O dinheiro nunca dorme
Você provavelmente vai ler nesta época do ano várias reportagens na imprensa com as perspectivas para os investimentos em 2020. A série preparada pelo Seu Dinheiro inclusive está no forno e começa a ser publicada em breve.
Só tem um detalhe: o ano ainda não acabou. Ao contrário daquele regime que convém adiar para depois das festas, nada impede que você comece a ganhar dinheiro com investimentos ainda em 2019. Pelo contrário.
Quem decidiu sair de férias no fim de novembro e ficou fora da bolsa perdeu uma valorização de 4% do Ibovespa. O principal índice da B3 fechou na nova máxima histórica nesta terça-feira, aos 112.615 pontos.
E ainda temos outros sete pregões da bolsa até o fim do ano, o que significa muito em renda variável. Aliás, os verdadeiros tubarões do mercado são aqueles que se aproveitam enquanto os outros peixes do cardume estão distraídos.
Mas para agir como um tubarão dos investimentos é preciso antes de mais nada saber como pensa um deles. Pois agora você vai ter essa oportunidade, e tendo como guia ninguém menos do que o mestre Ivan Sant’Anna.
A nossa editora Marina Gazzoni conseguiu trazer para os leitores uma imersão na qual o nosso colunista conta todos os segredos de décadas como operador nos mercados financeiros do Brasil e do exterior.
Uma das grandes tacadas do Ivan aconteceu justamente num dia 31 de dezembro, a menos de cinco horas para a virada do ano. O que só reforça a máxima de que o dinheiro nunca dorme.
Por isso eu recomendo que você não espere até 2020 para mudar a sua vida financeira e assista até o fim o vídeo que a Marina preparou.
O futuro do BB
A Moody’s divulgou hoje um relatório sobre as perspectivas para os negócios do Banco do Brasil nos próximos 12 meses. A agência de risco responde à questão que está na cabeça de muitos investidores e que tem segurado as cotações das ações na bolsa: o banco público conseguirá manter a lucratividade em meio à competição crescente no setor financeiro? Saiba o que os analistas esperam.
A conta da fraude
A Via Varejo segue na investigação sobre uma fraude contábil em seus negócios e hoje o diretor Orivaldo Padilha afirmou que última etapa da apuração deve terminar em fevereiro de 2020. Apesar de não divulgar nada sobre as medidas jurídicas a serem tomadas, a empresa já sinalizou quando os impactos financeiros devem ser sentidos. A Bruna Furlani esteve no "Investor Day" da varejista e traz os principais destaques do evento.
Vou ter que desligar
O Ministério da Economia recomendou hoje o fechamento do capital social da Telebras, ou o que sobrou da antiga holding que reunia as participações do governo nas operadoras de telefonia. A novidade trouxe volatilidade extra aos papéis da estatal na bolsa, como você confere nesta matéria.
Os primeiros condenados
A Lava-Jato chegou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A xerife do mercado de capitais aplicou R$ 1,7 milhão em multas e inabilitou os ex-diretores da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró, por 15 anos, e o executivo Jorge Zelada, por 18 anos. A ação marca os dois primeiros processos da comissão sobre a corrupção na estatal. Leia mais.
Prepare-se para a decolagem
Como você sabe, as cotações do bitcoin são bastante voláteis e recentemente engataram uma queda firme. Mas para o nosso colunista Fausto Botelho, especialista em análise técnica, a criptomoeda logo deve virar para uma nova alta. Ele usa no vídeo de hoje a chamada Teoria de Elliot para explicar os motivos pelos quais ele acredita que o bitcoin está pronto para dar um novo salto.