O falcão está à solta?
Entre os vários contatos que eu tinha nos anos em que escrevi diariamente o sobe e desce da bolsa e dos mercados, havia um experiente tesoureiro de um grande banco. Estava longe de ser a fonte mais bem humorada ou paciente, mas com o tempo ficamos amigos.
Eu costumava recorrer a ele naqueles dias em que nada parecia fazer sentido e as explicações para o comportamento do Ibovespa e outros ativos não convenciam.
Ao meu primeiro questionamento sobre o que acontecia nos mercados, ele devolvia sempre com a mesma pergunta: “Já olhou os Treasuries?”. Se eu respondesse que “não”, era capaz de nem prosseguir a conversa.
Os Treasuries são os títulos do governo americano, e também a referência de todos os demais ativos negociados no mercado financeiro em todo o mundo. Quando há uma corrida para os papéis dos EUA, as bolsas e todos os demais ativos de risco sofrem.
Mas se os Treasuries movem os mercados, o que move os Treasuries? Não há um único fator, mas o de maior influência sem dúvida é o Fed, o Banco Central americano.
Nas últimas semanas, as bolsas americanas vêm renovando recorde atrás de recorde (e hoje não foi diferente) com a expectativa de que o BC dos EUA corte os juros já na reunião que acontece no fim do mês.
Mas será que os investidores não estariam otimistas demais? Para gente graúda do mercado, mesmo que o Fed venha a cortar os juros não vai abandonar a postura de “falcão” - ou seja, conservador na condução da política monetária.
Para saber se o falcão estará mesmo à solta no próximo dia 31, vale a pena acompanhar as declarações de vários dirigentes do Fed marcadas para esta semana. Especialista em política monetária, inclusive como assessora de Henrique Meirelles no Banco Central, a nossa colunista Angela Bittencourt mostra nesta análise tudo o que está em jogo.
Assinado, selado e entregue
Depois de ficar para trás na corrida tecnológica, a Via Varejo está disposta a correr atrás do prejuízo. Depois que assumiu a gestão da dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio, Michael Klein reformulou o alto escalão da companhia, inclusive tirando peixes grandes da concorrência. Hoje a varejista anunciou o nome de Helisson Lemos, que fez carreira no Mercado Livre e estava na empresa dona do aplicativo iFood, para comandar a transformação digital da varejista. O anúncio fez as ações dispararem (de novo!), como você confere nesta matéria do Kaype Abreu.
Nem lá, nem cá
Eu contei para você logo na abertura que as bolsas americanas fecharam novamente em patamar recorde. Mas foi uma alta tímida, que não foi suficiente para animar os investidores por aqui. Sob o efeito dos dados econômicos da China e pelas negociações em torno da reforma da Previdência na Câmara, o Ibovespa terminou o dia perto do zero a zero, mas com uma leve queda, a terceira seguida. Saiba de todos os detalhes que movimentaram os mercados com o Victor Aguiar.
O que Neymar e o Vasco têm em comum?
Ambos estamparam na camiseta a marca da JJ Invest. Nós contamos para você nesta nesta reportagem toda a história da empresa que é acusada de promover um esquema de pirâmide financeira. Como costuma acontecer nesses casos, a companhia não conseguiu honrar pagamentos aos clientes e o fundador Jonas Jaimovick desapareceu do mapa. Depois de muita polêmica, a Justiça finalmente decretou a prisão do dono da JJ Invest,como você lê nesta matéria.
Novatas no ar?
Se você é uma daquelas pessoas apaixonadas por viajar, o ministro de infraestrutura, Tarcísio de Freitas, parece trazer boas notícias. Depois de o Congresso aprovar a abertura do mercado internacional para as empresas aéreas, Freitas disse que já há cerca de quatro interessadas em operar por aqui. Se confirmada, a entrada das novas concorrentes pode ajudar a reduzir o preço das passagens. Confira os detalhes da fala do ministro.
Homônimas, mas bem diferentes
Desde que o Facebook anunciou o lançamento da sua criptomoeda certamente surgiram mais dúvidas do que respostas. Mas apesar de ter nome “emprestado” da moeda usada no Reino Unido, a Libra virtual não tem a intenção de competir os bancos centrais ou com as divisas dos países. O responsável pelo projeto que tem tirado o sono das autoridades e do mundo cripto vai dar um depoimento amanhã no Comitê de Atividades Bancárias do Senado dos Estados Unidos. Mas os detalhes do que ele vai falar já foram divulgados, e você pode ler aqui.
Quem quer ser um milionário?
Ganhar dinheiro com investimentos e dar uma tacada milionária deve ser o objetivo de muita gente que acompanha o Seu Dinheiro. Para ajudar você nessa missão nós temos entre os nossos colunistas o Ivan Sant’Anna, um verdadeiro especialista nessa “arte”. No texto de hoje, ele conta como se viu milionário depois de uma aposta certeira no mercado de soja lá nos anos 1980. Mas o que deveria ser motivo de alegria acabou virando o estopim para uma crise de depressão. Vale muito a pena você ler por que o Ivan entrou em crise, e como você pode se preparar não passar pela mesma situação.
Uma boa noite para você.
Aquele abraço!
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.