. O Eduardo Campos acompanhou a fala do secretário e também a posição da equipe do ministro Paulo Guedes sobre o PIB e conta para você nesta matéria.
Novatos do time
No Brasil já virou praxe: toda vez que o técnico da seleção brasileira faz uma nova escalação do time, uma chuva de técnicos de plantão correm para analisar as novidades e as baixas do elenco. E no mundo da bolsa não é diferente. Hoje a B3 soltou a lista das ações da carteira do Ibovespa que vai vigorar de setembro a dezembro. E a seleção contou com duas novidades: Notredame Intermédica e BTG Pactual. Com o time escalado, o nosso técnico de mercados Victor Aguiar resolveu dar seu parecer sobre as estreantes no principal índice da bolsa.
De raspão
Na maratona de privatizações do governo, a equipe econômica do governo decidiu agir para destravar uma de suas grandes concessões: a Lotex, dona da ‘raspadinha’. O projeto está mais travado que carro no atoleiro, mas uma resolução do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que vai mexer com dois pontos chaves do processo, promete facilitar o seu andamento.
O erro de 10 mil dólares
Essa é para quem curte o clássico jogo dos 7 erros e manja de tecnologia. O Facebook, que está desenvolvendo a sua moeda digital Libra, lançou uma provocação para os hackers de plantão: a companhia vai oferecer até US$ 10 mil para quem encontrar erros nas configurações da criptomoeda. A ideia pode parecer brincadeira, mas esconde um assunto mais do que sério para a empresa de Mark Zuckerberg.
Deixe o bitcoin esperando
Calma, caro leitor, essa não é uma recomendação contrária à criptomoeda mais famosa do mundo. O nosso colunista Fausto Botelho segue acreditando no potencial do bitcoin e de várias outras moedas virtuais, mas para ele esta não é a melhor hora para sair às compras. Os motivos? Ele te conta neste vídeo.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
*Colaboração de Fernando Pivetti.